Até o dia 10 de março, estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos na "IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática", que será realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre os dias 30 de abril e 2 de maio. Podem participar pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores de ensino superior e de educação básica para apresentação de trabalhos no formato de relato de experiência, comunicação científica e pôster.
Além das apresentações de trabalhos, também serão realizados minicursos que abordam a modelagem matemática nos contextos de práticas de sala de aula, possibilidades para o ensino de Matemática na Educação Básica e Ensino Médio, tarefas de modelagem matemática, modelos de fenômenos demográficos, constituição de comunidades de prática locais no ambiente da modelagem matemática, formação de professores, uso do software Scratch e elementos para a emergência da Modelagem. As inscrições para os minicursos serão realizadas no dia do credenciamento. A conferência também conta com palestras e atividades culturais. As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 30 de abril.
A Modelagem Matemática estabeleceu-se em termos de práticas pedagógicas e científicas no campo da Educação Matemática nas últimas décadas. Uma vez reconhecida como área ou comunidade de pesquisa e de prática, pode-se afirmar que sobre ela concorrem e coexistem diferentes perspectivas ou concepções. E, nesse contexto, emergem resultados de pesquisa e prática que ensejam diferentes interpretações. Desse modo, ressalta-se a necessidade de debater a caracterização destas “modelagens” e os distintos modos pelos quais elas, situadas na Educação Matemática, dialogam com diferentes contextos, como a etnomatemática, a resolução de problemas, a história da matemática e da educação matemática e com outras áreas do conhecimento, tais como: matemática, física, biologia, economia, geografia. Frente ao exposto, a temática deste evento enfatiza o fato de que apenas conhecendo e situando as diferenças é possível ampliar as discussões e avançar em direção à busca de novos rumos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática.
A comissão organizadora é presidida pelo professor Ademir Donizeti Caldeira do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Os procedimentos de inscrição, a programação e os procedimentos de envio de trabalhos devem ser consultados no site do evento, em www.ixcnmem.ufscar.br.