Quarta-Feira
26 de Abril de 2017
Dia do Goleiro, dia do Engraxate, Dia da Primeira Missa no Brasil  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Se queres que o sol entre na tua casa, abra as janelas!"
(Júlio Maran)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  Astral
  Carametade
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Televisão
  Torpedos





publicidade




publicidade



Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

A Cidade /
Conde do Pinhal

Tenente-Coronel Antonio Carlos de Arruda Botelho,
Conde do Pinhal

Nasceu o Conde do Pinhal em Piracicaba a 23 de agosto de 1827 e faleceu em sua fazenda do Pinhal, Município de São Carlos em 11 de março de 1901. Casado em primeiras núpcias em 1852, com Francisca Theodora Coelho, falecida em 10 de março de 1862, filha de Frutuoso José Coelho, natural de Portugal, casado com Antonia Silva Ferraz, natural de Piracicaba. Neta materna de Antonio Leme da Silva e Escolástica Pais de Oliveira. Bisneta materna de João da Silva Cerqueira, casado com Maria da Cruz e de Francisco Pais de Oliveira, casado com Antonia Ferraz de Arruda. Casou-se em segundas núpcias, em 23 de abril de 1863, com Anna Carolina de Mello Oliveira, Condessa do Pinhal, filha dos Viscondes de Rio Claro, José Estanislau de Oliveira e da Viscondessa Elisa de Mello Franco, com grande geração (13 filhos), sendo um de seu primeiro casamento.

Terceiro filho do Coronel Carlos José Botelho e segundo Senhor da Fazenda Pinhal, herdada de seu pai. Grande do Império, Barão, Visconde e Conde, Comendador da Ordem da Rosa, chefe do Partido Liberal em São Paulo, Deputado Provincial Geral, Presidente da Assembléia da Província de São Paulo, candidato em lista tríplice senatorial e membro da 1ª Constituinte Republicana Paulista. No período monárquico, foi o Conde do Pinhal, chefe do mais alto prestígio e gozou da absoluta confiança dos governos e da coroa, pois o Imperador D. Pedro II cumulava-o de distinções, não só na intimidade como em publico. Em 1886, o Imperador D. Pedro II, na sua excursão a São Paulo, fez questão de se fazer acompanhar pelo Conde do Pinhal, em plena situação do Partido Conservador, querendo assim demonstrar publicamente a sua estima pelo chefe do Partido Liberal. Foi eleito Deputado em 1882 e tal era o seu prestígio pessoal e político, que o elegeram presidente da Câmara dos Deputados, dirigindo a Assembléia Provincial durante dois anos, em que tomaram parte, Prudente de Morais, Rangel Pestana, Campos Salles, Costa Junior, Martinho Prado Junior, Frederico Abranches, Antônio Prado e outros Conservadores e Republicanos. Em 1885, o então Visconde do Pinhal apresentou um projeto que foi aprovado, destinado ao levantamento de cartas geográficas, topográficas, itinerárias, geológicas e agrícolas da Província de São Paulo. Ao apresentar e fundamentar a proposta, fez o seguinte discurso:

"A Província de São Paulo, aquela que se julga, com razão, a primeira do Império, na senda do progresso material no desenvolvimento da viação férrea e da navegação, que vai sendo explorada do mesmo modo, sente entretanto, uma lacuna para poderem os seus administradores guiar-se nos contratos que tem que celebrar com as diferentes companhias ou empresas, que se propõem a realizar esses melhoramentos. Sabem todos a extensão da Província de São Paulo e quanto de terreno ainda há encoberto, e por assim dizer desconhecido. Devem saber que é justamente nessa parte desconhecida da Província, onde a qualidade das terras se ostenta na maior uberdade, é justamente nessa parte, onde se acha conciliada a uberdade da terra com o clima temperado, primeira condição da nossa principal lavoura, que é a do café. Entretanto, vêem-se os administradores da província embaraçados e embaraçadissímos, porque seus próprios engenheiros também se embaraçam pelo mesmo motivo com a falta de conhecimentos geográficos da província. Há um pedido de privilégio, não se apresenta um mapa, porque não há, e assim vão se contratando, às vezes , serviços, com prejuízo até de direitos adquiridos".

Continuou o discurso com a exposição de motivos claros que justificava o projeto que importava a abertura de um crédito de 50 contos de réis, para serem dispendidos inicialmente com o serviço de levantamento de mapas. O projeto foi dispensado de impressão e aprovado em seguida. São Paulo, a província líder do Império era apenas conhecida geograficamente naquele tempo (1880) até Rio Claro e o estado líder da República, 25 anos depois, era apenas geograficamente conhecido, em 1905, até Bauru. Foi preciso um descendente do Conde do Pinhal, o senador Dr. Carlos J. Botelho, na qualidade de Secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo, com a sua energia férrea, mandar concluir com sacrifícios de vidas, o levantamento geográfico dessa imensa e rica região desconhecida, habitada pelos índios. (Alta Paulista, Noroeste e Alta Sorocabana).

Em 1888, o Conde do Pinhal foi eleito Deputado Geral. Depois de proclamada a República, o Conde do Pinhal afastou-se da atividade política e foi com esforço que seus amigos o trouxeram de novo para vir colaborar na organização do Estado, fazendo parte da Constituinte como Senador, retirando-se definitivamente da política em 1893.

Espírito adiantado e trabalhador incansável, o Conde do Pinhal quis prolongar a Estrada de Ferro Paulista, de Rio Claro, ponto final, até São Carlos e Araraquara e posteriormente até Jaboticabal, criando os ramais de Jaú, Água Vermelha e Ribeirão Bonito. A empreitada era difícil porque demandava grande capital que precisava ser levantado na zona que deveria ser servida pela nova estrada de ferro. Com o auxílio do seu sogro, o Visconde de Rio Claro, conseguiu o Conde do Pinhal com seu prestígio perante amigos e demais parentes que confiavam em sua ação, (três mil contos de reis) totalmente subscrito, cifra elevada para aquela época de 1880, mais tarde elevada para cinco mil contos de réis. Após noventa dias da publicação do decreto da concessão, nº 7338 de 4 de outubro de 1880, concessão essa, que dava apenas o privilégio da zona, sem outros favores e sem garantia de juros do capital empregado.

Dando começo aos trabalhos de exploração, uma turma de engenheiros tendo sempre ao lado o Conde do Pinhal, rompiam o sertão e no dia 15 de outubro de 1881 foi oficialmente batida a primeira estaca, zero (0) no extremo da estação de Rio Claro, início da Estrada de Ferro Rio Claro, vendida em 1889 à Rio Claro Railway Co. companhia inglesa que por sua vez a revendeu à Cia Paulista de Estrada de Ferro. O primeiro trecho de Rio Claro a São Carlos foi atacado com toda a urgência, sem sacrifícios de custo de construção, ficando em 20 contos o quilômetro, e assim foram vencidos os 72 quilômetros. Em 2 de maio de 1883, um ato governamental autorizava a abertura do tráfego provisório e em 15 de outubro de 1884, o tráfego definitivo. No dia 2 de maio de 1885, a cidade de São Carlos festejava a entrada da primeira composição de passageiros da Estrada de Ferro Rio Claro e em 1886 recebia festivamente em trem especial, tendo à frente de sua locomotiva, sentados em bancos sobre o limpa-trilhos, Sua Majestade D.Pedro II Imperador do Brasil, o Marquês de Paranaguá e o Conde do Pinhal. Em 1889, ao ser vendida a Estrada de Ferro de Rio Claro, o Conde do Pinhal resolveu aplicar uma parte do capital apurado em um Banco, com sede na Capital. Para isso convidou alguns amigos dos mais representativos elementos da cidade e fundou o Banco de São Paulo. Foi a assembléia do Banco presidida pelo Marquês de Três Rios, tendo como secretários o Conselheiro Moreira de Barros e o Dr. Joaquim José Vieira de Carvalho. Em 5 de Outubro de 1889, foi autorizado a funcionar, tendo como primeira Diretoria o Conde do Pinhal como Presidente, cargo que ocupou até a data de seu falecimento em 1901. Entre os acionistas figuravam: Marquês de Três Rios, Barão de Araraquara, General Couto de Magalhães, Dr. José Manoel da Fonseca., Barão de Tatuhy, Barão de Piracicaba, Barão de Jaguará e muitos outros. Abriu e formou várias fazendas de café - em São Carlos: a Fazenda Palmital, Serra, Lobo e Santo Antonio; em Jaú: as fazendas Maria Luiza, Carlota, Sant'Ana, Santo Antonio, Sta Sofia, São Carlos, São Joaquim e Salto do Jaú. Adquiriu em Ribeirão Preto a Companhia Agrícola de Ribeirão Preto com 9 Fazendas, num total de dois milhões de cafeeiros com uma produção anual de mais de duzentas mil arrobas de café beneficiado, fazendas essas ligadas todas por uma pequena estrada de ferro particular. Bem antes da Abolição da Escravidão, já era livre o trabalho agrícola na sua Fazenda do Pinhal, um centro de agricultores alemães.

Fundou em 1856, com a colaboração de seus irmãos Carlos José, João Carlos, Paulino Carlos, Bento Carlos, Joaquim de Meira e seus cunhados Major Rodrigues Freire e Major João Baptista de Arruda e Jesuíno de Arruda (lavrador e contribuinte para a fundação da cidade), em terras da Sesmaria do Pinhal, a cidade de São Carlos.
 

Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
HOJE
Casa do Trabalhador em São Carlos possui vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (26/04/2017)
HOJE
Concertos USP/Prefeitura de São Carlos traz ópera italiana “O barbeiro de Sevilha” no próximo dia 26/04
HOJE
Agendamento de Consultas do CEME para esta quarta-feira (26/04/2017)
HOJE
Confira a localização dos Radares Móveis de Velocidade desta quarta-feira (26/04/2017)
HOJE
Centro Cultural Espaço 7 recebe o pesquisador e escritor, Maurício Ayer nesta quarta-feira (26)
de 21/4 a HOJE - Sexta a Quarta
Inscrições na 17ª Semana da Imagem e Som da UFSCar estão abertas
de 21 a 26/4 - Sexta a Quarta
Filme: A Bela e a Fera

Gênero: Fantasia, Romance, Musical
de 20 a 26/4 - Quinta a Quarta
Filme: Fragmentado

Gênero: Suspense, Fantasia, Terror
de 20 a 26/4 - Quinta a Quarta
Filme: O Poderoso Chefinho

Gênero: Animação, Comédia
de 23 a 26/4 - Domingo a Quarta
Filme: A Cabana

Gênero: Drama
de 20 a 26/4 - Quinta a Quarta
Filme: Os Smurfs e a Vila Perdida

Gênero: Animação, Comédia
de 20 a 26/4 - Quinta a Quarta
Filme: Velozes & Furiosos 8

Gênero: Ação, Suspense
de 20 a 26/4 - Quinta a Quarta
Filme: Um Limite Entre Nós

Gênero: Drama
AMANHÃ
Mostra Ambiental “Futuro Verde” será realizada na EE Marivaldo Carlos Degan nesta quinta-feira (27)
AMANHÃ
Idealizador do Projeto Doces Flautistas receberá título de Cidadão São-carlense
Eventos em andamento
de / a 28/4
Prefeitura abre inscrições para contratação de estagiários - Abril/2017
de / a 28/4
São Carlos recebe Exposição “Os Caminhos da Inclusão”
de / a 29/4
Autora de novelas, séries e filmes ministra aula em curso da UFSCar
de 1 a 29/4
Senac São Carlos oferece curso Horta Caseira para quem busca uma alimentação fresca e saudável para o dia a dia
de 24 a 29/4 - Segunda a Sábado
Senac oferece 300 atividades gratuitas de estímulo à leitura durante a Semana Senac de Leitura - Abril/2017
de / a 30/4
Conferência internacional de Fenotipagem abre inscrições para submissão de trabalhos científicos na Embrapa São Carlos
de 17 a 30/4
Exposição traz paisagens da Itália para o Iguatemi São Carlos - Abril/2017
de 1/4 a 1/5
Iguatemi São Carlos tem Feira do Livro e Programação Infantil gratuita em abril/2017
de 24/4 a 1/5
Confira o calendário de luta / Greve Geral para São Carlos e Região - Abril/Maio 2017
de 11/4 a 12/5
Inscrições para o vestibulinho das Etecs começam nesta terça-feira (18)
de / a 20/5
Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 coordenada pela UFSCar
de 4/3 a 27/5
Robótica e Computação: professores podem se inscrever em cursos gratuitos na USP em São Carlos - Março/2017
de / a 9/6
Inscrições para o Concurso Anual de Monografias 2016/2017 já estão abertas
de 27/3 a 30/6
Projeto 2017 do Música em Família na UFSCar está com inscrições abertas
de 10/4 a 6/10
EESC-USP abre concursos para o cargo de professor titular - Abril 2017
:: Mais lidas
Casa do Trabalhador em São Carlos possui vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (26/04/2017)
Vereador Roselei recebe resposta da Prefeitura sobre progressão dos servidores da Educação
Prefeitura terá que propor Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre o “salário esposa”
Confira o horário de funcionamento dos Bancos na Páscoa 2017
Vereador Julio Cesar solicita regulamentação dos professores de apoio
Prefeitura abre inscrições para contratação de estagiários - Abril/2017
Novos cursos do campus de São Carlos do IFSP foram apresentados em audiências públicas
Nota Informativa do SINDSPAM sobre cobrança da Contribuição Sindical
Senac São Carlos oferece curso Horta Caseira para quem busca uma alimentação fresca e saudável para o dia a dia
Airton Garcia determina nova contratação emergencial para transporte coletivo
Código Municipal de Proteção Animal criado por Laíde servirá de referência para mais três municípios
Hospital Universitário ofertará mais de 400 consultas mensais em cinco especialidades a partir de Maio de 2017
Festa do Milho de Água Vermelha 2017 será realizada nos dias 20 e 21 de maio
Exposição traz paisagens da Itália para o Iguatemi São Carlos - Abril/2017
Paratleta Henrique Nasser recebe congratulações do vereador Robertinho Mori
São Carlos vai sediar oficina de Estiagem
Paraná Filho pede exoneração de chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município junto ao MP
Prefeitura paga mais de R$56 milhões de dívidas deixadas pela administração passada
Nota da Prefeitura de São Carlos sobre ocorrências com reeducandos em 18/04/2017
A Turma do Pererê, de Ziraldo, chega à São Carlos no dia 02/05/2017
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2017 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.