Dando início ao projeto Feedback do curso de Publicidade e Propaganda a primeira aluna a ser entrevistada é Natália Martins, formada em 2015, que hoje trabalha como Analista de Tecnologias para Marketing na Agência F.biz.
“Decidi cursar Publicidade e Propaganda pelo grande leque de possibilidades de atuação. Por ser tão plural, habilidades e características que em outras áreas são vistas como antagonistas, se complementam. A criatividade, o pensamento analítico e a comunicação permitem que o profissional atue com fotografia, mídia, tecnologia, pesquisas acadêmicas, redação, departamentos de marketing de grandes corporações e em dezenas de outros setores.”, contou a ex-aluna.
De acordo com ela, o curso apresenta de forma abrangente as possibilidades de atuação do profissional de Publicidade e Propaganda e busca através de aulas, trabalhos, visitas e concursos, aproximar os alunos da realidade mercadológica do segmento, tanto regionalmente, quanto na atuação em outras praças.
Como a maioria, Natalia entrou no mercado de trabalho através de estágios: “Aproveitando as oportunidades que eram disponibilizadas no Banco de Empregos da UNICEP ou apresentadas pelos docentes. Dentre eles, posso citar o estágio na Escola de Engenharia da USP, onde participei colaborando com o Festival Internacional Chorando Sem Parar. Já com empregos formais, incluo o trabalho no shopping Iguatemi São Carlos, onde desempenhava a função de Analista de Marketing Digital e era responsável pela produção gráfica local, acompanhamento e fotografia de eventos, análise e estratégia de mídias digitais, além de realizar a interface com o time de marketing de São Paulo e agências de publicidade da capital.”.
Hoje, Natalia é Analista de Tecnologias para Marketing, na agência F.biz. “Sempre tive perfil analítico e com gosto pelos números. Assim, sete meses após terminar a graduação, me mudei para São Paulo e conquistei a vaga em um dos únicos departamentos do tipo no Brasil. Aqui, unindo humanas e exatas, trabalho com soluções para e-commerce, mídia programática e web analitycs, sempre estudando formas de implementar e levar inovações para a área de marketing e comunicação.”, explicou.
E finalizou: “Mais importante que o conhecimento teórico que adquiri ao longo de quase quatro anos na UNICEP (e que tem se apresentado bastante adequado às exigências do mercado), sem dúvida, o corpo docente foi parte fundamental. Com profissionais que são referência na região e figuras importantes na consolidação do interior como pólo competitivo para a publicidade, pudemos ser orientados e preparados para encarar os desafios práticos da profissão.”.