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EESC/USP: Novo superintendente fala sobre os rumos da TI na Universidade

clique para visualizarUSP São Carlos
13 de Maio de 2015

Professor do Departamento de Ciência da Computação, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), João Eduardo Ferreira está à frente da Superintendência de Tecnologia da Informação desde o dia 4 de dezembro do ano passado. Nessa entrevista, Ferreira fala um pouco sobre a nova estrutura da TI na USP, sobre os problemas a serem enfrentados e sobre os projetos que já estão em desenvolvimento.

A Resolução nº 7.025, de 3 de dezembro de 2014, dispõe sobre a nova estrutura da gestão da Tecnologia da Informação na Universidade. Como a TI está organizada na USP?
João Eduardo Ferreira – A atual estrutura funcional de TI é formada por um Conselho Deliberativo, responsável por definir metas e pelo planejamento estratégico das ações de TI, como um instrumento de viabilização e apoio às atividades-fim da Universidade; a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que coordena as atividades de TI; o Conselho Gestor da STI, que projeta, desenvolve, implanta e mantém todas as atividades de interesse comum relacionadas à área; e os Centros de Tecnologia da Informação (CeTI), responsáveis pela coordenação das atividades regionais. Temos quatro CeTIs: em São Paulo (CeTI-SP), em Ribeirão Preto (CeTI-RP), em São Carlos (CeTI-SC) e em Piracicaba (CeTI-LQ). Recentemente foi formado um núcleo em Bauru, na Prefeitura do Campus, para atender a necessidade de intensificar a ação colaborativa de TI nessa região.

Como a STI ajuda a Universidade no desenvolvimento de suas atividades-fim?

JEF – A nova gestão de TI da USP quer priorizar e evoluir tecnicamente em três classes de atividades ou serviços computacionais – Conectividade, InterNuvem, Sistemas – para que as atividades-fim da Universidade possam ser realizadas de maneira mais eficiente e com qualidade. Por Conectividade entendemos todos os serviços de rede e telefonia; InterNuvem é o conjunto de serviços que oferece infraestrutura para o armazenamento e o processamento de dados; já Sistemas são os serviços que apoiam as atividades de controle operacional dos processos administrativos e acadêmicos, bem como indicadores de apoio à tomada de decisões.

O que podemos esperar da atual gestão da STI?

JEF – Nessa gestão, esperamos fortalecer e racionalizar as atividades de TI, tendo como meta principal a implantação de três eixos de ação: organizar e especializar as equipes nas três competências de serviços computacionais (Sistemas, Conectividade e InterNuvem); promover forte integração entre as equipes dos campi do interior e da capital; e atender às demandas de TI de forma unificada, priorizando o uso racional e sustentável de recursos computacionais, e promovendo a crescente especialização e atualização tecnológica dos recursos humanos que atuam na área.

Na sua opinião, quais são os principais desafios enfrentados pela STI atualmente?

JEF – Os principais desafios estão relacionados ao uso racional e sustentável dos recursos computacionais e a evolução técnica dos recursos humanos. Por exemplo, atualmente precisamos criar um critério de utilização dos recursos de processamento de alto desempenho e armazenamento de dados para os pesquisadores da USP, de modo a viabilizar a atualização e ampliação tecnológica da infraestrutura. Também temos ainda dificuldades para especificar e formalizar os processos acadêmicos e administrativos de forma objetiva, com grande aderência às necessidades do usuário final e, em seguida, transformá-los em sistemas computacionais que possam evoluir mais rapidamente, de acordo com novas funcionalidades.

Quais os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Superintendência?

JEF – Além das atividades de manutenção da infraestrutura computacional existente, temos importantes projetos em andamento na STI e todos estão em consonância com as metas descritas no Plano de Metas da USP para 2015. Entre eles, podemos destacar alguns, organizados por competência. Na Conectividade, estamos: 1) replicando os roteadores do campus da Capital para aumentar a resiliência da USPnet; 2) especificando, junto com a Superintendência de Segurança e a Prefeitura do Campus da Capital, o projeto para implantação e monitoramento por câmeras; 3) criando um projeto para conexão via fibra ótica apagada entre capital e interior cujo principal objetivo é a redução de custos e melhoria da qualidade da conectividade. Na InterNuvem estamos: 4) regularizando e aprimorando os serviços de hospedagem da infraestrutura computacional; 5) reduzindo os custos de software para gerenciamento da InterNuvem, com a internalização e o desenvolvimento local de configurações e serviços específicos para InterNuvem; 6) automatizando e qualificando os serviços de monitoramento dos recursos computacionais para viabilizar seu uso racional e sustentável; 7) otimizando os serviços de e-mail USP. Em Sistemas, temos duas frentes em andamento: 8) desenvolvimento de sistemas de Informação para apoio aos processos administrativos e acadêmicos, tais como o Portal de Convênios, a Gestão da Execução de Recursos Financeiros para Projetos Orçamentários e Extra-Orçamentários, a Integração dos Sistemas Marte e Mercúrio, o novo Núcleo do Sistemas Janus, a automatização dos processos de alteração curricular na Graduação, e o desenvolvimento de aplicativos de computação móvel para acessos aos sistemas corporativos; 9) desenvolvimento de indicadores para apoio à tomada de decisões, tais como os indicadores das atividades-fim da Universidade, da Comissão Permanente de Avaliação e os indicadores para gestão administrativa e financeira.

Em relação à InterNuvem USP, há projetos para a sua ampliação?

JEF – Em um primeiro momento não. Agora queremos organizar a segunda fase do uso dos recursos computacionais, que tem como principal objetivo viabilizar o uso racional e sustentável do parque computacional já instalado. Nesta fase, está previsto o contato com as agências financiadoras e com os pesquisadores, de modo a reduzir o custo de implantação de recursos computacionais. Atualmente, por exemplo, a cada R$ 50.000,00 que um pesquisador recebe de uma agência financiadora para compra de computadores (servidores de dados e processamento), a USP gasta, pelo menos, R$ 100.000,00 em infraestrutura para ar condicionado, energia elétrica, espaço físico e recursos humanos. Precisamos urgentemente racionalizar esses gastos, fortalecendo e evoluindo o uso colaborativo de recursos computacionais oferecidos pela InterNuvem.

Quais os canais disponíveis para a comunidade uspiana entrar em contato com a STI?

JEF – Além das informações disponíveis no site da STI, temos as opções de atendimento pelo telefone: (11) 3091-6400; pelo e-mail: atendimentosti@usp.br; e por solicitação de serviços especializados (http://atendimento.sti.usp.br). Além disso, a STI também disponibiliza opções de contato pela sua Ouvidoria, que atende pelo telefone: (11) 3091-1818; pelo e-mail: ouvidoriasti@usp.br; e pela internet.

Por Assessoria de Imprensa da USP

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