USP São Carlos 6 de Novembro de 2015
Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação neste mês de novembro:
7 – DEMÔNIO DA NOITE
He Walked by Night, EUA, 1948, Suspense, 80 minutos
Direção: Alfred L. Werker, Anthony Mann
Elenco: Richard Basehart, Whit Bissell, Jack Webb
“O Demônio da Noite” é um pseudo-documentário branco-e-preto baseado em fatos reais que narra a perseguição do criminoso Roy Morgan, responsável pelo assassinato de um policial.
Pertencente ao gênero policial Film Noir, de estética influenciada pelo expressionismo alemão, com ênfase nos recursos de iluminação para reforçar a personalidade das personagens, o filme acompanha os passos do criminoso rumo ao seu objetivo, que mesmo não sendo claro, consiste na construção de seu próprio laboratório de eletrônica, e para isso, ao invés de conseguir o dinheiro de forma convencional (mesmo que seja da forma ruim), ele rouba invenções de indústrias e as revende. Mas o que lhe está em diferencial é sua capacidade de matar a sangue frio, quase que indiferentemente, além de ser extremamente inteligente e intuitivo, estando sempre um passo a frente daqueles que lhe caçam, seja por uma fuga planejada ou por prever ações de policiais.
Por sua vez, os policiais, acometidos pelo sentimento de perda de um companheiro, empenham-se em capturar o assassino, utilizando táticas comprovadas de reconhecimento e também as de encurralamento. O agente responsável pela operação é um personagem arquétipo, cheio de si, carregado de boa moral e com a ideia de que os fins justificam os meios, sendo capaz de colocar a vida de outrem em perigo para ver seu desejo saciado.
O conflito é sequencial, cheio de boas ideias que pouco exigem dos espectadores para sua compreensão, e na época em que foi feito até poderia impressionar, mas contemporaneamente é bastante clichê e quase sem novidades, tanto nos métodos quanto nos diálogos, o que não inferioriza o filme diante a tantas novas produções de entretenimento, sejam elas longas-metragens ou seriados, pois o que vale aqui principalmente são a apreciação das técnicas, a observação do pensamento de outrora e até mesmo o desejo de saciar o saudosismo.
Lucas Marques Gasparino
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Crime
Contém: Relação íntima, tensão
14 – QUANDO VOAM AS CEGONHAS
Letyat zhuravli, União Soviética, 1957, Drama, Romance, Guerra, 97 minutos
Direção: Mikhail Kalatozov
Elenco: Tatyana Samoylova, Aleksey Batalov, Vasiliy Merkurev
O filme se passa durante o estopim da Segunda Guerra Mundial, com o ataque das tropas nazistas a Rússia, então União Soviética.
A história de amor entre dois jovens tem como plano de fundo o sofrimento, desespero e perdas durante o conflito.
O jovem Bóris, considerado talentoso por próximos, vive em um apartamento com seu pai, avó e seu primo Mark. Trabalhador, leva uma vida tranquila e possui uma relação com Veronika, por quem está apaixonado e pretende se casar. A moça vive com seus pais, também em um apartamento, sonhando em ficar com seu amado.
Porém, com o início do ataque a Stalingrado, o exército soviético convoca a população que irá servir o país na guerra, sendo Bóris um dos escolhidos. Veronika, já ciente da nova realidade que terá que enfrentar, com o retorno incerto de seu futuro esposo, já não possui as mesmas esperanças. Com o passar do tempo, os efeitos colaterais gerados pelo campo de batalha afetam a população local como um todo, levando a mesma a conviver com a família de seu namorado. A distância e a falta de contato entre o casal, faz com que Mark, isento da convocação, se aproxime da jovem. O declínio de fé, por Veronika, descrente no amor e na concretização de seus planos, tem como contraste a nação fria e cinzenta, marcada pelas atrocidades cometidas por dois países em conflito.
Após a queda do governo de Stalin, o cinema foi congelado no país, sendo retomado somente três anos depois de sua queda. O longa é exibido após esse período, sendo considerado uma das maiores propagandas comunistas.
Sendo o cinema soviético não conhecido por retratar de forma explicita os efeitos gerados pelos combates, essa versão possui um foco maior em mostrar os acontecimentos da época, mesmo tendo o romance como alvo principal.
Renan Strano de Oliveira
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Segunda Guerra Mundial
Contém: Tensão, violência
21 – OS ESQUECIDOS
Los Olvidados, México, 1950, Drama, 85 minutos
Direção: Luis Buñuel
Elenco: Roberto Cobo, Alfonso Mejía, Estela Inda
Como na segunda fase do modernismo literário brasileiro, em que o mote consistia em utilizar o romance como meio de crítica social regional, “Os Esquecidos”, obra-prima mexicana gravada na Cidade do México, apresenta, mas sem concluir, a marginalização do jovem, transformando-o em um fardo ao invés do futuro da pátria. Para trazer à tona que esses jovens são na verdade as vítimas do desamparo do Estado e da sociedade, o diretor os modela como delinquentes cheios de malícias e de fome de comida e de poder, e que não hesitam em furtar até mesmo a um pobre coitado e, logo após, vê-lo numa miséria ainda superior a deles. São, assim, caçados pela polícia, abusados pelos patrões, abandonados pelos pais e desdenhados pelos mais velhos.
A trama acompanha principalmente a história de Jaibo, um recém-fugido do reformatório, que, considerado líder do grupo, é o corrompido que se tornou corruptor, e agora incita os demais à tramoia, às maldades, ao roubo e ao abuso moral e sexual. Após uma atitude vingativa contra um ex-companheiro suposto traidor, ele cria um laço de segredos com Pedro, um garoto rejeitado pela mãe e que ainda possui uma aparente inocência e bondade inata, o que o leva à desesperada tentativa de resgatar o amor de sua mãe a partir da obtenção honesta de dinheiro.
Sequencialmente surge uma idealizada instituição que realmente os vê como são e age para torná-los bons cidadãos, com educação e técnicas de trabalho, abandonando a outrora segregação dessas crianças e promovendo não só o desenvolvimento individual como o da nação. Contemporaneamente o problema continua, assim como a absurda perspectiva de jovens perversos e vazios de qualquer boa intenção, que não colaboram com a sociedade, mas o contrário, que a degradam. Faz-se necessário aplicar o aprendizado com as experiências passadas, não só as históricas, mas as da literatura (como o maior exemplo Jorge Amado) e do cinema (como a do filme), e então engendrar a inversão: deixar de criar culpados e tratar a enfermidade social.
Lucas Marques Gasparino
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Racismo
Contém: Violência, drogas lícitas
28 – LUZ DE INVERNO
Nattvardsgästerna, Suécia, 1962, Drama, 81 minutos
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Max von Sydow, Gunnar Björnstrand, Ingrid Thulin, Gunnel Lindblom
Após ler no jornal que a China possui uma bomba atômica e pretende usá-la, um pescador vai à igreja, por meio de sua mulher, buscando palavras de conforto e consolo do pastor. Porém, este não consegue ajudá-lo, pois sofrendo em meio a uma crise de fé, também teme a um ataque nuclear.
Tomas, pastor da igreja, sofre após a morte de sua esposa. Märta Lundberg, amante de Tomas, sofre de doenças que prejudicam sua forma estética, assim, inferiorizando sua alta estima. Karin Persson, mulher do pescador, possui um grande poder de complacência, que irá servir de exemplo ao pastor no futuro.
O filme contém três diferentes cenários, com um tom “seco”, marcante pela pouca iluminação e a trilha sonora incidental. No primeiro ato, no interior da igreja, predomina o auto reflexo de Tomas em relação a sua crença em Deus. O segundo cenário se desdobra na casa Märta, onde Tomas faz revelações à mesma de forma imprudente e inescrupulosa, deixando de forma clara o amor insubstituível de sua falecida esposa. O terceiro ato acontece na sacristia, com começo e fim em atos litúrgicos, onde o pastor recobra sua fé, tendo como espelho, Karin, em sua forma de conduzir a vida. Realizado no apogeu da guerra fria, o filme retrata os problemas característicos vividos na época, sendo o maior deles, um inesperado ataque nuclear.
Renan Strano de Oliveira
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Drama
Contém: Violência, tensão
Apoio cultural da Locadora Vídeo 21.
O CDCC fica na Rua nove de julho, 1227, Centro.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772 |