Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos promoverá a seguinte programação neste mês de setembro:
6 - MOSTRA LIVRE DE CINEMA 2014
A Mostra Livre Cinema 2014, evento que acontece originalmente na cidade de Piracicaba, constitui como uma das maiores mostras de cinema independente do interior de São Paulo, e segue itinerância por 20 cidades do interior paulista, Capital e Rio de Janeiro. Acontece desde 2011, e este ano recebeu cerca de 60 filmes que no mês de setembro excursionará por cerca de 40 pontos de exibição, entre eles o CDCC, sempre com acessibilidade pública e gratuidade em suas exibições.
Tem como objetivo a difusão de filmes independentes de longas e curtas metragens brasileiros e estimular à produção audiovisual, por meio de mostras competitivas e informativas, fomentando assim o público de cinema, e é importante também para a inclusão de novos diretores, que necessitam mostrar o seu trabalho. Mais informações: http://mostra.br30.com/
Seleção de curtas que serão exibidos no CDCC:
A ELEIÇÃO É UMA FESTA
Brasil/SE, 2013, Documentário, 15 minutos
Direção: Fábio Rogério
Tragicômico, um retrato do Brasil e seus super heróis políticos. Crítica sucinta e precisa à palhaçada que são nossas eleições e seus Tiriricas.
LEMBRANÇAS DE MAURA
Brasil/ SC, 2013, Ficção, 16 minutos
Direção: Bruna Lessa
Elenco: Berta Zemel, Catarina Jancson, Mariana Senne e Marcos Suchara
Alice aos oito anos de idade se muda com os pais para a casa da avó que sofre de uma doença degenerativa. Nesse ambiente, ela terá que aprender a conviver com essa nova realidade.
O PÁSSARO
Brasil, 2013, Ficção
Direção: Ramirez Ballotta
Elenco: Danilo Craveiro, Eric Escolastico
Um humano preso nos confins de uma floresta está prestes a descobrir uma outra visão da realidade. Em um tom de pesadelo, O Pássaro faz uma crítica às ações do homem e seus reflexos na natureza, mostrando que nem tudo é o que parece, e que existem diversos pontos de vista para uma mesma verdade.
“TRADIÇÕES”
Brasil
Direção: Maico Mendes
As aventuras de três assaltantes desde a infância.
FRAGMENTOS
Brasil/DF, 2013, Ficção, 19 minutos
Direção: Antonio Balbino
Elenco: Patrícia Del Rey, Ana Flavia Garcia, Vanderlei Costa, Diego Azambuja, Duda Mattos
“Z" vive no seu mundo particular tendo um gato como companhia. Tudo segue sua normalidade até o aparecimento de uma encomenda.
O PEQUENO MONSTRO
Brasil/SP, 2012, Ficção, 6 minutos
Direção: Kauê Nunes Melo e Nildo Ferreira
Elenco: Vitor Lima dos Santos
Miguel é um menino de 8 anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. Incentivado por uma redação da escola e por sua imaginação, revela os mistérios sombrios sobre sua família que acredita ser formada por monstros.
SUBVERSIVOS
Brasil/SP, 2012, Ficção, 18 minutos
Direção: Roberto Oliveira
Elenco: Jorge Lode, Jefferson Mathias, Marcos Rogerio de Sousa
Dois sujeitos comuns, sequestram um político e tentam o convencer de seus atos corruptos.
13 – A DOCE VIDA
La Dolce Vita, Itália/França, 1960, Drama, 174 minutos
Direção: Federico Fellini
Elenco: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux, Magali Noël
Marcello é um jornalista sensacionalista que não quer de maneira alguma um comprometimento sério, como o casamento, ideia que é sempre sugerida pela sua amante Emma. Ele aparece como um Don Juan italiano, cujo objetivo é seduzir e alcançar os seus desejos, encontrando estes em relacionamentos superficiais com os tipos mais diversificados de mulheres, desde a super estrela de Hollywood Sylvia até Madalena, uma rica mulher, que possui uma alta carga de tédio, e de prazer em prazer não consegue encontrar uma substancialidade em sua vida.
Em contraponto, encontra seu amigo Steiner, um intelectual, que escolheu regras rígidas para a sua vida, tendo uma existência continua ao lado de sua família, comprometido pelo casamento e todas as suas implicações.
Fellini consegue retratar muito bem o “milagre econômico italiano”, proporcionado pelo plano Marshall, um mega investimento americano, principalmente nos países que foram derrotados durante a Segunda Guerra Mundial. Esse investimento causou um forte crescimento demográfico, criando grandes blocos habitacionais em zonas periféricas de grandes cidades, como é observado em algumas cenas, e forte influência americana, caracterizada pelo modo de vestir de seus personagens.
A Doce Vida nos mostra uma opção sobre o vazio da vida que pode ser preenchido de forma hedonista, aproveitando cada instante, em uma fuga constante do conhecimento de si próprio, sacrificando tudo e a todos em busca da felicidade, um alívio temporário para evitar o tédio, a insatisfação e as dúvidas.
Álvaro Nonaka
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Relações humanas
Contém: Diálogo adulto
20 - ANDREI RUBLEV
Andrei Rublev, União Soviética, 1969, Drama, 205 minutos
Direção: Andrei Tarkovsky
Elenco: Anatoli Solonitsyn, Ivan Lapikov, Nikolai Grinko, Nikolai Sergeyev, Irma Raush
O diretor Andrei Tarkovski criou este épico do cinema baseado na vida do misterioso Andrei Rublev considerado o maior pintor russo de arte religiosa. Tarkovsky mostra um panorama da baixa idade média russa, pela ótica de Rublev, um artista, talvez sensível demais para sua época, uma era que nos é revelada de forma violenta, seja por monges como Kirill que sente inveja das obras de Andrei e tem a necessidade de ter a própria existência reconhecida; seja pela invasão tártara que traz como consequência a dizimação de cidades, a profanação de igrejas e irmãos destronando seus irmãos por sede de poder.
“Vaidade das vaidades, tudo é vaidade” versículo do Eclesiastes dito de forma concreta por Kirill, um “Judas” que consegue condensar o filme nesta pequena passagem, e em outra derivada de uma conversa com o grande pintor Teófanes, onde expõe a sina de que Rublev padecerá “...em muita sabedoria, há muito sofrimento”.
A crise existencial que abate Andrei Rublev é a cerne do filme, sua transfiguração ocorre lenta. Ao sair do mosteiro, a fé de Andrei é abalada diversas vezes. Provações ou tentações? Seria Deus capaz de tentar um de seus filhos mais fiéis? Até que ponto o ser humano é capaz de continuar com sua fé inabalada? Nossas crenças derivam do lugar e das circunstâncias de onde estamos? Andrei não acredita mais nem mesmo em sua arte, uma conexão que um dia existiu com o divino, agora tudo parece abstrato demais, exceto a tristeza que transborda e inunda os valores morais, borrando-os e alterando suas formas.
Um paradoxo sobre o filme é o fato de Tarkovsky retratar a vida do monge Andrei Rublev, um pintor, em preto em branco em uma época em que filmes coloridos estavam em franca ascensão, principalmente em Hollywood. Isso pode ser explicado com uma celebre frase de Tarkovsky “Por mais estranho que pareça, embora o mundo seja colorido, a imagem em preto e branco aproxima-se mais da verdade psicológica e naturalista da arte, fundamentada em propriedades especiais da visão e da audição”.
O cineasta nos expõe com maestria a perda da fé e o sentido da vida por meio de Rublev que sente em sua alma a weltschmerz (um tipo de sentimento de tristeza segundo o qual a realidade física [os males do mundo] nunca pode satisfazer as exigências da mente), mas em contraponto, nos mostra que podemos encontrar a nossa verdade, dependendo da forma que lidamos com nossas tristezas e inseguranças, e se estivermos preparados para nos reconhecer com a ajuda do outro.
Álvaro Nonaka
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Religião
Contém: Assassinatos, crueldade, tortura, nudez
27 – LEMON TREE
Etz Limon, Israel/Alemanha, 2008, Drama, 151 minutos
Direção: Eran Riklis
Elenco: Hiam Abbass, Doron Tavory, Ali Suliman, Rona Lipaz
Salma, uma agricultora viúva, garante sua subsistência através do cultivo e da venda de derivados dos frutos de um pomar de limões que herdou de seu pai na Cisjordânia, fronteira com Israel. Sua tranquilidade estava prestes a ruir. Sorrateiramente seu pomar estava sendo ameaçado. A continuidade de sua rotineira vida era pouco a pouco arrancada de si, o autor: Israel.
Sua tormenta viria em uma manhã chuvosa, grafada em hebraico, idioma oficial da nação de seu inimigo, intimada pelo Estado vizinho a ceder seu pomar em troca de uma indenização, “uma necessidade militar e absoluta”. Salma nunca em sua vida testemunhou a expressão popular “o perigo mora ao lado” ganhar vida com tamanha intensidade.
Ela não poderia desfazer-se de um lugar que possui enorme valor sentimental, onde viveu os momentos mais felizes de sua vida. E não se abateria com aquela intimação embebida de humilhação, que não fora destinada somente a ela, mas também a todo um povo palestino que é retaliado das mais diversas formas, uma imposição da extravagância que se camuflou sob o discurso da segurança a vida do Ministro da Defesa de Israel.
Assim como muitos palestinos, a viúva era apenas mais uma vítima em meio a tantas outras que testemunham suas objeções tornarem-se mudas ao confrontar as pretensões vorazes do Estado judaico.
Incrédula, com a truculência e covardia com que foi ameaçada, Salma recorre a Ziad, um advogado que é amigo de seu genro, para lutar por meios legais contra a vontade de seu vizinho. Uma batalha entre o “gigante Golias e o pequeno Davi”, referência bíblica ao poderoso, bem armado e desenvolvido tecnologicamente, Estado de Israel e a pobre, impotente e solitária viúva.
Israel Navon, o vizinho, influente, poderoso e imune a sentimentalismos que contrariem seus interesses, se vê em uma situação constrangedora quando toma conhecimento das declarações realizadas na imprensa por Mira, sua esposa. Ela passa a refletir sobre as ações do governo do país em que reside e da supressão que sofre por seu marido, sendo cárcere em sua própria casa, vítima de um medo alheio e da insatisfação com que seu marido enxerga a realidade. Um embate que será encerrado apenas por um veredicto na Suprema Corte de Israel. O desfecho será um só, a vitória da Justiça. Mas, para quem?
Marlon dos Santos Melhado
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Choque cultural
Contém: Conflitos políticos
Apoio cultural da Locadora Vídeo 21.
O CDCC fica na Rua 9 de julho, 1227, Centro.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772