Quarta-Feira
24 de Abril de 2024
Dia do Agente de Viagem, Dia Internacional do Jovem Trabalhador  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano!"
(Sigmund Freud)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Como a cultura aproxima a Universidade da sociedade
Desenvolvimento social e cultural

clique para visualizarUSP São Carlos
23 de Maio de 2016

A existência de instituições de ensino superior em cidades consideradas de pequeno e médio porte, na maior parte das vezes localizadas no interior dos estados, contribui não só para o desenvolvimento econômico das mesmas, mas, também, para o seu desenvolvimento social e cultural. E esse desenvolvimento pode ser ainda mais notório quando os dirigentes universitários decidem criar estratégias para que suas instituições abram as portas às comunidades locais, promovendo programas e diversos outros atrativos para que todos adentrem os portões do conhecimento e conheçam os espaços acadêmicos e científicos.

Contudo, é fato que a Universidade também tem que sair de seus redutos e ir ao encontro das populações, levando não só conhecimento, como, também, cultura. E é isso que tem acontecido ao longo dos anos e de forma crescente no Campus USP de São Carlos, tomando como exemplo as inúmeras atividades levadas a cabo pelo Centro de Difusão Científica e Cultural (CDCC), bem como pelas várias Unidades do Campus, permitindo-nos destacar aqui as ações realizadas pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), ao longo do tempo e com particular evidência nos últimos dois anos, principalmente no aspecto musical.

Assim, salienta-se a organização da série de concertos denominada Concertos USP / Prefeitura de São Carlos que, mensalmente, desde 2015 até o presente momento, tem trazido ao Teatro Municipal de São Carlos apresentações da renomada USP Filarmônica, dirigida pelo Chefe do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), Maestro Prof. Rubens Russomanno Ricciardi, com a presença de músicos convidados, de renome nacional e internacional na área de música clássica, e de grupos extraídos da grande Filarmônica, que se dedicam a diversos gêneros musicais, que vão do jazz à MPB, passando pela música de câmara, etc.

E, se a expectativa do IFSC/USP era grande quanto à adesão do público são-carlense aos diversos gêneros da música clássica, o certo é que qualquer dúvida foi desfeita após a realização dos três primeiros concertos, onde se registrou (e continua a registrar-se) lotação esgotada no Teatro Municipal de São Carlos.

É a prova de que a cultura é um dos principais fatores de interligação entre a Universidade e a sociedade.

Contudo, essa série de eventos musicais tem a particularidade de suceder a um outro conjunto de concertos que se realizou com muito sucesso durante a década de 1980, no Teatro Municipal de São Carlos, a partir do entusiasmo da decana do Instituto de Física de São Carlos, Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas. A docente viveu a infância e parte de sua juventude no Rio de Janeiro, então capital federal do país, que congregava um número apreciável de missões diplomáticas, principalmente embaixadas, que sempre recebiam artistas renomados de vários países. "Além de termos uma orquestra sinfônica brasileira, lá podíamos apreciar artistas franceses, alemães e italianos, que realizavam concertos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, através da iniciativa das embaixadas", recorda ela.

Graduada em Física e Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Profa. Yvonne realizou o doutorado em Físico-Química na Universidade de São Paulo e o pós-doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em 1971, conquistou o título de livre-docência pela USP. Hoje, continua colaborando com o IFSC/USP, através de sua atuação no Grupo de Cristalografia do Instituto.

Yvonne Mascarenhas veio para São Carlos em 1956, ao lado de seu marido e também decano do IFSC/USP, Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, tendo trazido não apenas o espírito científico, mas também o entusiasmo cultural. No interior paulista, a Profa. Yvonne fez muita amizade com o já falecido Prof. Dr. Schiel (USP), que tinha um grande amor pela música clássica, paixão que demonstrava sempre que tocava seu piano de cauda, instalado na sala de sua casa, em São Carlos: ele não era conhecido apenas pela atuação como docente, mas também pelos pequenos eventos musicais, geralmente compostos por música barroca, que realizava ao lado de seus quatro filhos que igualmente tocavam instrumentos, como violoncelo, violino e flauta. Além dos filhos, outros amigos do Prof. Schiel também se juntavam a ele, formando trios ou quartetos musicais, para se apresentarem no município. Essas reuniões, que ocorriam sistematicamente, deram origem ao grupo de música de câmara denominado Ad Libitum, ainda hoje em atividade, formado tanto por músicos amadores como por profissionais.

Yvonne Mascarenhas relembra que, certa vez, o Prof. Schiel convidou Fritz Jank, um pianista alemão que havia se radicado no Brasil, para se apresentar em sua casa. Fritz aceitou o convite e, durante algumas manhãs de domingo, organizou uma série de concertos onde interpretou todas as sonatas de Ludwig van Beethoven. Ela relembra, também, um dia em que foi convidada pelo Prof. Schiel para ir a uma fazenda que Bruno Hollnagel - dono da empresa Agrindus - havia comprado em Descalvado, no interior paulista. Nessa fazenda havia uma tulha de café com vinte e cinco metros de comprimento, por quinze de largura, construída à base de pedra e que havia sido transformada em um salão de música pelo empreendedor.

Bruno Hollnagel era casado com a já falecida Dona Alda Pimenta Hollnagel. Juntos, traziam artistas de primeira qualidade à fazenda. "Nesses concertos, os músicos explicavam quais eram os autores do repertório que seria interpretado, em que época esses compositores haviam vivido e o que havia inspirado essas personalidades... Eram eventos maravilhosos!", comenta Yvonne Mascarenhas. Eram tão maravilhosos que, em 1976, a Profa. Yvonne organizou um curso científico em São Carlos e levou os pesquisadores participantes à tulha de café, onde tiveram a oportunidade de assistir um concerto feito pela filha de Bruno e Dona de Alda - Helena Jank -, que posteriormente chefiaria o Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). "Assistimos a um programa lindo. O concerto foi a atividade que mais agradou os cristalógrafos que ministraram esse curso", comenta Yvonne Mascarenhas que, além de música clássica (seu gênero musical predileto, principalmente, nos momentos que exigem demasiada concentração), também aprecia música popular brasileira.

Na década de oitenta, a docente tornou-se membro da Fundação Theodoreto Souto, conselho ligado a docentes do campus USP São Carlos, a partir do qual a Profa. Yvonne Mascarenhas organizou uma série de concertos no Teatro Municipal de São Carlos, em meados dos anos de 1987 e 1988. Nesses eventos musicais, ela trazia tanto musicistas consagrados, como músicos que eram premiados num concurso de música clássica promovido pela Rádio Eldorado. "A minha preocupação não era atrair um grande número de pessoas ao Teatro, mas sim introduzir esse tipo de atividade na cidade. E isso deu muito certo, porque vários desses concertos foram muito bem-sucedidos". Nessa série de eventos musicais, houve apresentações do grupo Ad Libitum, Trio Brasileiro, Conjunto Musicamp, Coral da USP e de vários outros músicos e grupos musicais que interpretavam obras de diversos autores, como, por exemplo, Johann Sebastian Bach, Georg Philipp Telemann, Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Vivaldi, Ludwig van Beethoven, Heitor Villa-Lobos, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Mozart Camargo Guarnieri, George Frideric Haendel, Niccolò Paganini, entre outros.

Obviamente, a realização desses concertos exigia gastos com despesas relativas a transporte, estadia e alimentação. Mesmo assim, a Profa. Yvonne Mascarenhas sempre encontrava uma alternativa para reduzir os gastos: "Quando havia pouco recurso financeiro, eu convidava os músicos para se hospedarem em minha casa. E eles gostavam...", recorda ela, rindo, ao lembrar dos momentos descontraídos que os músicos proporcionavam, incluindo durante as idas constantes dos musicistas à pizzaria Don Raffaele, onde tudo acabava em música. "Na própria pizzaria, eles tiravam os instrumentos e tocavam. Eram coisas muito espontâneas...".

Essa série de eventos musicais, que estimulou a aproximação da sociedade são-carlense com a comunidade uspiana, teve fim ainda na década de 1980, quando a decana do IFSC/USP se desligou da Fundação e viajou a Inglaterra para desenvolver novos projetos científicos. Não admira que a paixão da Profa. Yvonne Mascarenhas pela música clássica continue bem viva. Ainda hoje, ela lamenta o encerramento das atividades de um conservatório musical que se localizava na região central de São Carlos e que era dirigido pela já falecida pianista, Dona Cacilda, avó do Prof. Dr. Luciano da Fontoura Costa, docente do IFSC/USP. Com o avanço da idade, Dona Cacilda interrompeu suas atividades no conservatório e não encontrou alguém que pudesse continuar a dirigir o local. "O conservatório tinha uns trinta anos quando foi fechado. Acho que a prefeitura poderia ter municipalizado o espaço...". Hoje, esse edifício é sede de um escritório de advocacia.

A Profa. Yvonne Mascarenhas é assídua espectadora da série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos e de outros eventos culturais de grande nível que acontecem na nossa cidade, sendo ela, também, a personificação dos benefícios colhidos quando a Universidade interage com a sociedade.

Assessoria de Comunicação - IFSC/USP

Imagens relacionadas:

:: Notícias relacionadas
17/05/2016
“Lux Aeternam” - Concerto de Música Sacra com o Brasileto Ensemble
O grupo vocal Brasileto Ensemble apresenta seu Concerto de Música Sacra “Lux Aeternam”, cujo tema trata das Páscoas judaica e cristã. O concerto, ...
19/04/2016
Concerto da USP - Filarmônica: As Quatro Estações (Antonio Vivaldi)
Inserido na série de concertos “USP / Prefeitura de São Carlos” – temporada 2016, realiza-se no próximo dia 27 de abril, pelas 20h30, no Teatro Municipal de ...
27/03/2016
Série “Concertos USP / Prefeitura de São Carlos”, temporada 2016 no Teatro Municipal
A Série “Concertos USP / Prefeitura de São Carlos”, que agitou a área cultural da cidade de São Carlos em 2015, regressa este ano novamente ao Teatro Municipal ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.