Quinta-Feira
25 de Abril de 2024
Dia do Contabilista  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades e verá que a paz nascerá dentro de você"
(Pastorino)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Docente universitária de São Carlos é premiada pela principal instituição da área de Química
Vânia Zuin, da UFSCar, recebeu o VII Prize for Atmospheric and Green Chemistry, concedido pela International Union of Pure and Applied Chemistry

clique para visualizarUFSCar
19 de Setembro de 2014

A busca pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis é necessária diante dos limitados recursos naturais e dos impactos dos resíduos químicos eliminados em diversos processos produtivos. Nesse contexto, surgiu a filosofia da Química Verde, com foco na criação e aplicação de produtos e procedimentos para reduzir ao máximo o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente.

Na UFSCar, estudos e projetos coordenados pela professora Vânia Zuin, do Departamento de Química (DQ), abordam a Química Verde nos âmbitos da pesquisa, ensino e extensão. Vânia salienta o esforço conjunto de docentes, estudantes de diversas áreas e pesquisadores em ampliar os conhecimentos e aplicações químicas com resultados mais positivos para o meio ambiente. “Desde os anos 2000, os professores do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química com linhas aderentes à esta filosofia, além das próprias pesquisas, têm proposto uma série de atividades como congressos internacionais e nacionais, seminários, workshops, escolas de verão, dentre outras iniciativas voltadas aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores de Educação Básica da rede pública de ensino, técnicos e os próprios professores e pesquisadores da instituição”, destaca.

A diversidade de temas abordados na Química Verde também reflete no perfil dos pesquisadores do grupo da UFSCar, composto por estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Química, Ciências Biológicas e Ambientais. “A Química Verde mais radical exige, além de um profundo conhecimento dos conteúdos de Química, já que objetiva propostas sócio-ambientalmente mais adequadas, o diálogo com outras áreas do conhecimento. Apenas para citar um exemplo deste sentido radical, a seleção dos contextos de estudo mais promissores a serem investigados ocorre por excelência quando compreendemos os alcances de uma dada realidade, algo que as ciências humanas podem possibilitar”, observa.

Para Vânia, o desenvolvimento de pesquisas norteadas pelos princípios da Química e Engenharia Química Verde é fundamental, principalmente no Brasil que tem um imenso potencial com a diversidade e quantidade de biomassa. “As pesquisas neste âmbito podem ter como meta principal a proposição de alternativas mais verdes ou ainda o emprego de tecnologias sabidamente menos impactantes ao ambiente para o estudo de um determinado problema ou questão relevante. Neste sentido, trata-se de uma escolha do pesquisador que, dada a condição atual de recursos reduzidos, deve ter uma conduta cada vez mais adequada e responsável, independentemente de sua área de atuação”, defende a docente.

História
A Química Verde adota um conjunto de conhecimentos que visam a redução nos impactos ambientais, a partir da otimização no uso de matérias primas e eliminação de resíduos, utilização de solventes e compostos mais seguros e inócuos. As primeiras iniciativas surgiram no início da década de 1990, nos Estados Unidos, com a Lei de Prevenção à Poluição e o programa “Rotas Sintéticas Alternativas para a Prevenção de Poluição”, lançado pela agência ambiental estadunidense, a Environmental Protection Agency (EPA). No âmbito acadêmico, a relação entre a Química e o meio ambiente ganhou espaço com o estabelecimento do Consórcio Interuniversitário Química para o Meio Ambiente, na Itália, com a reunião de pesquisadores e organização de cursos.

No Brasil, a UFSCar foi pioneira na abordagem da Química Verde, na década de 2000, juntamente com a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade de São Paulo. Além dos professores do Departamento de Química, a UFSCar também conta com estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação em Química e Educação, por exemplo, pelos Grupos de Pesquisa em “Produtos Naturais”, “Química Verde, Sustentabilidade e Educação” e “ Educação Científica”, sendo os dois últimos coordenados pela professora Vânia, com a participação de pesquisadores de pós-graduação e iniciação científica das áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Educação. “A inserção da Química Verde no ensino superior já vem ocorrendo, seja na graduação ou pós-graduação, não apenas na forma de eventos isolados no Brasil. Vários professores já têm esta preocupação e, lentamente, há a institucionalização destes conteúdos verdes, ou seja, a introdução da temática em sala de aula e nos laboratórios de ensino e pesquisa”, descreve a professora.

Vânia destaca que a UFSCar é hoje uma referência na área, principalmente após o seu envolvimento para a criação da seção de Química Verde na Sociedade Brasileira de Química (SBQ), coordenada em parceria com o professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química da Universidade de Campinas (Unicamp), que amplia o incentivo a novas pesquisas e divulgação de trabalhos realizados.

Outro passo importante para o aumento da relevância da UFSCar na área de pesquisa foi a produção editorial. Em 2009 as professoras Vânia Zuin e Arlene Corrêa, ambas do DQ, organizaram o livro “Química Verde: fundamentos e aplicações”, publicado pela EdUFSCar. A obra conta com textos que abordam o emprego de produtos e processos químicos para a redução ou eliminação no uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. “O livro, que recebeu o 52º prêmio Jabuti de Bronze na categoria “Ciências Exatas, Tecnologia e Informática” da Câmara Brasileira do Livro, mostrou o que nós, editoras e autoras, mas também todos os autores envolvidos tínhamos realizado em nossas trajetórias acadêmicas, que perpassam a UFSCar. Hoje há pesquisadores em vários departamentos e programas de pós-graduação nos quatro campi da UFSCar com grande multiplicidade de enfoques”, analisa a docente.

Reconhecimento
No mês de agosto, a professora Vânia Zuin, do DQ, recebeu o "VII Prize for Atmospheric and Green Chemistry", concedido pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC, em português, União Internacional de Química Pura e Aplicada), a principal instituição mundial da área de Química. O prêmio foi concedido durante a 5th International IUPAC Conference on Green Chemistry, realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, em Durban, na África do Sul. Zuin também é coordenadora da Seção de Química Verde da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e foi reconhecida por sua contribuição ativa em estudos na área de Química Verde.

O “Prize for Atmospheric and Green Chemistry” foi concebido em 2008 pelo comitê de Pesquisas em Química Aplicadas às Necessidades Mundiais (CHEMRAWN) da IUPAC e é considerado pela comunidade científica como um dos mais importantes no reconhecimento a projetos de desenvolvimento e inovação em Química Verde do mundo. O Prêmio tem como objetivo reconhecer jovens pesquisadores que contribuem ativamente para a pesquisa em países emergentes ou em desenvolvimento, além de ser fonte de inspiração para os estudiosos da área que colaboram para a promoção de práticas sócio-sustentáveis em todo o planeta. Para a professora Vânia, o reconhecimento representa também o sucesso individual e coletivo, além de ampliar a reputação do Brasil no cenário científico internacional. “O Prêmio foi também um espelho que mostrou não apenas um pouco da minha essência e imagem, mas também das pessoas e instituições que compõem este mundo que constituo e me cerca”, afirma.

Vânia reforça ainda que o Prêmio possibilitou a reflexão acerca da produção acadêmica e as diversas variáveis presentes no cotidiano dos pesquisadores. “O Prêmio me permitiu refletir sobre muitas questões: primeiro, a importância e complexidade da temática; segundo, vivemos em um ambiente altamente competitivo, algumas vezes até desleal, mas que acaba desnudado com o tempo; a questão do gênero, ou seja, ser uma pesquisadora num contexto basicamente masculino, onde as réguas para medir a produção acadêmica são as mesmas independentemente das demandas e cobranças diversas; o fato de pertencer a um país belamente complexo e emergente, em que temos que lutar para encontrar as formas mais justas e inclusivas de fazer crescer o conhecimento científico de qualidade e possibilitar o seu ensino em todos os níveis e modalidades; as diferentes formas de publicação que temos acesso e participamos, como artigos científicos em revistas, livros e demais veículos de impacto, que mostram apenas parte de um currículo”, analisa.

Desde dezembro de 2013, Vânia é professora convidada e pesquisadora honorária no "Centro de Excelência em Química Verde" da Universidade de York, no Reino Unido, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Para a professora, a possibilidade de desenvolver projetos acadêmicos em centros renomados é uma grande oportunidade para trocar experiências e conhecer novas tecnologias, aplicações e linhas de pesquisas. Além disso, a participação da docente nas atividades da Universidade de York também permite o intercâmbio de pesquisadores, que amplia as discussões acerca da Química Verde. Atualmente, Vânia está envolvida com estudos relacionados à análise e aplicação de biomassa residual brasileira em diferentes contextos.

Mais informações sobre os estudos podem ser obtidas pelo email vaniaz@ufscar.br.

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Veja também
02/11/2014 - EdUFSCar lança vários títulos no VI Congresso Brasileiro de Educação Especial
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.