Sexta-Feira
26 de Abril de 2024
Dia do Goleiro, dia do Engraxate, Dia da Primeira Missa no Brasil  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Valorize a si mesmo e a seus colaboradores."
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Cineclube CDCC divulga programação de Agosto/2015

USP São Carlos
5 de Agosto de 2015

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos promoverá a seguinte programação neste mês de agosto:

8 – CISNE NEGRO
Black Swan, EUA, 2010, Drama/Suspense, 108 minutos
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis, Winona Ryder, Barbara Hershey
Cisne Negro, como em As Bicicletas de Belleville, desenho francês consagrado pelos seus traços, explora a obsessão humana pela perfeição, alcançando o extremo da resistência e atingindo os limites psicológicos da mente. O corpo se torna o instrumento principal para saciar a compulsão da consciência, findando um retrato amargo da espécie humana, com culpa exclusiva da evolução genética, em que a tática para manter a sobrevivência não é mais os instintos biológicos, mas o desejo e a psiconeurose em alcançar específicos estratos e estados de sensações. E embora tudo aparente mítico, se elucida tanto quimicamente quanto pela arte. O diretor, para ilustrar toda esta abstração, constrói a história de Nina que anseia por tornar-se a prima ballerina da companhia de um excêntrico aposentado bailarino. Em seu caminho há o cisne negro, a antítese de sua personalidade, que deve representar e se incorporar visceralmente na releitura do clássico O Lago dos Cisnes. Como naturalmente um cisne branco, frágil e virginal, Nina sofre com a pressão do novo papel, do professor e de uma nova concorrente. Acompanhamos então sua gradual metamorfose e perda de sanidade. Seus pensamentos se confundem e ela se entrega, em meio à tensão, as experimentações sensuais e sexuais, estimuladas pelo professor e sua concorrente, com quem cria um laço intrincado. Em casa, sua mãe certamente instável molda a sua disciplina e a incita à perfeição, além de ser a responsável por manter a saúde de seu corpo-instrumento. O desfecho é a ambiguidade, a loucura disfarçada de concepção, como se a libertação requerida pudesse ser alcançada por Nina da única forma cabível a si, a modificação de si própria como elemento comburente, que lhe permitiria implodir e reconstruir-se em cisne negro, a forma perfeita, a sensação enfim alcançada. O diretor então prova seu ponto, e a sobrevivência enfim não tem mais por quê nem pra quê.
Lucas Marques Gasparino
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Rivalidade
Contém: Assassinato, consumo de drogas, relação íntima

15 – DANÇANDO NO ESCURO
Dancer in the Dark, Dinamarca, 2000, Drama/Musical, 140 minutos
Direção: Lars Von Trier
Elenco: Björk, Catherine Deneuve, David Morse, Cara Seymour, Peter Stormare
Em “Dançando no Escuro”, o enredo se concentra nas dificuldades de sobrevivência de uma imigrante tcheca e seu filho nos Estados Unidos, impiedosos com aqueles que ousam se aventurar por lá, em busca de um remédio a suas dores existenciais e patológicas. Selma é a personagem que fará deste filme uma obra de crítica, direcionada a atacar o ego e a auto-piedade. Mas tudo isto é acompanhado de uma atmosfera melancólica que nos é pouco familiar, tornando as situações mais amenas e menos parecidas com a realidade, que só é resgatada pela sagacidade humana de julgar o caráter de outrem. Assim, imediatamente projetamos as dores de cada personagem como nossas, e então nos ferimos, sem remorsos, sem receios.
Selma, passiva e dançante, interpretada pela cantora Björk, canta de forma incomum qualquer momento que ofereça atenção, desde seu trabalho maquinal e de jornada dupla na fábrica até à quantidade de passos que lhe separam de seu destino fadado e injusto. Mesmo com a deficiência que adquire gradativamente, ela não se deixa vencer pela limitação, suas necessidades instintivas de mãe lhe dão a força para continuar rumo aos seus objetivos puros e incorruptíveis. E é então que dos laços que ela cria para suceder seus próprios desígnios que surge a adversidade que põe à prova o mérito da vida.
Além dos massacres aos mais fracos nas interações sociais, Lars Von Trier explora a finitude do cosmo ao retratar as supostas injustiças genéticas que imperam sobre qualquer outro aspecto característico, que tem o sofrimento do ser vivo como a ferramenta principal para manter a vida. Assim, a perspectiva do diretor para os sofrimentos de Selma na sociedade transcende o clichê semântico de que a natureza humana é má: vai além, alcança o significado da existência e de toda a luta do primeiro ser vivo pela sobrevivência: a vida torna-se a própria culpa.
Lucas Marques Gasparino
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Vida
Contém: Violência

22 – SONHOS EM MOVIMENTO
Tanzträume, Alemanha, 2010, Documentário, 92 minutos
Direção: Anne Linsel, Rainer Hoffmann
Elenco: Pina Bausch, Bénédicte Billet, Josephine Ann Endicott
É um documentário da última atividade de Pina Bausch, filmado pouco antes de sua morte, que num processo com início unicamente criativo, remontaria o espetáculo Kontakhof somente com adolescentes. O projeto explora o desenvolvimento dos jovens sem qualquer dote técnico rumo ao experimentalismo que é a dança. Livres da veneração a Pina (alguns sequer a conheciam antes do trabalho), o mérito é a tentativa de reconstruir harmoniosamente movimentos que podem ser alcançados não só pelas habilidades, mas pela expressividade, pela leveza e pelo deixar-se entregar. Como Wenders fez em Pina, a diretora de Sonhos em Movimento tentou complementar seu filme com as experiências amorosas e familiares de cada jovem, mas diferente do primeiro, foram simplesmente informações fornecidas, não contribuíram para a criação da atmosfera. Assim, o elemento válido que se pode apreender sumariza-se das tentativas de movimentos e das instruções das colaboradoras de Pina, que aparentam a máxima sabedoria da linguagem que é a dança: os jovens são impregnados pela sensibilidade e pela disciplina.
Cada dificuldade em executar com perfeição um passo é sucedida pela moral da superação de barreiras e de inibições; o compromisso torna-se aspecto presente, alimentado pela competitividade e pelas amizades criadas. Com tranquilidade, Pina conduz a atividade pacientemente, ciente das iniciais limitações e problemáticas. Quase sempre ausente, quando aparece aos jovens, causa-lhes medo e insegurança, a figura que lhes é sempre apresentada pelos outros é mítica, inebria a todos e é reconhecida mundialmente. Ali, presente, a coisa se mostra real e se potencializa: a aprovação por Pina é a superação máxima.
O desfecho é o espetáculo. Para quem já havia visto o original Kontakhof, ou mesmo aquele apresentado como tributo à Pina após sua morte, certamente não se surpreenderá e não sentirá sentimento tal igual. Mas não invalida a grandiosidade desta experimentação que dispensou dotes técnicos e mostrou ao mundo a dança como uma agradável linguagem sem limitações.
Lucas Marques Gasparino
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Dança

29 – BILLY ELLIOT
Billy Elliot, França/Inglaterra, 2000, Drama, 110 minutos
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Jamie Bell, Julie Walters, Jean Heywood, Jamie Draven
Aspirante à pugilista, Billy Elliot, com seus onze anos de idade, se mostrava um desastre. Seu gingado não era adequado para aquela atividade em que a menor desatenção custaria um hematoma, seu corpo clamava por emoções e sensações que não eram encontradas naquele esporte, uma infelicidade para seu pai. Mas, em meio a estes acontecimentos, um espetáculo estava prestes a ter início, porém com cenário, cortinas e palco precários.
O cenário era a Inglaterra de 1984, pós-conflagração de uma greve nacional dos mineradores de carvão, o palco, a cidade de Durham onde Billy morava com seu pai, irmão e avó, que havia se tornado um caos e as cortinas, as reviravoltas que acometiam os grevistas que lutavam pela permanência de seus empregos. A situação política do país exercia um protagonismo marcante na vida das famílias ligadas a mineração e entre elas, estava a família Elliot.
Seu pai e irmão estavam ligados ao sindicato, membros ativos nos piquetes, constantemente entravam em choque com a polícia que tinha como um propósito oficial, a ordem. Uma excepcional camuflagem para as intenções dos patrões da mineração e do governo de Margaret Thatcher, a Dama de Ferro.
Neste espetáculo, não era a rainha Elizabeth II quem reluzia, mas Billy com sua estrela por vezes ofuscada devido às reviravoltas de sua nova realidade. Os obstáculos ainda que constantes, eram superados e então palco, cortinas e cenários aprimorados. Mas desta vez, o ringue do pequeno Elliot era outro, livre de cordas, ausente de árbitro e inexistente os rounds, havia apenas os atos cênicos e o transcender de sua genialidade.
Marlon dos Santos Melhado
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Adolescência
Contém: Conflitos psicológicos atenuados, violência

Apoio cultural da Locadora Vídeo 21.

O CDCC fica na Rua nove de julho, 1227, Centro.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772


publicidade
1
2
3
4
slide


:: Veja também
07/08/2015 - Biblioteca do IFSC/USP oferece 2ª edição de curso para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.