Domingo
20 de Abril de 2014
Dia do Diplomata  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"O homem não pode andar no limite da máquina, mas é a máquina que deve andar no limite do homem."
(Joelmir Beting)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  Astral
  Carametade
  CEP - superCEP
  Chat/Batepapo
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Televisão
  Torpedos





publicidade




publicidade



Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

A Cidade /
Conde do Pinhal

Tenente-Coronel Antonio Carlos de Arruda Botelho,
Conde do Pinhal

Nasceu o Conde do Pinhal em Piracicaba a 23 de agosto de 1827 e faleceu em sua fazenda do Pinhal, Município de São Carlos em 11 de março de 1901. Casado em primeiras núpcias em 1852, com Francisca Theodora Coelho, falecida em 10 de março de 1862, filha de Frutuoso José Coelho, natural de Portugal, casado com Antonia Silva Ferraz, natural de Piracicaba. Neta materna de Antonio Leme da Silva e Escolástica Pais de Oliveira. Bisneta materna de João da Silva Cerqueira, casado com Maria da Cruz e de Francisco Pais de Oliveira, casado com Antonia Ferraz de Arruda. Casou-se em segundas núpcias, em 23 de abril de 1863, com Anna Carolina de Mello Oliveira, Condessa do Pinhal, filha dos Viscondes de Rio Claro, José Estanislau de Oliveira e da Viscondessa Elisa de Mello Franco, com grande geração (13 filhos), sendo um de seu primeiro casamento.

Terceiro filho do Coronel Carlos José Botelho e segundo Senhor da Fazenda Pinhal, herdada de seu pai. Grande do Império, Barão, Visconde e Conde, Comendador da Ordem da Rosa, chefe do Partido Liberal em São Paulo, Deputado Provincial Geral, Presidente da Assembléia da Província de São Paulo, candidato em lista tríplice senatorial e membro da 1ª Constituinte Republicana Paulista. No período monárquico, foi o Conde do Pinhal, chefe do mais alto prestígio e gozou da absoluta confiança dos governos e da coroa, pois o Imperador D. Pedro II cumulava-o de distinções, não só na intimidade como em publico. Em 1886, o Imperador D. Pedro II, na sua excursão a São Paulo, fez questão de se fazer acompanhar pelo Conde do Pinhal, em plena situação do Partido Conservador, querendo assim demonstrar publicamente a sua estima pelo chefe do Partido Liberal. Foi eleito Deputado em 1882 e tal era o seu prestígio pessoal e político, que o elegeram presidente da Câmara dos Deputados, dirigindo a Assembléia Provincial durante dois anos, em que tomaram parte, Prudente de Morais, Rangel Pestana, Campos Salles, Costa Junior, Martinho Prado Junior, Frederico Abranches, Antônio Prado e outros Conservadores e Republicanos. Em 1885, o então Visconde do Pinhal apresentou um projeto que foi aprovado, destinado ao levantamento de cartas geográficas, topográficas, itinerárias, geológicas e agrícolas da Província de São Paulo. Ao apresentar e fundamentar a proposta, fez o seguinte discurso:

"A Província de São Paulo, aquela que se julga, com razão, a primeira do Império, na senda do progresso material no desenvolvimento da viação férrea e da navegação, que vai sendo explorada do mesmo modo, sente entretanto, uma lacuna para poderem os seus administradores guiar-se nos contratos que tem que celebrar com as diferentes companhias ou empresas, que se propõem a realizar esses melhoramentos. Sabem todos a extensão da Província de São Paulo e quanto de terreno ainda há encoberto, e por assim dizer desconhecido. Devem saber que é justamente nessa parte desconhecida da Província, onde a qualidade das terras se ostenta na maior uberdade, é justamente nessa parte, onde se acha conciliada a uberdade da terra com o clima temperado, primeira condição da nossa principal lavoura, que é a do café. Entretanto, vêem-se os administradores da província embaraçados e embaraçadissímos, porque seus próprios engenheiros também se embaraçam pelo mesmo motivo com a falta de conhecimentos geográficos da província. Há um pedido de privilégio, não se apresenta um mapa, porque não há, e assim vão se contratando, às vezes , serviços, com prejuízo até de direitos adquiridos".

Continuou o discurso com a exposição de motivos claros que justificava o projeto que importava a abertura de um crédito de 50 contos de réis, para serem dispendidos inicialmente com o serviço de levantamento de mapas. O projeto foi dispensado de impressão e aprovado em seguida. São Paulo, a província líder do Império era apenas conhecida geograficamente naquele tempo (1880) até Rio Claro e o estado líder da República, 25 anos depois, era apenas geograficamente conhecido, em 1905, até Bauru. Foi preciso um descendente do Conde do Pinhal, o senador Dr. Carlos J. Botelho, na qualidade de Secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo, com a sua energia férrea, mandar concluir com sacrifícios de vidas, o levantamento geográfico dessa imensa e rica região desconhecida, habitada pelos índios. (Alta Paulista, Noroeste e Alta Sorocabana).

Em 1888, o Conde do Pinhal foi eleito Deputado Geral. Depois de proclamada a República, o Conde do Pinhal afastou-se da atividade política e foi com esforço que seus amigos o trouxeram de novo para vir colaborar na organização do Estado, fazendo parte da Constituinte como Senador, retirando-se definitivamente da política em 1893.

Espírito adiantado e trabalhador incansável, o Conde do Pinhal quis prolongar a Estrada de Ferro Paulista, de Rio Claro, ponto final, até São Carlos e Araraquara e posteriormente até Jaboticabal, criando os ramais de Jaú, Água Vermelha e Ribeirão Bonito. A empreitada era difícil porque demandava grande capital que precisava ser levantado na zona que deveria ser servida pela nova estrada de ferro. Com o auxílio do seu sogro, o Visconde de Rio Claro, conseguiu o Conde do Pinhal com seu prestígio perante amigos e demais parentes que confiavam em sua ação, (três mil contos de reis) totalmente subscrito, cifra elevada para aquela época de 1880, mais tarde elevada para cinco mil contos de réis. Após noventa dias da publicação do decreto da concessão, nº 7338 de 4 de outubro de 1880, concessão essa, que dava apenas o privilégio da zona, sem outros favores e sem garantia de juros do capital empregado.

Dando começo aos trabalhos de exploração, uma turma de engenheiros tendo sempre ao lado o Conde do Pinhal, rompiam o sertão e no dia 15 de outubro de 1881 foi oficialmente batida a primeira estaca, zero (0) no extremo da estação de Rio Claro, início da Estrada de Ferro Rio Claro, vendida em 1889 à Rio Claro Railway Co. companhia inglesa que por sua vez a revendeu à Cia Paulista de Estrada de Ferro. O primeiro trecho de Rio Claro a São Carlos foi atacado com toda a urgência, sem sacrifícios de custo de construção, ficando em 20 contos o quilômetro, e assim foram vencidos os 72 quilômetros. Em 2 de maio de 1883, um ato governamental autorizava a abertura do tráfego provisório e em 15 de outubro de 1884, o tráfego definitivo. No dia 2 de maio de 1885, a cidade de São Carlos festejava a entrada da primeira composição de passageiros da Estrada de Ferro Rio Claro e em 1886 recebia festivamente em trem especial, tendo à frente de sua locomotiva, sentados em bancos sobre o limpa-trilhos, Sua Majestade D.Pedro II Imperador do Brasil, o Marquês de Paranaguá e o Conde do Pinhal. Em 1889, ao ser vendida a Estrada de Ferro de Rio Claro, o Conde do Pinhal resolveu aplicar uma parte do capital apurado em um Banco, com sede na Capital. Para isso convidou alguns amigos dos mais representativos elementos da cidade e fundou o Banco de São Paulo. Foi a assembléia do Banco presidida pelo Marquês de Três Rios, tendo como secretários o Conselheiro Moreira de Barros e o Dr. Joaquim José Vieira de Carvalho. Em 5 de Outubro de 1889, foi autorizado a funcionar, tendo como primeira Diretoria o Conde do Pinhal como Presidente, cargo que ocupou até a data de seu falecimento em 1901. Entre os acionistas figuravam: Marquês de Três Rios, Barão de Araraquara, General Couto de Magalhães, Dr. José Manoel da Fonseca., Barão de Tatuhy, Barão de Piracicaba, Barão de Jaguará e muitos outros. Abriu e formou várias fazendas de café - em São Carlos: a Fazenda Palmital, Serra, Lobo e Santo Antonio; em Jaú: as fazendas Maria Luiza, Carlota, Sant'Ana, Santo Antonio, Sta Sofia, São Carlos, São Joaquim e Salto do Jaú. Adquiriu em Ribeirão Preto a Companhia Agrícola de Ribeirão Preto com 9 Fazendas, num total de dois milhões de cafeeiros com uma produção anual de mais de duzentas mil arrobas de café beneficiado, fazendas essas ligadas todas por uma pequena estrada de ferro particular. Bem antes da Abolição da Escravidão, já era livre o trabalho agrícola na sua Fazenda do Pinhal, um centro de agricultores alemães.

Fundou em 1856, com a colaboração de seus irmãos Carlos José, João Carlos, Paulino Carlos, Bento Carlos, Joaquim de Meira e seus cunhados Major Rodrigues Freire e Major João Baptista de Arruda e Jesuíno de Arruda (lavrador e contribuinte para a fundação da cidade), em terras da Sesmaria do Pinhal, a cidade de São Carlos.
 

Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
HOJE
Confira o Horário de Funcionamento do Iguatemi São Carlos no feriado de Páscoa e Tiradentes 2014
HOJE
Cine Observatório exibe programa sobre Universo e buracos negros neste domingo (20)
de 10/4 a HOJE
Ambulantes já podem se inscrever para a Festa do Clima 2014
de 10/4 a HOJE
Filme: Rio 2

Gênero: Animação , Aventura , Comédia
de 10/4 a HOJE
Filme: Noé

Gênero: Drama / Legendado
de 10/4 a HOJE
Filme: Capitão América 2 - O Soldado Invernal

Gênero: Aventura / Ação
de 10/4 a HOJE
Filme: O Filho de Deus

Gênero: Histórico, Drama
de 10/4 a HOJE
Filme: Divergente

Gênero: Ficção científica, Ação, Romance
AMANHÃ
Confira o Horário de Funcionamento do Iguatemi São Carlos no feriado de Páscoa e Tiradentes 2014
Eventos em andamento
de 10/4 a AMANHÃ
´Páscoa Divertida - Brigaderia` no Iguatemi São Carlos
de 10/4 a AMANHÃ
Confira a Programação da Semana Santa 2014 na Catedral de São Carlos
de 10/4 a AMANHÃ
FAI.UFSCar contrata administrador de reuniões virtuais e suporte técnico de informática
de 17/4 a AMANHÃ - Quinta a Segunda
Triângulo do Sol se prepara para Operação Páscoa 2014 e feriado de Tiradentes
de 18/4 a AMANHÃ - Sexta a Segunda
Confira o expediente dos Postos Poupatempo na Semana Santa e no Feriado de Tiradentes 2014
de 18/4 a AMANHÃ - Sexta a Segunda
Acompanhe os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Carlos no feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes 2014
de ONTEM a 22/4 - Sábado a Terça
Horário do Comércio de São Carlos no Feriado de Páscoa e Tiradentes 2014
de 7/1 a 23/4
Oficina Cultural abre inscrições para atividades do primeiro trimestre 2014
de 19/2 a 23/4
Oficina Cultural oferece atividade de canto coral para público infanto-juvenil
de 11 a 25/4
Continuam abertas as inscrições para o curso de “Música Método Alla Corda”, no SESI São Carlos
de 17/3 a 28/4
Poupatempo São Carlos oferece orientações sobre Imposto de Renda
de 24/3 a 28/4
UNICEP abre matrículas para novo Curso de Extensão em Orçamento de Obras
de 27/3 a 30/4
Exposições de Antonio Alfonso Luciano e Romeu Casale Filho no Centro Cultural da USP
de 2 a 30/4
Programação do Teatro Municipal de São Carlos no mês de Abril/2014
de 7 a 30/4
UFSCar seleciona pós-doutorandos nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular e de Cromatografia
de 11 a 30/4
Circo Fantástico em São Carlos a partir de 11/4
de 20/2 a 2/5
Especialização em Geoprocessamento Ambiental da UFSCar recebe inscrições
de 30/3 a 4/5
Contagem regressiva para submissão de trabalhos para a I Jornada Internacional GEMInIS
de 14/4 a 4/5
Parceria entre secretarias leva o Time do Emprego para os bairros
de 3/3 a 5/5
Departamento de Engenharia Civil da UFSCar oferece Especialização em Projeto e Gestão de Infraestrutura Urbana
de 21/2 a 6/5
Concurso para professor doutor no IQSC de São Carlos
de 10/4 a 7/5
Etecs abrem inscrições para Vestibulinho
de 10/4 a 10/5
São Carlos Clube promove Exposição de Artes Plásticas - entrada franca
de 9/4 a 13/5
População confere até 13/5 nova exposição nas janelas do SIM
de 14/4 a 14/5
Fatecs dão início a inscrições para o Vestibular do 2º semestre 2014
de 1/4 a 23/5
Observatório da USP abre inscrições para minicurso sobre Estações do Ano
de 14/4 a 6/6
UNICEP abre processo seletivo para Bolsa de Iniciação Científica
de 15/4 a 10/6
Núcleo Ouroboros promove exposição de caricaturas de cientistas
de 26/3 a 23/6
Escola de Engenharia abre concursos para contratação de docentes
de 20/1 a 30/6
Tiro de Guerra convoca jovens de 18 anos para Alistamento Militar em São Carlos
de 20/1 a 30/6
Jovens de 18 anos já podem se alistar para o Tiro de Guerra
de 7/4 a 2/7
ICMC/USP abre concurso para Professor Doutor na área de sistemas dinâmicos e equações diferenciais
de 10/4 a 2/9
Parceira entre FESC e SENAC oferece cursos gratuitos de Moda e Beleza e de Tecnologia da Informação (TI)
de 10/4 a 30/9
ICMC-USP realiza concurso para Professor Titular na área de matemática
de 1/1 a 31/12
Prefeitura de São Carlos divulga Feriados Nacionais, Estaduais, Municipais e Pontos Facultativos no ano de 2014
:: Mais lidas
» Publicidade




indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2014 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.