Na última quinta-feira (4), os alunos do 2° período de Pedagogia da UNICEP realizaram, em sala de aula, provas Piagetianas, como parte integrante da disciplina “Psicologia da Educação – Desenvolvimento”, que traz as fases do desenvolvimento, segundo Jean Piaget. Durante a prova, crianças de várias faixas etárias passaram por testes.
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e epistemólogo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de Pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Com o intuito investigar a cognição, Piaget (1973) elaborou as provas operatórias – provas piagetianas – que têm como objetivo avaliar a lógica do pensamento. Estas auxiliam na compreensão do desenvolvimento cognitivo e na ajuda, ao intuir se as estruturas mentais acompanham ou não a idade cronológica do aprendiz, auxiliando, assim, o seu diagnóstico.
“Conhecer tais provas e saber como aplicá-las é importante, para que o trabalho seja realizado e os resultados não tenham interpretações equivocadas. É um instrumento para identificação dos bloqueios que aparecem em crianças com dificuldades de aprendizagem. O uso das provas operatórias favorece compreender como se desenvolve as funções lógicas do sujeito e se há algum obstáculo no processo de aprendizagem, devido à forma que o desenvolvimento mental vem ocorrendo.”, explicou a docente da disciplina, Ana Cláudia Figueiredo Rebolho.
Para a aluna, Adriana Arabe Lavezzo, foi muito gostoso desenvolver esses testes. “Foi feito um estudo, uma pesquisa, nós confeccionamos os materiais em EVA e assim, desenvolvemos um gosto com a mistura da pedagogia e da psicologia. E eu adoro trabalhar com criança, então foi muito gostoso.”, contou a aluna.
“O teste nos dá uma noção de como o comportamento da criança é em determinada faixa etária. Por exemplo, normalmente crianças de 6 anos tendem a dar as mesmas respostas para os testes, mas se a criança tiver 11 anos as respostas para o mesmo teste tendem a ser deferentes”, explicou Adriana e completou: “Essas provas nos dão experiência. É diferente, quando alguém conta ou quando vemos pela internet, pois, quando fazemos, a experiência é única. Vou guardar isso comigo e, talvez, essa seja a área que eu escolha para me especializar.”.