Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação neste mês de julho de 2016:
2 - OS ACOMPANHANTES
The Extra Man, Estados Unidos, 2012, comédia, 108 minutos
Direção: Shari Springer Berman e Robert Pulcini
Elenco: Kevin Kline, Paul Dano, Katie Holmes
O filme conta a história de Louis Ives, um jovem professor de literatura que ambiciona ser um escritor. Após um vergonhoso incidente na escola a qual lecionava em Princenton, Louis é demitido e muda-se para Manhattan. Lá ele passa a dividir um apartamento com Henry Herrison, um velho excêntrico e roteirista falido, e começa a trabalhar em uma revista de meio-ambiente, com televendas. Ele se encanta com Mary, sua companheira de trabalho, e descobre que seu colega de apartamento ganha a vida como acompanhante de ricas viúvas da alta sociedade.
Nesse ponto o jovem se interessa pela inusitada forma como Henry trabalha e passa a ser orientado e se aventurar com a atividade de seu mestre. Ives tenta também se aproximar de Mary, contudo sem muito êxito, pois ela começa a se relacionar com outra pessoa e seu interesse pelo jovem aparenta apenas ser profissional. Ao longo do filme Loius também descobre um estranho interesse por se travestir de mulher o que provoca algumas situações constrangedoras.
O filme explicita uma contraposição entre o passado e o presente, que é mostrada através da composição das imagens e pelo comportamento anacrônico de Louis Ives, e apresenta as peculiaridades de seus personagens, fazendo isso de uma forma cômica e divertida.
Caique Honorio Cardoso
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Relacionamento
Contém: Drogas lícitas, linguagem inapropriada
9 – NÃO HAVERÁ SESSÃO
16 – SÓ NOS RESTA CHORAR
Non Ci Resta Che Piangere, Itália, 1985, comédia, 107 minutos
Direção: Roberto Benigni e Massino Troisi
Elenco: Roberto Benigni, Massino Troisi, Iris Paynado
Saverio é um professor que passa por sérios problemas familiares quando sua irmã, abandonada pelo noivo americano, é internada em um hospital. Junto com seu amigo Mario, Saverio, ao voltar da visita ao hospital, acaba se perdendo e ambos retornam ao ano de 1492, em plena Itália renascentista.
Em meio aos costumes do século XV, os dois amigos, em um primeiro momento, se questionam sobre como vão voltar e como foram parar ali. Após o primeiro impacto, ambos ainda possuem perguntas importantes a serem respondidas: como poderão ganhar dinheiro? Como funciona um vaso sanitário? Existem americanos bons?
E desta forma descontraída os rapazes desbravam a vida cotidiana da Itália feudal que, pode-se afirmar, trata-se de outro planeta, com costumes e relações socias próprios do período histórico. Tal aventura pode ser vista como uma inversão da proposta do escritor americano Elliot S. Maggin que afirma que um homem vindo do passado veria o homem do século XXI como um deus. Caso essa afirmação seja verdadeira, como um homem do século XXI enxerga o passado? Ou ainda, como um homem do futuro enxergaria o presente?
Os diretores, desta forma, ousam revisitar o passado europeu, literalmente falando, com os olhos do presente, não hesitando em exibir as situações ridículas e absurdas das quais o ser humano era protagonista. Levando, dessa maneira, o espectador a se perguntar quais são os absurdos que protagonizamos hoje e quais deles serão vistos com um riso no rosto pelas futuras gerações.
Miguel Lopes da Silva Filho
LIVRE PARA TODOS OPS PÚBLICOS
Tema: Renascimento
23 – COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO
How to Mary a Millionaire, Estados Unidos, 1953, comédia, 95 minutos
Direção: Jean Negulesco
Elenco: Marilyn Monroe, Betty Grable, Lauren Bacall, William Powell
Logo de início, o espectador se depara com o levantar de cortinas vermelhas e passa os minutos iniciais do filme assistindo a apresentação de uma orquestra. Desta forma, o diretor não busca sinalizar o começo de uma obra de arte sem precedentes, mas sim, o pequeno espetáculo da vida humana.
A trama é centrada em três amigas, Loco, Pola e Schartze que buscam, a qualquer custo, casar com homens ricos. Para tanto, elas alugam um apartamento em uma região nobre da cidade de Nova York, procurando dar a melhor impressão para seus possíveis pretendentes. Mas, com o passar dos meses, a situação fica difícil para as jovens que acabam vendendo boa parte da mobília do apartamento para poderem se sustentar.
As garotas passam por uma série de desventuras, que, por mais de uma vez, botam o plano original em risco. Aos poucos, percebem que ter dinheiro não significa, necessariamente, ter caráter, ao conhecerem homens ricos que não possuem um senso moral claro, que se molda, muitas vezes, as necessidades de seu dinheiro. Relutam em aceitar que o príncipe encantado não seja de fato um nobre dono de muitas terras, e sim, um guarda florestal, um fugitivo, ou um frentista.
Partindo desse princípio, Como Agarrar Um Milionário, pode ser visto como uma tentativa de humanizar os contos de fadas, uma vez que o diretor Jean Negulesco apresenta uma narrativa comum aos contos infantis, mas composta por pessoas reais, ou pelo menos, as mais reais possíveis, com todos os personagens apresentando e, em certos momentos, exaltando seus defeitos e excentricidades.
No fim do filme, a orquestra volta a se apresentar para o espectador o qual assiste o fechar das cortinas. E assim se encerra o pequeno conto de fadas, ou melhor, conto de mulheres da década de 1950.
Miguel Lopes da Silva Filho
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Relacionamento
30 - E DEUS CRIOU A MULHER
Et Dieu... Créa La Femme, França, 1956, drama, 95 minutos
Direção: Roger Vadim
Elenco: Brigitte Bardot, Curd Jurgens, Jean-Louis Trintignant
Julliette é uma jovem órfã que por possuir menos de 21 anos está sob a tutela de um casal de senhores. Ela gosta de dançar e tem o hábito de andar descalça. Seu comportamento é bastante liberal para época, demonstrando toda sua sexualidade, o que provoca o desejo dos homens. Cansada do comportamento libertino da jovem, sua guardiã decide levá-la de volta ao orfanato, porém Eric Carradine, um senhor muito rico e apaixonado por Julliette, pretende fazer algo para que isso não aconteça.
Carradine decide então propor a Antoine, homem por quem a garota é apaixonada, que se case com ela, única forma de mantê-la na cidade. Contudo Antoine desdenha dessa proposta, suas intenções com Julliette são apenas de um envolvimento rápido e sem compromisso. Porém, Michel, irmão de Antoine que é secretamente apaixonado pela moça, decide aceitar o desafio e pede Julliette em casamento, que aceita seu pedido. Mesmo depois de casada ela mantém sua paixão por Antoine, mas agora ela também sente que ama Michel.
Jullite sempre guiada por seus instintos e despida da rigidez moral predominante da época não mede seus atos para se sentir feliz, e esse comportamento torna o casamento com Michel e o relacionamento com sua família mais difícil, o que gera alguns problemas durante a trama.
O filme causou bastante escândalo e chegou a ser censurado por ser contra a moral e os bons costumes e por ter cenas consideradas eróticas para época, e o biquíni, que até então era condenado por uma sociedade conservadora, passa a ser um sucesso devido à utilização por Brigitte Bardot em algumas cenas.
Caique Honorio Cardoso
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Contém: Violência
Tema: Relacionamento amoroso
O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772