A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) – através da diretora Alessandra Bonadio Lopes D´Affonsecca e da gerente de relacionamento Marilda Santos – e o CME (Conselho da Mulher Empreendedora) do município – por meio de sua presidente, Suzana Flores, e da integrante Gisele Esquelino Borlenghi – participaram do 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária, que ocorreu na última sexta-feira (29) e reuniu mais de 500 representantes da categoria.
Desenvolvido pelo CME da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e organizado pelo Conselho da Mulher da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), o evento reuniu nomes importantes, tais como, Rogério Amato (presidente da FACESP); Luiza Trajano (presidente do Magazine Luiza); Sonia Hess (presidente da Dudalina), Chieko Aoki (fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels), Guilherme Afif Domingos (ministro da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa), e a atriz Nicette Bruno (também conhecida por sua atuação empreendedora no meio teatral).
Segundo Rogério Amato, as associações comerciais têm uma característica mais masculina, o que é uma falha a ser reparada. “Esse primeiro conselho tem o condão de levantar a importância do empreendedorismo feminino e de trazê-las para o nosso grande esforço de manter viva a experiência do associativismo e da livre iniciativa”, afirmou Amato.
TALK-SHOW
Pensar rico não paga!”. A frase, dita em tom bem humorado, é de Luiza Trajano, que abriu o evento contando sua história de vida e a trajetória frente ao Magazine Luiza. A simples e simpática Luiza convocou as presentes a “pararem de falar mal do Brasil” para protagonizarem uma era de gestão feminina nos negócios, onde intuição, soma de QIs, descentralização de poder e a espiritualidade são os grandes trunfos. Também lembrou da importância da inovação e de focar no atendimento ao cliente para ter sucesso. “O cliente paga até a mensalidade da ACSP! Então, não dê desculpa, resolva. É mais barato atender bem”, deu a dica a empresária.
Depois, em uma espécie de talk-show descontraído apresentado pela jornalista Silvia Poppovic, Luiza trocou experiências com suas “amigas” Sonia Hess, da Dudalina, e Chieko Aoki da rede Blue Tree. Sonia disse que compartilhar e ouvir, além de cuidar das pessoas na empresa, são alguns segredos do sucesso. “Mas no varejo, é um só: encantar o cliente”, disse, aproveitando a deixa, entre risos, para oferecer 20% de desconto às participantes do Congresso nas lojas da marca. Já Chieko, contou que as diferenças entre homens e mulheres no Japão, que parecem discriminatórias, servem para preparar as mulheres para “qualquer coisa” – como ter que se dividir entre os cuidados com o marido doente e a gestão da rede de hotéis. “Por trás da imagem, a mulher tem que ter força. Por isso, a importância de ouvir mais do que conversar, treinar humildade e aprofundar os motivos de cada um para o negócio dar certo.”
PENSE SIMPLES
Outro destaque do evento foi a apresentação “Pense Simples: como facilitar os negócios; excesso de tributos e burocracia; Micro e Pequena Empresa”, do ministro Guilherme Afif Domingos. Além de contar sua luta em prol das MPEs, iniciada nos anos 1970, Afif apresentou o mais recente placar de Microempreendedores Individuais (MEIs), de 4,248 milhões de formalizados (“e 48% são mulheres”, comemorou), e os benefícios da nova LC 147/14, que entre outras medidas, universaliza o Simples e foi aprovada por unanimidade no Congresso e no Senado em 16 de julho.
E trouxe novidades: Afif contou que até o fim de setembro, o Distrito Federal será a primeira unidade da federação a realizar o processo de encerramento de empresas na hora. Até 20 de novembro, será nos estados. "Há uma estimativa de que existam milhões de CNPJs inativos, insepultos. E o próximo passo é fazer esse "enterro coletivo"", garantiu.