Sexta-Feira
26 de Abril de 2024
Dia do Goleiro, dia do Engraxate, Dia da Primeira Missa no Brasil  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Valorize a si mesmo e a seus colaboradores."
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Pesquisa agropecuária integra agenda de consórcio internacional em nanotecnologia

clique para visualizarEmbrapa
24 de Junho de 2015

Ao integrar o NANoREG, o Consórcio Europeu para regulação em nanomateriais, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) conquista duas importantes participações: dá o primeiro passo rumo ao emprego de materiais de referência e de procedimentos padronizados internacionalmente e já passa a contribuir com a tarefa de caracterizar e avaliar impactos de materiais, inclusive de fontes naturais, que possam compor o desenvolvimento de pesquisas científicas à base de nanotecnologia.

A inserção da Embrapa no NANoREG, assim como de outros institutos do país, está sendo possível graças a um acordo de cooperação internacional, com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), formalizado durante reunião geral do órgão, realizada em maio, em Portugal.

O pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Caue Ribeiro, líder da Rede de Nanotecnologia aplicada ao Agronegócio (AgroNano), disse que a participação brasileira em um organismo internacional como esse representa um avanço enorme para as pesquisas e uma luz na direção da regulação de materiais empregados em pesquisas à base de nanotecnologia, trazendo confiabilidade e o exercício das boas práticas laboratoriais.

Participação brasileira

Além da Embrapa, outras sete instituições brasileiras darão contribuições para cinco dos sete pacotes de trabalhos propostos pelo NANoREG. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) será o responsável pela coordenação científica do NANoREG no Brasil, enquanto a gestão no âmbito do Governo Federal ficará com a Coordenação-Geral de Micro e Nanotecnologias (CGNT) do MCTI.

As demais instituições são o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

NANoREG

É um projeto de pesquisa para regulamentação em nanotecnologia proposto pela União Europeia. É coordenado pelo Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda e envolve 76 laboratórios de 22 países europeus, além de Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Brasil.

Os três principais objetivos do NANoREG são:

disponibilizar aos legisladores um conjunto de ferramentas de avaliação de risco e instrumentos para tomada de decisão a curto e médio prazo, através da análise de dados e realização de avaliação de risco, incluindo a exposição, monitorização e controle, para um número selecionado de nanomateriais já utilizados em produtos; desenvolver a longo prazo, novas estratégias de ensaio, adaptados a um elevado número de nanomateriais em que muitos fatores podem afetar o seu impacto ambiental e de saúde; estabelecer uma estreita colaboração entre governos e indústria no que diz respeito ao conhecimento necessário para a gestão adequada dos riscos, e criar a base para abordagens comuns, conjuntos de dados mutuamente aceitáveis e práticas de gestão de risco.

Para estruturar a pesquisa, o projeto está dividido em sete pacotes que compreendem respostas científicas para questões regulatórias; síntese, fornecimento e caracterização; exposição através da análise do ciclo de vida; testes de biocinética e toxicidade in vivo; riscos regulatórios, avaliação e teste; acompanhamento do ritmo da inovação; e ligações, disseminação, exploração e comunicação.

Rede AgroNano

Na avaliação do chefe-geral da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, a Embrapa, assim como as demais instituições brasileiras parceiras do NANoREG, já têm competência e equipes altamente qualificadas em nanotecnologia há duas décadas. A realização de projetos com a iniciativa privada e a infraestrutura laboratorial avançada demonstram que estamos aptos a dar contribuição importante no desenvolvimento de nanotecnologias que contribuam para o avanço do País nesta área.

A Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (AgroNano), liderada pela Embrapa, agrega um grande número de competências – inclusive em áreas de aplicação direta no agronegócio (agrônomos, veterinários, cientistas de alimentos) – e gerou o primeiro grupo de usuários capacitados do Laboratório Nacional de Nanotecnologia aplicado ao Agronegócio (LNNA), sediado na Embrapa Instrumentação. Atualmente estão envolvidos na Rede 158 pesquisadores de 51 instituições, sendo 16 unidades da Embrapa e 35 grupos de pesquisas de centros acadêmicos de excelência no país.

Esses atributos levaram o LNNA a integrar o Sistema de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) do MCTI. Com isso, desde julho de 2013, o LNNA é um dos oito laboratórios estratégicos para o País.

Agora com a entrada no NANoREG, Caue Ribeiro explica que as pesquisas desenvolvidas no LNNA ganham outra dimensão, porque os elementos envolvidos na criação passam a ser referendados por uma instituição internacional.

No LNNA as pesquisas encontram-se em estágio avançado de desenvolvimento, como os processos de produção de nanofibras de celulose, material de alta performance, oriundo de fontes renováveis, extraído de fibras vegetais, incluindo os resíduos agrícolas.

Testes em laboratório comprovam a viabilidade do seu uso como material de reforço em diferentes polímeros, como os materiais de embalagem de alimentos. Resultados dessas pesquisas vêm demonstrando que esse material pode influenciar na próxima geração de embalagens inteligentes, inclusive viabilizando o uso de materiais totalmente biodegradáveis.

Importância da nano

A nanotecnologia surgiu em decorrência da combinação e evolução de diversos campos do conhecimento humano, incluindo a química, a ciência dos materiais, a biologia, a eletrônica, a computação e a física. Tal como já aconteceu com a eletricidade e os computadores, a nanotecnologia estará em breve presente em quase todas as facetas da vida diária, e por ser uma ciência integrada, oferece a oportunidade de interferir em diversos segmentos econômicos, diz Mattoso, lembrando que a agricultura não é uma exceção.

De acordo com o pesquisador, no Brasil, é na agricultura para a produção de alimentos, fibras e energia que a aplicação de nanotecnologia poderá trazer impactos sem precedentes. "Esses benefícios serão observados do ponto de vista econômico, social, ambiental, podendo ser refletido na qualidade de vida, incremento da produção de alimentos por área cultivada, melhoria da qualidade dos processos agroindustriais e o acesso a novos produtos por mais consumidores".

A Rede AgroNano tem direcionado seus projetos para diversos setores de atividade econômica, como Insumos, Produção Animal, Vegetal, Indústria de Alimentos, Indústria Química e de Materiais.

Alguns exemplos, dentre os resultados técnicos obtidos nos projetos de pesquisa (que ainda poderão ser transformados em produtos para o mercado) podem ser citados para ilustrar sua abrangência:

1. o avanço nas aplicações de sensores nanoestruturados, utilizados em aplicações diversas como, por exemplo, no controle da qualidade de água para consumo humano;

2. a aplicação de sistemas de controle de liberação para insumos agrícolas e veterinários, para evitar desperdícios e contaminação do meio ambiente;

3. nanocompósitos mostraram-se interessantes para o controle de liberação de herbicidas, enquanto nanoesferas de polímeros biodegradáveis foram eficientes para aumento da eficácia de antibióticos veterinários;

4. nanocápsulas se mostraram versáteis tanto para a entrega controlada de fertilizantes como para a encapsulação de vitaminas;

5. nanopartículas sintéticas usados para descontaminar, por exemplo, água com pesticidas através da degradação dos compostos.

Especificamente no mercado agro, análises internacionais demonstram preocupação específica com produtos de consumo direto, como alimentos com nanotecnologia ou embalagens inteligentes com nanopartículas.

Pouco se analisou ainda sobre o potencial de impacto na cadeia global de produção, ou seja, os ganhos na produção de alimentos pelo uso de novos fertilizantes e defensivos nanoestruturados, no controle da qualidade de produtos agrícolas por sensores, e mais recentemente, no ganho potencial de nanocápsulas para veiculação de vacinas animais, com interfaces na biotecnologia, como sistemas nanoestruturados para delivery de genes.

Esses últimos não indicam que o consumidor de produtos agropecuários terá contato com essas nanotecnologias, mas será beneficiado, seja na qualidade final, na diminuição de perdas e, finalmente, no balanço econômico global.

Joana Silva
Embrapa Instrumentação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.