Sexta-Feira
29 de Março de 2024
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Sempre que acho ter chegado ao fundo do poço, vem alguém e me joga uma pá."
(Garfield)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Confira a Programação do mês de Outubro/2016 do Cineclube CDCC
Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação neste mês de outubro de 2016.

USP São Carlos
30 de Setembro de 2016

A programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, realizada em outubro sob a coordenação do MCTIC, com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

A 13ª SNCT vai de 17 a 23 de outubro e tem como tema Ciência Alimentando o Brasil. A motivação para a escolha baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional da Leguminosas (AIL) 

1º – TOMATES VERDES FRITOS
Fried Green tomatoes, Estados Unidos, 1991, Comédia/Drama, 136 minutos
Direção: Jon Avnet
Elenco: Kathy Bates, Mary Stuart Masterson, Mary-Louise Parker, Jessica Tandy
O filme se passa em duas épocas distintas, em um primeiro momento, durante a década de 1990, é apresentada Evelyn Couch, uma dona de casa de meia idade que tenta salvar seu casamento, indo visitar, em um asilo, a tia de seu marido, que sempre a rejeita, fazendo com que ela conheça Ninny Threadgoode, uma senhora com muitas histórias para contar. Suas histórias giravam em torno da vida de duas mulheres dos anos de 1920 e 1930, Idge, sempre muito independente e “rebelde” e Ruth, que, ao contrário de Idge, era mais quieta e regrada e, apesar de tantas diferenças, tornam-se amigas inseparáveis.
Através dessas histórias que lhe são apresentadas, Evelyn se aproxima mais de Ninny, criando um laço cada vez maior com ela e se inspira na vida e decisões tomadas por Idge para renovar sua vida particular e matrimonial. Em suas histórias, Ninny conta sobre a sociedade formada por Idge e Ruth ao fundarem um restaurante e tratar igualmente a todos da pacata cidade de Whitle’s Stop, localizada ao Sul dos Estados Unidos, algo que provoca a ira em moradores menos tolerantes da cidade.
Após um crime mal desvendado pela polícia, um detetive de uma cidade próxima começa a frequentar o restaurante das duas amigas, uma vez que Idge é uma das suspeitas. Todos esses fatos e acontecimentos afetaram as vidas das duas amigas e agora, a de Evelyn também.
O filme aborda assuntos muito polêmicos como preconceito racial, violência doméstica e o machismo em ambas as épocas, mas trata de um assunto muito discutido, também na atualidade, a força da mulher, ainda mais se tratando de uma época mais longínqua. Outros temas abordados no filme são a amizade, a perseverança, a motivação e a mudança de hábitos.
Eric Martins da Silva
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Amizade e motivação
Contém: Violência, assassinato

8 – A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE
Willy Wonka and the Chocolate Factory, Estados Unidos, 1971, Fantasia, 100 minutos
Direção: Mel Stuart
Elenco: Gene Wilder, Jack Albertson, Peter Ostrum
O filme conta a história do jovem Charlie Bucket, um garoto comum que tem sua vida transformada ao encontrar um dos cinco bilhetes dourados que lhe permitirá fazer uma visita à fábrica de chocolate do senhor Willy Wonka.
A fábrica estava fechada havia vários anos, desde que Willy Wonka teve a fórmula de alguns de seus doces roubada por confeiteiros concorrentes que enviaram espiões entre os funcionários da fábrica. A partir de então, todos os empregados foram mandados embora, mas, ao contrário do esperado, os doces Wonka continuaram a ser produzidos. Quem ajudava o confeiteiro na produção acabou por se tornar um dos maiores mistérios que pairavam sobre Wonka e sua fábrica.
Charlie entra na fábrica, acompanhado por seu avô Joe, junto com os outros quatro vencedores. Durante a excursão as crianças acabam por desobedecer às ordens do anfitrião e se separam do grupo. As grandes questões a serem respondidas são: quem será o grande vencedor? Qual será o prêmio misterioso?
A obra busca fazer um resgate dos pequenos valores que são, muitas vezes, esquecidos ou deixados de lado devido à correria do cotidiano. Valores que ensinamos as crianças a cultivar, mas que, ao atingirmos a fase adulta, fingimos que não existem ou que não se aplicam mais a nós.
Tal intenção fica clara durante a trama devido ao comportamento das crianças em comparação ao comportamento de seus pais. Elas, inclusive Charlie, aparentam, em diversos aspectos, ser um reflexo da educação que lhes foram dadas, chegando ao ponto de apresentar alguns dos vícios e virtudes que seus familiares possuem. O filme mostra, dessa maneira, que a perda desses valores pode ser vista como o resultado de um ambiente familiar que desmerece a importância deles.
Durante sua estreia o filme não arrecadou o quanto era esperado apesar das críticas positivas. Mas, em 2014, a obra foi selecionada para preservação no Registro Nacional de Filmes da Biblioteca do Congresso dos EUA por ser considerado culturalmente, historicamente e esteticamente significante.
Miguel Lopes da Silva Filho
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Espetáculo musical

15 – COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE
Como Agua Para Chocolate, México, 1992, Drama, 113 minutos
Direção: Alfonso Arau
Elenco: Marco Leonardi, Lumi Cavazos, Regina Torné
Em um primeiro momento, o espectador conhece a sobrinha-neta de Tita, a personagem principal, que acaba por nos contar a história de sua família começando pelo nascimento de sua tia-avó. A partir desse instante, o público é guiado até ao México do início do século XX e passa a acompanhar a vida de Tita.
A jovem, que já dentro do útero chorava quando sua mãe cortava cebolas, nasce em cima da mesa da cozinha durante o preparo do jantar. Logo após, a criança perde o pai, que não suportou a ideia de ter sua paternidade questionada por amigos. Com isso, Tita se torna alvo de uma tradição local que obrigava a filha mais nova de um casamento a cuidar de sua mãe até que esta morresse, sendo condenada a nunca se casar.
Com o passar dos anos, a jovem cresce e se apaixona por Pedro. O jovem corresponde seu amor, mas, ao pedir sua mão em casamento, tem seu pedido vetado. Pedro recebe a proposta de se casar com uma das irmãs de Tita e a aceita pois, assim, poderia estar perto dela.
Ao contar a trajetória da jovem, o filme busca realizar uma crítica às tradições. Questiona a sua aplicação em contextos históricos diferentes dos quais foram criadas, sobretudo, quando elas afetam diretamente na liberdade de escolha de cada indivíduo. A obra, por outro lado, não busca realizar uma negação completa da tradição, pelo contrário, ela reconhece sua importância. Mensagem que pode ser captada pelo público em situações sutis da trama como, por exemplo, no uso de medicamentos naturais, ao invés de remédios farmacêuticos.
Utilizando como plano de fundo a Revolução Mexicana, o filme afirma a necessidade da revolta individual perante as injustiças, estejam elas presentes nas tradições ou em alguma outra relação social. E mostra que, a partir do momento em que começamos a nos indignar perante as injustiças, acabamos por nos tornar mais humanos.
Miguel Lopes da Silva Filho
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Amor Impossível
Contém: Nudez, relação íntima, violência

22 – SUPER SIZE ME
Super Size Me, Estados Unidos, 2004, Documentário, 96 minutos
Direção: Morgan Spurlock
Elenco: Morgan Spurlock, Alexandra Jamieson, Dr. Lisa Ganjhu
Com o intuito de alertar sobre os perigos causados por uma dieta composta por uma excessividade de fast food, Morgan Spurlock se alimenta, durante 30 dias com três refeições por dia, apenas de comida provida da maior rede de fast food do planeta, o McDonalds. Para que os efeitos causados pela grande quantidade de gordura, sais e açucares não tenha um efeito devastador em seu corpo, Morgan se utiliza de alguns especialistas para ter um maior controle de como seu corpo está reagindo. Ele chama a atenção por ter um condicionamento físico muito bom em relação à média de homens da sua idade, sendo assim, já são esperados grandes malefícios para o seu corpo durante o próximo mês.
Spurlock se limita a ingerir apenas alimentos do McDonalds, inclusive a água, e impõe regras para que sua opinião e desejo não influencie na hora da análise de como seu corpo se comportou e evoluiu durante a dieta, como, por exemplo, só aceitar a opção “gigante” quando lhe for oferecido.
O documentário enche o telespectador de dados sobre obesidades causadas, principalmente, por uma dieta rica em gordura e açucares. Esses produtos em excesso podem causar tantos malefícios quanto as drogas, que causam dependência, doenças psicológicas e emocionais.
O diretor e principal personagem do documentário, cita também os processos recebidos pelas empresas de fast food, por seus clientes que se dizem lesados pelos restaurantes e os acusam de negligência no tratamento com clientes, alegando que a culpa da obesidade tem grande influência dos fast food.
Morgan tem o objetivo de informar e chamar a atenção das pessoas para um problema mundial que vem tomando cada vez mais proporção na sociedade é a segunda maior causa de mortes evitáveis e ainda pode subir no ranking. Sendo um assunto polêmico, Spurlock nos traz todos os malefícios que podem ser causados por uma dieta desse tipo, que muitas pessoas no mundo já aderiram em seu cotidiano.
Eric Martins da Silva
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Dieta e saúde

29 – NÃO HAVERÁ SESSÃO

Apoio Cultural: Hi Fi Discos & Mídia

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772


publicidade
1
2
3
4
slide


:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.