As obras de remodelação do trevo “Waldo Adalberto da Silveira”, situado ao quilômetro 307+500m da Via Anhanguera (SP-330) – principal entrada e saída de Ribeirão Preto –, receberam, entre setembro de 2013 e setembro deste ano, 160 estudantes de Engenharia Civil. No total, foram oito visitas monitoradas, oferecendo a turmas de sete instituições de ensino superior dos estados de São Paulo e Minas Gerais a oportunidade de conhecerem de perto o que, depois de pronto, será um dos maiores complexos de entroncamento viário do Brasil.
A primeira atividade ocorreu no dia 21 de setembro de 2013, com 10 estudantes do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto, que repetiu a visita em 7 de dezembro do mesmo ano. Desde então, UniSEB (Centro Universitário SEB – Ribeirão Preto), Cesube (Centro de Ensino Superior de Uberaba-MG), Unip (Universidade Paulista – Campus de Ribeirão Preto), Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), USP (Universidade de São Paulo – Campus de São Carlos) e UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Campus de Uberaba) também enviaram alunos para entender melhor o projeto, desenvolvido pelas concessionárias Autovias e Vianorte, todas do grupo Arteris.
Enriquecimento
O gestor dos trabalhos no “Trevão”, Antônio José Barbosa, sempre inicia as visitas com a exibição, na Sala de Reuniões do canteiro de obras, aos estudantes e professores, do vídeo institucional da remodelação, com os motivos que levaram à construção do novo complexo e uma maquete eletrônica. Também há espaço para perguntas, uma visita in loco nos diversos dispositivos e ramais – um dos momentos mais aguardados pelos futuros engenheiros Civis.
“A teoria é essencial para a formação, porém, levar os alunos ao local onde tudo acontece, podendo demonstrar na prática os processos, é uma forma de enriquecer o aprendizado e garantir que, no futuro, todos tenham um embasamento melhor no que se refere a obras em estradas. Esse espaço, aberto pelas concessionárias, demonstra sua preocupação social e colabora para a formação de profissionais mais completos”, conclui Barbosa.
Sobre a Autovias – A Autovias administra, desde 31 de agosto de 1998, uma malha viária de 316,5 quilômetros de extensão, compreendendo cinco rodovias: SP-255 (Antônio Machado Sant’Anna), entre Ribeirão Preto e Araraquara; SP-318 (Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior), entre São Carlos e o entroncamento com a SP-255, município de Rincão; SP-330 (Anhanguera), entre Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto; SP-334 (Cândido Portinari), entre Ribeirão Preto e Franca; e SP-345 (Engenheiro Ronan Rocha), entre Itirapuã e Franca. A Autovias, com sede social localizada na cidade de Ribeirão Preto (SP), local para onde deverão ser encaminhadas todas as comunicações legais, se constitui em pessoa jurídica distinta da Arteris S.A. (sua controladora societária).
Sobre a Arteris – A Arteris, companhia do setor de concessões rodoviárias do Brasil, administra 3.250 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, por meio de suas nove concessionárias: Autovias, Centrovias, Intervias, Vianorte, Autopista Fernão Dias, Autopista Fluminense, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Régis Bittencourt. A Arteris é uma empresa de capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa. É controlada pela Abertis e pela Brookfield. Em 2013, recebeu o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, o Passaporte de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes e a concessão do uso do Selo Verde da categoria Ação Socioambiental Responsável – do Instituto Chico Mendes -, pelo Programa Viva Meio Ambiente desenvolvido nos estados onde a empresa está presente. Saiba mais: www.arteris.com.br.