Sábado
20 de Abril de 2024
Dia do Diplomata  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Aquele que não raciocina é um fanático; aquele que não pode raciocinar é um tolo; aquele que não ousa raciocinar é um escravo!"
(Sir Drummond)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Confira a programação de Junho 2016 do Cineclube CDCC

USP São Carlos
2 de Junho de 2016

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação neste mês de junho de 2016:

4 – O MISTÉRIO DE KASBAH
Kasbah, Espanha/Argentina, 2000, Drama, 94 minutos
Direção: Mariano Barroso
Elenco: Ernesto Alterio, Natalia Verbeke, José Sancho, Elena Ballesteros
O Mistério de Kasbah retrata a vida de Mário, um jovem ambicioso e dedicado ao seu trabalho. Após trabalhar por vários anos em uma empresa no Marrocos, ele consegue ser promovido e retornar à Espanha. Mas, quando está próxima de retornar ao seu país, ele recebe o seu último trabalho: receber Laura, filha de seu chefe, que acabara de chegar de viagem.
Laura, porém, desaparece de forma misteriosa após a última ida de Mário ao Kasbah (centro de comércio local), obrigando-o a percorrer o país em sua procura. Sendo ele o principal suspeito do desaparecimento, diversos problemas irão aparecer durante sua jornada, colocando-o frente a frente com alguns personagens do seu passado que irão despertar dois extremos: seu lado ruim e seu lado bom. Um desses personagens é Alix, jovem dançarina e modelo, que busca no Marrocos aventura e diversão. Após o reencontro, os dois passam a procurar Laura juntos, despertando uma paixão repentina durante o trajeto, provocando drásticas mudanças em seu futuro. Victor, outro personagem de seu passado, ex-militar de nacionalidade misteriosa e extremamente racista, é contratado por seu chefe a fim de encontrar Laura e também evitar que ele a encontre primeiro.
Após o encontro com esses personagens, ele terá que acertar contas com seu passado, presente e futuro.
O filme trás consigo todas as características do Marrocos, como os costumes e principalmente a forma de comércio local. A questão da imigração é abordada com cautela, levando em consideração o comportamento do imigrante e até mesmo sua naturalidade, onde esses fatores podem despertar reações positivas ou até mesmo negativas da população e autoridades locais.
Renan Strano de Oliveira
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Desaparecimento
Contém: Violência, assassinato

11 – A INGLESA E O DUQUE
L’Anglaise et le Duc, França, 2002, Drama, 129 minutos
Direção: Eric Rohmer
Elenco: Lucy Russell, Jean-Claude Dreyfus, Alain Libolt, Charlotte Véry
Grace Elliot é uma aristocrata escocesa amante dos ideais absolutistas que vive em Paris em plena Revolução Francesa. A jovem, apesar das divergências políticas, nutre uma profunda amizade pelo Duque de Orléans, primo do rei Luís XVI e grande defensor das ideias democráticas.
Com o passar dos anos, a situação de Grace fica cada vez mais difícil, chegando ao ponto de se tornar inviável para jovem permanecer na capital francesa. Mudando-se para o campo, ela acredita que a revolução apenas serviu para mostrar a face bárbara e o egoísmo que o ser humano possui em sua essência, concordando, desta forma, com as ideias propostas pelo filósofo contratualista Thomas Hobbes que ao afirmar que “o homem é o lobo do homem” confirma a necessidade de um soberano absoluto para a manutenção da ordem.
Por outro lado, o Duque de Orléans se envolve ativamente com os acontecimentos da Revolução, afirmando que seu primo traiu o povo francês ao deixá-lo à mercê da fome e da pobreza. Mas, com o passar dos anos, o duque passa a temer tanto por sua vida quanto pela a de Grace, pois compreende que a luta, que começou com os ideais de emancipação do povo francês, terminou apenas colocando outra classe no poder: a burguesia. E esta estava disposta a tudo para não perder os privilégios que acabara de conquistar.
Apresentando este embate político-filosófico como um dos pilares em que o filme se sustenta, o diretor ainda busca prender a atenção do público com uma elegante arte visual que trás ao espectador a sensação de estar presenciando uma pintura ganhar vida.
Desta forma, ao retratar a vida de Grace em meio a um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade e ao demonstrar a relação existente entre a vida pública e privada, o diretor Eric Rohmer mostra que uma história, ou um momento histórico, pode e deve ser recontado, desde que, quem a conte se apresente disposto a fazer isso de uma forma inovadora, buscando sempre despertar a curiosidade e o senso crítico do público.
Miguel Lopes da Silva Filho
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Revolução
Contém: Violência, exposição de cadáver

18 – TRÊS MUNDOS
Trois Mondes, França, 2012, Drama, 101 minutos
Direção: Catherine Corsini
Elenco: Raphaël Personnaz, Clotilde Hesme, Arta Dobroshi, Reda Kateb
Três Mundos apresenta um mesmo evento através de três pontos de vista diferentes, o acontecimento em questão é o atropelamento de Adrian, um moldávio que vivia e trabalhava ilegalmente em Paris.
O primeiro mundo com o qual o espectador observa acidente é o de Al, um rapaz que se esforçou muito para chegar aonde chegou. Vindo de uma família humilde, ele acaba por se tornar dono de parte da concessionária de veículos onde trabalhava ao decidir se casar com a filha de seu antigo chefe. Al é o jovem que, incentivado pelos seus amigos, não presta socorro após atropelar Adrian.
O segundo mundo é protagonizado por Juliette uma estudante de medicina que divide o apartamento na capital francesa com sua colega de faculdade e possui um relacionamento complicado com seu namorado Frédéric do qual está grávida de três meses. Juliette é a jovem que assiste ao acidente de sua varanda e corre para ajudar Adrian.
O terceiro mundo é composto pelos familiares de Adrian, imigrantes da Moldávia para os quais o governo francês ainda não concedeu o visto apesar de estarem há anos no país, o que os obriga a aceitarem trabalhos clandestinos mal remunerados.
É a partir destas três perspectivas e de como elas se relacionam que o filme se desenrola e busca discutir temas sociais e filosóficos importantes, como a questão dos imigrantes ilegais na França e como o governo busca contornar esta situação, a questão da morte e de como o ser humano a encara tanto pessoalmente quanto filosoficamente. Neste ponto, o próprio filme faz menção ao filósofo alemão Martin Heidegger que, em seus trabalhos, afirma que ao encarar a morte o ser humano abre a possibilidade para uma vida autêntica, já que esta se apresenta como princípio de individualização do ser humano.
Baseado na experiência própria da diretora Catherine Corsini que aos doze anos foi atropelada por um veículo que fugiu sem prestar socorro, Três Mundos foi indicado para melhor filme na amostra paralela do Festival de Cannes de 2012.
Miguel Lopes da Silva Filho
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Acidente
Contém: Conteúdo sexual, drogas lícitas, violência

25 – DOIS DESTINOS
Cronaca Familiare, França/Itália, 1962, Drama, 115 minutos
Direção: Valerio Zurlini
Elenco: Marcello Mastroianni, Jacques Perrin, Sylvie, Salvo Randone
O filme se inicia com uma ligação para o jornalista e escritor Enrico, que é informado da morte de Lorenzo, seu irmão mais novo. Abatido, ele retorna a casa e passa a relembrar o passado e a relação que mantinha com o irmão.
O espectador ao poucos fica a par da situação em que os irmãos se encontravam. Separados na infância, Enrico foi criado por sua família e nunca teve acesso a uma boa educação. Já o pequeno Lorenzo foi educado pelo empregado de um importante barão o qual o auxiliou em seus estudos e permitiu que vivesse uma infância e juventude cercada de luxos. Devido às diferenças, os garotos se afastaram e passaram anos sem se ver, ao ponto de Enrico afirmar para si mesmo que perdera o irmão e a mãe no parto. Mas, graças a uma série de acontecimentos alheios a vontade de ambos, eles se reencontram e precisam apoiar um ao outro para enfrentar as adversidades que a vida colocou em seus caminhos.
A mudança de atitude entre eles é notável e emocionante. Como estranhos, com apenas o laço sanguíneo que os une, eles começam a desenvolver um grande afeto um pelo outro, um afeto que compensará todos os anos em que não estiveram juntos.
Com Dois Destinos, o diretor Valerio Zurlini não busca mostrar que “o sangue fala mais alto” como alguns podem pensar, mas sim que o amor e o afeto são construídos a partir do convívio e da empatia, quando o ser humano se abre para com o próximo de forma verdadeira, é capaz de criar laços mais fortes que o sangue.
O diretor ousa ainda em fazer uma pequena e interessante análise sobre a vida ao colocar dois homens solitários para enfrentarem o ato mais solitário da vida humana: a morte. Esta foi a receita encontrada para criar um filme premiado com o Leão de San Marcos (Leão de Ouro) no festival de Veneza de 1962.
Miguel Lopes da Silva Filho
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Relações familiares
Contém: Morte

O CDCC fica na Rua nove de julho, 1227, Centro.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772


publicidade
1
2
3
4
slide


:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.