Aconteceu no último final de semana dia 30 e 31 de julho, nas dependências do CEMEI Vicente de Paula Rocha Keppe, a 1º Oficina de Pipas realizada pelo Professor Fábio Felipe - Jamaica, monitores da Equipe Atletismo Formiga Verde e representantes do conselho do Keppe Prof. Rodeney, Janaina e Hellen.
Esteve presente a Guarda Municipal da nossa cidade com a palestra "Sem cerol é mais legal" falando dos perigos de acidentes fatais e danos a rede elétrica, causados pelo uso da linha cortante proibida na cidade de São Carlos pela lei do ex-vereador Rubens Maciel. Os alunos do bairro Santa Felícia e região estiveram presentes na oficina que teve início às 15h nas dependências do CEMEI.
O objetivo do evento foi proporcionar através da (Atividade Lúdica) interação do nosso projeto que usa o atletismo como instrumento de educação com a comunidade, fortalecendo ainda mais o vínculo dos alunos com nossa proposta de "PROJETO DE VIDA" diferenciada. Falar com crianças, pais e comunidade em geral sobre os diversos acidentes causados pelo uso da linha cerol e danos às redes elétricas e oferecer um momento livre dos compromissos rotineiros. O interessante foi que na palestra observamos a presença de alguns pipeiros da região. Foi uma oportunidade de relembrar como confeccionar a pipa já que hoje são compradas prontas.
O evento foi direcionado às crianças da comunidade do Grande Santa Felícia e região, esperamos que essa conscientização seja eficiente e levem essa mensagem do "não uso do cerol" adiante. A brincadeira começa a tomar outros ares quando esses momentos de diversão não são aproveitados com responsabilidade, através de riscos e perigos, acidentes graves podem acontecer. Em alguns casos ocorrem acidentes fatais, como uma de nossas alunas em período de férias quase perde a ponta do dedo indicador ao disputar uma pipa cortada com um colega 1D, disse Fábio Jamaica.
No domingo foi realizado o Festival de pipas no campo do Ecoponto, com premiações as cinco modalidades definidas pelo grupo de jovens da Paróquia São João Batista.
As premiações sorteadas aos participantes do evento foram promovidas pelo vereador Ronaldo Lopes com apoio da Regional do Santa Felícia. A Guarda Municipal e a CPFL apoiaram o evento com a presença do Comandante Tozatto, e prestigiando o evento na entrega dos troféus o vice-prefeito Emerson Leal.
Pela segunda vez, Fábio Jamaica usa seus conhecimentos lúdicos através da brincadeira de confeccionar pipas. A confecção ofereceu a mediação da aprendizagem da coordenação fina, de medidas, desenvolvimento de membros inferiores e superiores entre outros.
No ano passado os alunos do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Faculdade Unicep tiveram a oportunidade de confeccionar pipas na aula, aprendizado passado aos seus amigos de curso e agora, com possibilidade de ser ampliado para a rede municipal de ensino através do Programa Escola Nossa.