Cada vez mais o empreendedorismo se torna uma opção de ocupação e renda em todo o país. Em São Carlos, mais de cinco mil pessoas já são Microempreendedores Individuais (MEI), figura jurídica criada pela Lei Geral em 2009.
O número é do Portal do Empreendedor. Se observada a divisão por faixa etária, é possível notar que 26% dos MEIs da cidade tem entre 18 e 30 anos, ficando atrás apenas da faixa compreendida entre 31 e 40 anos (32%) e sendo seguida pelo grupo formado por pessoas que têm entre 41 e 50 anos (23%).
Pesquisa divulgada pelo Sebrae revela esta tendência em todo o país: Somente no período de 2011 a 2013, a quantidade de jovens com até 24 anos que se tornaram empreendedores individuais passou de 205 mil para 350 mil, aumento de 71% em apenas dois anos.
A categoria abrange pessoas que trabalham por conta própria e que se formalizam como pequenos empresários. Para se enquadrar como MEI, o faturamento da empresa deve ser de no máximo R$ 60 mil por ano ou em média R$ 5 mil mensais. O empreendedor recolhe valor fixo mensal de 5% do INSS + R$ 1,00 ICMS + R$ 5,00 ISS, dependendo da atividade (em torno de R$ 40 por mês).
Marcos Lavelli Júnior tem 24 anos. Formado desde 2011, sempre sonhou em ter o próprio negócio. “Quando saí da faculdade, procurei colocação no mercado de trabalho, mas sempre com a meta de ter a minha empresa. Fui funcionário apenas o tempo de levantar capital suficiente para montá-la”, explica.
Assim, há dois anos, Lavelli criou sua agência de publicidade no centro de São Carlos e diz que o empreendimento vem atendendo às suas expectativas. “Tudo tem saído dentro do planejamento, temos uma base de clientes e lutamos para que possamos nos consolidar no mercado. Mas já conseguimos um faturamento satisfatório”, continua.
Joice Eleutério trilhou caminho semelhante. Proprietária de uma loja de roupas, começou a trabalhar cedo, com apenas 16 anos e, aos 24, decidiu que tinha experiência o suficiente para realizar o sonho do próprio negócio.
Ela explica que amadureceu muito com a loja e que faltou uma dose de planejamento no início. “A idéia de ser empresário primeiramente parece a melhor opção, por ter horários flexíveis, por não ter chefe. É aí que muitos erram. Existe uma boa dose de energia e dedicação para que tudo dê certo. Investimento, busca de clientes, riscos. Nós empresários devemos ter um comprometimento com a empresa maior do que qualquer um”, afirma.
Para ela, estudar e aprimorar os conhecimentos também é de grande relevância. Hoje aos 27 anos, ela parte para um novo desafio: uma segunda empresa. “Com um bom planejamento para que tudo dê certo”, conclui.
Ana Laura Fiochi