Diante da constatação do universo imensurável de composições, e com tantos grupos internacionais e nacionais debruçados sobre essa forma de fazer música erudita, o Sesc São Paulo realiza a partir de 26 de novembro de 2014, o Festival Sesc de Música de Câmara.
O evento tem curadoria de Cláudia Toni, e traz ao Brasil 44 concertos em 10 unidades do Sesc, tanto da capital quanto do interior e litoral. Serão 12 grupos a se apresentarem em 12 dias de programação, além de quatro workshops para músicos brasileiros.
Os grupos/artistas brasileiros convidados do Festival Sesc de Música de Câmara são Cristian Budu (Brasil/Romênia), Cristina Ortiz (Brasil/Inglaterra), Toninho Ferraguti & Quinteto de Cordas (SP/Brasil), Os Músicos de Capella & Luís Otávio Santos (MG/Brasil), Quarteto Carlos Gomes (SP/Brasil) e Brasil Guitar Duo. Da Polônia, vem os conjuntos Lutoslawski Quartet, Songs of The Goat Theatre e Karbido, dos EUA o Kronos Quartet e o Anonymous 4, e da Holanda vem o Calefax Reed Quintet, com dois programas, um voltado ao público adulto e outro ao infantil.
Ao programar um festival desse porte para São Paulo o Sesctraz a música de câmara ao patamar que ela merece: protagonista de concertos que mesclem ousadia com frescor musical, experimentação e qualidade técnica. No campo da música de concerto, a ação do Sesc de formação em iniciação musical instrumental, é desenvolvida permanentemente nos dois Centros de Música, localizados nas unidades Consolação e Vila Mariana, além de outras propostas de ampliação de repertório e referência em pesquisas, que também são desenvolvidas em todas as unidades do Estado de São Paulo.
Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a realização do Festival Sesc de Música de Câmara evidencia uma ação que a instituição desenvolve permanentemente no campo da música, incluindo diversos projetos relacionados à música de câmara. Possui o sentido de promover a desmistificação da música de concerto e a fruição dos vários modos de fazer música e ainda procura contribuir para a aproximação entre o público e as manifestações artísticas.”
A formação de plateia para a música de concerto acontece com a realização de diversos projetos e apresentações, algumas inclusive propondo aproximações com a música popular em arranjos orquestrais. E neste sentido, há 10 anos o Selo Sesc trabalha com a missão de registrar em CDs e DVDs apresentações que, por sua efemeridade intrínseca, não seriam mais ouvidas. Dessa forma o Sesc pode contribuir para a democratização do acesso à música, com gravações de compositores nacionais e internacionais, além de oferecer a música de câmara feita por brasileiros ou interpretada por grupos ou solistas nacionais.
A escolha dos grupos foi feita levando em conta o que de melhor se faz no Brasil e no exterior. Anonymous 4, um grupo vocal feminino cujo repertório está entre os anos 1000 e os séculos 12 e 14. OKronos Quartet apresenta a música exercida em sua função mais importante, a criação, pois o grupo é catalizador de composições escritas especialmente para ele. Em outros casos, o novo não está no repertório dos programas, mas na forma em que o músico se relaciona com as peças, como com os pianistas Cristian Budu ou a renomada Cristina Ortiz, que criou um programa que mistura compositores pouco conhecidos, como York Bowen, com Schubert e Brahms. Há espaço para a inovação, como no caso da performance do grupo Karbido, que arranca sons de uma mesa ou do Song of The Goat Theatre. O “pequeno” - como a música de câmara é conhecida na grande maioria das vezes - é dotado de uma força de expressão contemporânea que os grandes grupos perderam. Se a ideia de um quarteto de cordas parece restrita a um grupo pequeno de apreciadores, o festival traz conjuntos que rompem fronteiras, articulando com a democracia sonora, palavra de ordem da instituição.
Programação:
Conjuntos presentes no Festival em São Carlos:
1. Calefax (Holanda)
Duração Programa 1 – 81 minutos com intervalo Recomendação 12 anos
Sesc São Carlos– Teatro - Programa 1 - 26/Nov - quarta-feira - 20h
O Calefax é um quinteto de sopros holandês que se orgulha em tocar música dos últimos oito séculos, incluindo jazz e composições escritas especialmente para a sua formação de oboé, clarinete, saxofone, clarinete baixo e fagote. O que eles não encontram fazem arranjos e encomendam obras. O grupo mistura uma profunda seriedade e técnica musical com um senso de humor e teatralidade. Antes de cada apresentação gostam de falar com a plateia e comentar cada uma das peças. Fazem questão também de dar workshops para músicoslocais, como farão durante o festival, e adoram trabalhar com crianças num espetáculo a parte que chamam de A Fábrica de Música, onde, em 50 minutos, inventam instrumentam musicais com qualquer tipo de coisa para tocar obras de Mozart, Bach, Beethoven, entre outro. A sonoridade especial da sua formação permite a entrada num universo musical à parte.
Nos programas do festival vão tocar arranjos de obras de Ravel, Tchaikovsky (a suíte Quebra-Nozes como arranjada, por sua vez, por Duke Ellington), Mendelssohn, Bach, Steve Reich e Pixinguinha, com obra especialmentearranjada por Luca Raele para as apresentações no SESC.
2. Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas (SP/Brasil)
Duração 70 minutos sem intervalo Recomendação 12 anos
Sesc São Carlos - Teatro - 27/Nov - quinta-feira - 20h
Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas fazem uma “dobradinha” muito interessante numa união do acordeão, brasileiríssimo, com o mundo europeu do quinteto de cordas. Toninho já teve composições suas gravadas pela OSESP e pela Jazz Sinfônica. Já se apresentou no Concertgebow de Amsterdame no Carnegie Hall, ao lado de Gilberto Gil, entre outras salas importantes. O programa traz obras do próprio Toninho, de Hermeto Paschoal e Luperce Miranda.
Quarteto de VOZES presente no Festival:
3. Anonymous 4(EUA)
Duração 70 minutos sem intervaloRecomendação12 anos
Sesc São Carlos - Teatro - 28/Nov - sexta-feira - 20h
Elas não tocam instrumentos, mas usam o seu melhor instrumento: a voz. O Anonymous4 é um grupo de quatro vozes femininas que inovou ao apresentar canto medieval e polifonia, boa parte dela escrita para vozes femininas. Seus programas incluem obras dos anos 1000; a poesia da mística Hildegard von Bingen; cantochão e polifonias dos séculos 13 e 14 da Espanha e França; mais recentemente inovaram ao incluir canções da Guerra Civil americana. E já inspiraram compositores contemporâneos, como David Lang, a escrever obras para o conjunto. Já foram premiadas com Diapason d’or, Classic CDs’sDiscoftheYear, váriosGramophone Editor’s Choice e o Le Monde de la Musique Choc Award. Curiosamente frequentaram o topo do Billboard por várias semanas, superando muitos CDs de música pop e rock. Há uma mágica na sonoridade dessas mulheres que recupera a antiga tradição da espiritualidade presente na música que elas cantam, como se fosse possível estabelecer um link com o passado de forma sincera, e não apenas pelo “historicamente informado”. A turnê brasileira faz parte da despedida do grupo que deve se separar no ano que vem. E esta é a primeira vez que o quarteto vem ao Brasil.
O programa é uma súmula de tudo o que fez o sucesso do grupo, uma antologia que começa com o Ladymass (o CD gravado pela Harmonia Mundi), passa por Visions e Miracles, com obras de Tavener, Hildegard von Bingen, e se encerra com as canções tocantes da Guerra Civil americana.
Os quartetos presentes no Festival em São Carlos:
4. Lutoslawski Quartet,de Wroclaw (Polônia)
Duração Programa 1 – 70 minutos sem intervalo Recomendação 12 anos
Duração Programa 2 – 90 minutos sem intervalo Recomendação 12 anos
Sesc São Carlos - Teatro - Programa 2- 29/nov - sábado- 20h
Formado em 2007, vem da cidade polonesa que, em 2016 vai ser a Capital Cultural Europeia. Outros grupos do festival virão de lá: Karbido e o Song of The Goat Theatre. O grupo se concentra namúsica do século XX e nas criações contemporâneas, se esforçando para popularizar Lutoslawski (gravaram um CD com o quarteto do compositor para o selo Naxos),Szymanowski e Bacewics. Mas fazem uma curiosa mistura desses sons inovadores com mestres do passado, românticos e clássicos, usando a visão do novo para rever o antigo e vice-versa. Nos programas brasileiros tocarão Lutoslawski, Penderecki, Schulhoff, mas também Schumann e Debussy, além de um quarteto escrito por um de seus integrantes, Marcin Markowicz.
Pianista presentes no Festival em São Carlos:
5. Cristina Ortiz (Brasil/Inglaterra)
Duração Programa 1 – 90 minutos com intervalo Recomendação 12 anos
Duração Programa 2 – 64 minutos com intervalo Recomendação 12 anos
Sesc São Carlos - Teatro - Programa 2 - 30/Nov - domingo - 19h
Cristina Ortiz quase dispensa apresentações como uma das nossas grandes pianistas, uma das mais notáveis intérpretes de Villa-Lobos, mas também de Shostakovich, tendo tocado, e gravado, com os maiores regentes e orquestras. Sua paixão maior, porém, é a música de câmara, seja como pianista solo, seja em formações. Ultimamente, vem regendo e tocando concertos de Mozart e Mendelssohn. No seu programa, os 24 prelúdios, em todas as tonalidades maiores e menores, de York Bowen, seguidos de dois Improvisos de Schubert e uma sonata de Brahms.
Serviço
Sesc São Carlos
Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 Telefone: (16) 3373.2333 – São Carlos - SP
Lotação Teatro: 269 lugares
Calefax – Teatro - Programa 1 - 26/Nov - quarta-feira - 20h
Ingressos: R$40 / R$20 / R$12 Recomendado para crianças a partir de 12 anos
Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas - Teatro - 27/Nov - quinta-feira - 20h
Ingressos: R$30 / R$15 / R$9 Recomendado para crianças a partir de 12 anos
Anonymous4 - Teatro - 28/Nov - sexta-feira - 20h
Ingressos: R$40 / R$20 / R$12 Recomendado para crianças a partir de 12 anos
LutoslawskiQuartet - Teatro - Programa 2 - 29/nov - sábado - 20h
Ingressos: R$40 / R$20 / R$12 Recomendado para crianças a partir de 12 anos
Cristina Ortiz - Teatro - Programa 2 - 30/Nov - domingo - 19h
Ingressos: R$60 / R$30 / R$18 Recomendado para crianças a partir de 12 anos