Os Metalúrgicos de São Carlos realizaram no último domingo 19/06, a assembleia de início a Campanha Salarial 2016. Na oportunidade os trabalhadores presentes na assembleia aprovaram as pautas de reivindicações para este ano.
Em 2016, a Campanha Salarial da FEM¬-CUT/SP – Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP que é interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com os setores patronais tem o slogan “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos”, e os destaques são as cláusulas econômicas e a valorização das cláusulas sociais.
Na atual conjuntura do país, em meio ao cenário golpista do governo interino Michel Temer, a preocupação da classe trabalhadora, principalmente dos metalúrgicos cutistas são os direitos conquistados, que NÃO podem passar por retrocessos, desta forma, os eixos da campanha salarial são: Não a Terceirização e a perda de direitos; Pela estabilidade e a geração de empregos; Valorização dos Pisos; Reposição total da inflação e Aumento Real; Jornada de 40 horas semanais; e a Valorização das Cláusulas Sociais.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, Erick Silva, o tema da campanha deste ano é contra os retrocessos nos direitos da classe trabalhadora. “Na campanha salarial deste ano, vamos entrar de cabeça erguida, não aceitamos retrocessos por um governo golpista, não concordamos com a terceirização, nem com as mudanças na previdência (o aumento da idade mínima para aposentadorias), e qualquer retirada de direitos dos trabalhadores. Sabemos da atual conjuntura do país, porém os trabalhadores não podem pagar o pato, vamos lutar para que as reivindicações sejam conquistadas, pois não há avanços sem luta”, destacou Erick Silva.
A data-base da categoria é 1º de setembro e estão em campanha cerca de 202 mil metalúrgicos na base da FEM-CUT/SP no Estado. Os grupos que estão em Campanha são: Grupo 2 (Máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (Autopeças, Forjaria e Parafusos); Grupo 8 (Trefilação, laminação de metais ferrosos, refrigeração, equipamentos ferroviários, esquadrias, construções metálicas, artefatos de ferro, rodoviários entre outros); Grupo 10 (Lâmpadas, material bélico, equipamentos odontológicos entre outros); Estamparia e Fundição.
As pautas de reivindicações com os eixos da campanha serão entregues aos setores patronais na FIESP, no dia 07 de julho.
PLENÁRIA CAMPANHA SALARIAL
Foi realizada na última sexta-feira (17/06), uma plenária junto a Direção do Sindicato, organizada pela FEM-CUT/SP em parceria com o DIEESE (Departamento de Estatística e Estudo Socioeconômicos), para discutir a Campanha Salarial 2016. A atividade aconteceu na sede do Sindicato.
Na oportunidade, Caroline Gonçalves, do DIEESE apresentou um estudo, elaborado em parceria com a da Subseção do Dieese na FEM-CUT/SP, no qual apontaram dados referentes a conjuntura econômica do país.
Na atividade o presidente da FEM-CUT/SP, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, falou sobre a campanha salarial (os eixos da campanha citados acima), ressaltando os agravantes desta campanha, devido ao cenário político. Debateu sobre os ataques aos direitos dos trabalhadores instalados nas propostas do governo golpista do presidente interino Michel Temer, como a terceirização – PLC 30, projeto este que corre risco de ser aprovado no Senado, e declarou ainda a importância das Cláusulas Sociais. “Vamos lutar ainda pela valorização das cláusulas sociais que são extremamente importantes, e em alguns casos até mais que a questão financeira, pois é a convenção que rege o nosso dia a dia na fábrica, ou seja, é a convenção que dá o nosso respaldo jurídico”, ressaltou Luizão.
A Secretária da Mulher da FEM-CUT/SP Andréa Ferreira Souza e o assessor jurídico da Federação, Raimundo Oliveira, destacaram a importância das cláusulas sociais, com breve apresentação das cláusulas pré-existentes (que estão em vigor nas Convenções Coletivas de Trabalho) e as cláusulas novas que são inclusão de novos direitos.