Quinta-Feira
28 de Março de 2024
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Fazer dinheiro é arte, trabalhar é arte, e bons negócios são a melhor arte de todas."
(Andy Warhol)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Especialista em Crises Hídricas, José Galizia Tundisi participa de audiência pública
Ministério Público Federal e Estadual reúnem especialistas, organizações e sociedade para ouvir sobre os prejuízos da crise para instruir inquéritos e ações; população pobre é a mais prejudicada

Rede Brasil Atual
23 de Agosto de 2015

A crise hídrica não é só um problema de falta de água, e sim de falta de gestão e de planejamento. Mesmo com abundância de recursos hídricos vamos continuar tendo problema se não houver planejamento e gestão integrada. A afirmação foi feita na manhã de quinta-feira (20) por um dos maiores especialistas em gerenciamento de recursos hídricos e recuperação de reservatórios do país, José Galizia Tundisi. “Há uma crise, a crise é séria e é preciso transparência quanto à sua dimensão e persistência”, ressaltou, chamando atenção para a amplitude da situação que afeta toda a economia do estado mais rico da federação. “Até os bancos estão preocupados com a crise. Eles temem que seus clientes produzam e vendam menos e se tornem inadimplentes.

Orientador em programas de mestrado e doutorado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretor do Instituto Internacional de Ecologia, na mesma cidade do interior paulista, ele foi um dos especialistas presentes à audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal e Estadual, Ministério Público do Trabalho em São Paulo e a Defensoria Pública estadual. A audiência, que prossegue amanhã, ao longo de todo o dia, acontece dois dias após a declaração oficial pelo governo de Geraldo Alckmin de que a bacia hidrográfica do Alto Tietê, que compreende toda a Região Metropolitana de São Paulo, está em “situação de criticidade hídrica”.

Tundisi destacou que a redução no fornecimento de água está diretamente associada ao aumento da degradação da qualidade, o que coloca em risco a saúde da população. O problema pode ser enfrentado com investimentos para a proteção dos mananciais. “Estudos mostram que quanto menor a cobertura vegetal nos mananciais, maior o custo com tratamento de água”, disse.

Transparência e gestão compartilhada

Ele criticou a centralização da gestão hídrica, principalmente num momento crítico, e defendeu a gestão integrada dos recursos hídricos, incluindo a população. “São necessários planos de contingência e medidas de longo prazo, como o tratamento de esgoto. Falta água porque não tratamos o esgoto."

Esse aspecto ressaltado pelo especialista de São Carlos, aliás, foi central na fala do professor da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e especialista e crises hídricas Richard Palmer. “Quando o público é chamado, tende a responder. Não envolver a população é um convite à falência do sistema”, resumiu o norte-americano, que tem participado de seminários promovidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para discutir o problema.

O coordenador desses trabalhos na Unicamp é o professor e especialista em recursos hídricos Antônio Carlos Zuffo. Ele e Tundisi tem assessorado voluntariamente toda a atuação dos promotores de Justiça do Meio Ambiente que investigam o alcance e responsáveis pela crise.

Zuffo falou principalmente sobre a situação crítica dos reservatórios do sistema Cantareira. Segundo ele, o Sistema Cantareira não consegue mais regularizar a vazão de 36 metros cúbicos por segundo, volume que baseou a partilha de água definida em 2004, quando foi renovada a outorga do sistema. Na época, as Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) obtiveram o direito a 5 metros cúbicos por segundo e a Grande São Paulo de 31 metros cúbicos.

A manutenção dessa vazão é o que a Sabesp pleiteia na renovação da outorga, prevista para outubro. De acordo com Zuffo, está para ser outorgada uma vazão que não vai ser atendida. "A vazão hoje é metade do que era quando os reservatórios foram construídos. O sistema não tem capacidade”, alertou.

Curva de aversão

"Existem períodos longos de precipitações mais altas, com maiores extremos de precipitações, havendo necessidade de volumes maiores para a regularização de vazões. Os volumes do sistema Cantareira, baseado no histórico de registros de 1930 a 2013, regulariza somente 32 metros cúbicos", afirmou. 

Ele voltou a criticar o descumprimento da chamada curva de aversão ao risco, um acompanhamento da evolução ao longo do tempo que permitiria controlar a quantidade de água a ser retirada. “A renovação da outorga de captação no Cantareira previa uma curva de aversão ao risco. Se esse alerta de risco tivesse sido obedecido nós não estaríamos nesta situação hoje.”

Entre os presentes que se manifestaram, não havia nomes de representantes da Sabesp nem do DAEE. O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu Gillo, disse que a atual crise expõe, entre outras fragilidades da gestão, a falta de diálogo entre os comitês de Bacia, dos gestores com os usuários e também da indefinição nas novas regras de outorga, que deverá ser assinada em outubro. De acordo com ele, a agência vai realizar audiências públicas para avançar na definição das normas – o que para ele é uma questão mais política do que técnia.

Produção de provas

O objetivo dos procuradores e promotores de Justiça é colher relatos sobre o impacto da falta de água na vida dos paulistas, sobretudo os mais pobres, para produzir provas para as dezenas de inquéritos e ações civis públicas em andamento. Só no Ministério Público estadual  há mais de 50 deles, que apuram rodízio, desperdício, racionamento, qualidade da água, nível dos reservatórios, transparência de informações, improbidade e impacto ambiental.

Há pelo menos 11 contratos milionários da Sabesp, todos sem licitação, baseados na emergência da crise, sendo investigados no Ministério Público de Contas de São Paulo. Já o Ministério Público do Trabalho apura a terceirização na Sabesp. No entendimento dos procuradores, o trabalho deveria ser feito pela própria empresa. E a Defensoria já se prepara para atender a população mais vulnerável, já que, na crise ambiental, os mais prejudicados são os mais pobres, com a sobretaxa e a exposição a doenças pela água contaminada.

No período da tarde, procuradores e promotores ouviram prefeitos, vereadores, sindicalistas, lideranças comunitárias e demais interessados. A lista de temas é tão ampla quanto as implicações da crise hídrica, que extrapola a falta de água: falta de tratamento do esgoto e saneamento básico, adoção das sobretaxas, falta de transparência do governo e de informações sobre o esvaziamento dos reservatórios, rodízio feito às ocultas, racionamento implícito e redução da pressão nas regiões mais carentes do estado, dificuldade de acesso ao monitoramento da qualidade de água, riscos à saúde e seu impacto no Sistema Único de Saúde, informações sobre planos de contingência e as obras emergenciais anunciadas pela Sabesp, previsibilidade da crise e a falta de medidas preventivas, estruturais e de longo prazo a serem adotadas pelos órgãos de gestão e fiscalização, as repercussões da crise de energia, contratos firmados com as grandes empresas sem licitação, impactos negativos às comunidades tradicionais, garantia do fornecimento aos serviços públicos essenciais, como escolas e hospitais, além do acolhimento à população em situação de rua e as demais entidades de atenção e acolhimento de populações vulneráveis.


publicidade
1
2
3
4
slide


:: Veja também
20/10/2015 - Depois da Água, gestão do lixo pode ser o novo centro de crise no Brasil
08/09/2015 - Vereador Penha busca melhorias no trevo de acesso aos bairros Santa Maria e São Carlos VIII
28/08/2015 - Vereador Lineu pede limpeza em praça e terreno no bairro Lagoa Serena
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.