Sexta-Feira
26 de Abril de 2024
Dia do Goleiro, dia do Engraxate, Dia da Primeira Missa no Brasil  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Valorize a si mesmo e a seus colaboradores."
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Pesquisa da UFSCar investiga comportamento do consumidor para identificar o que influencia as decisões de compra

UFSCar
23 de Agosto de 2016

Fazer escolhas nem sempre é tarefa fácil. Fazer escolhas que envolvam investimentos materiais e emocionais; necessidades objetivas e desejos subjetivos; imperativos reais e grandes sonhos é missão ainda mais difícil. Mas afinal, como tomamos nossas decisões das mais triviais às mais complexas? Éderson Luiz Piato, especialista em Marketing, docente do Departamento de Administração (DAdm) do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba da UFSCar, tem investigado o que os consumidores levam em consideração no momento de adquirir bens e serviços e quais fatores influenciam a escolha final, ou seja, a decisão de compra.

Baseado na literatura de referência das áreas de Administração, Psicologia, Sociologia e Marketing, o pesquisador da UFSCar afirma que as ações, decisões e julgamentos pessoais podem ser influenciados pelo tipo de valores considerados dominantes na personalidade dos indivíduos. Assim, a identificação de valores específicos permitiria explicar os motivos que levam as pessoas a tomarem determinadas decisões, inclusive decisões de compra. “Os valores representam as crenças ou conceitos que influenciam os processos de avaliação e de escolha dos indivíduos, no intuito de alcançar comportamentos ou estados desejados; são, portanto, elementos fundamentais para explicar o comportamento de compra das pessoas”, atesta Piato.

Em amplos estudos realizados durante a década de 1990, o renomado pesquisador de Psicologia Social, Shalom Schwartz, identificou aqueles que, segundo ele, seriam os valores fundamentais norteadores do comportamento humano: poder (status social e prestígio); realização (sucesso); hedonismo (prazer, diversão); estimulação (vida sem rotina, excitante); autodirecionamento (criatividade, curiosidade, liberdade); universalismo (justiça social, igualdade); benevolência (visar o bem estar das pessoas); tradição (compromisso com questões culturais); conformidade (cortesia, obediência, honradez); e segurança. Para o professor da UFSCar, esses valores são perseguidos pelos indivíduos no momento da compra de bens e serviços e impactam nos processos de avaliação e de escolha pessoais.

O pesquisador da UFSCar explica que, quando os consumidores avaliam um produto por meio de atributos utilitários tangíveis, tendem a julgá-lo por meio de processos racionais e objetivos. Por outro lado, quando a avaliação do produto ocorre por meio de atributos simbólicos, ocorre um julgamento afetivo. “Nessa segunda situação, os valores humanos transpõem os atributos tangíveis no processo de decisão de compra, influenciando diretamente a preferência de consumo”, afirma Piato. Em outras palavras, o que se constata é que durante o processo de decisão de compra a escolha por determinados atributos tangíveis dos produtos é guiada por valores pessoais não racionalizáveis. Ou ainda, o consumidor busca – por meio dos atributos específicos dos produtos – benefícios capazes de levá-lo a um estado desejado futuro de felicidade, sucesso, segurança, poder etc.

Comprando automóveis
Em estudo recente, Piato investigou a estrutura cognitiva de valores dos consumidores de carros da cidade de São Paulo; a ideia foi identificar quais atributos são considerados, os benefícios alcançados e os valores perseguidos pelos compradores de dois modelos de automóveis de uma grande montadora. A pesquisa visou a descobrir o que realmente influencia o indivíduo na decisão de compra de um dos bens mais idealizados pelo homem, o automóvel.

Durante o trabalho, foram realizadas entrevistas em profundidade com compradores de dois modelos específicos de automóvel (um compacto e outro esportivo) que haviam adquirido o bem há, no máximo, um ano. Os consumidores foram contatados aleatoriamente a partir do cadastro de clientes fornecido pela montadora. “O processo de coleta, análise e interpretação dos dados seguiu os pressupostos da metodologia Laddering; uma técnica de pesquisa qualitativa utilizada para o estudo da influência de valores no processo de decisão de compra”, explica o pesquisador. A Laddering segue, como base metodológica, a Teoria da Cadeia de Meios-Fim, que pressupõe que o consumidor tenha percepção de atributos, benefícios e valores, relacionados a um produto ou marca. “Na aplicação dessa técnica de pesquisa, é necessário que o entrevistado revele naturalmente as razões para o consumo de determinado bem e, a partir daí, podemos elaborar um mapa hierárquico de valor – fazendo as conexões entre os atributos, benefícios e valores perseguidos pelos consumidores – e entender o que efetivamente está influenciando suas decisões”, diz Piato.

Na perspectiva da Cadeia dos Meios e Fins, os consumidores associam seus valores pessoais com os atributos que determinado produto possui. Isso implica no fato de que os produtos são escolhidos não apenas pelos atributos que possuem, mas na sua capacidade de proporcionar estados de valor desejados e evitar consequências indesejáveis. Por meio da análise do mapa hierárquico de valor (MHV), foi possível identificar conexões entre os atributos dos automóveis e os valores pessoais dos compradores. De acordo com o pesquisador, os atributos mais valorizados pelos clientes foram: acabamento interno, câmbio, comandos no volante, conexão bluetooth, controle de tração, design, direção, itens de segurança, motor e tamanho. “Os compradores percebem que esses atributos podem fornecer benefícios como agilidade, conforto material e psicológico, confiança, facilidade de manobras, prazer em dirigir e sensação de modernidade. Conforme observado no mapa hierárquico de valor, estes benefícios esperados pelos consumidores estão relacionados com os seus valores de autodirecionamento, autorrealização, benevolência, estimulação, hedonismo, poder e segurança”, explica Piato.

O estudo revelou que, apesar dos dois modelos de carro possuírem atributos com características distintas, os mapas referentes apresentaram três cadeias dominantes com orientações de valor similares. “Foi possível definir que o valor ‘hedonismo’ é o estado mais desejado pelos consumidores entrevistados; valor que tem forte ligação com os atributos design e acabamento interno. Também ficou evidente a ligação entre o atributo 'itens de segurança’ e o valor segurança’. O perfil desses compradores é predominantemente caracterizado por valores individualistas: pela busca do prazer pessoal e preocupação com a própria segurança”, conclui o pesquisador. Considerando a influência de valores na compra de automóveis, também é possível afirmar que os consumidores identificam traços de sua personalidade com o modelo e a marca do carro. No mesmo sentido, quando o indivíduo se identifica com o bem, ele imediatamente reconhece nele suas características pessoais ou características que almeja, estabelecendo a extensão de si no objeto. 

Embora a Laddering seja uma técnica qualitativa que, por natureza, trabalha com amostras relativamente pequenas e inviabiliza generalizações, para Piato os resultados da pesquisa podem e devem ser considerados na elaboração de estratégias que visem projetar novos produtos ou ações de comunicação. “Gerentes de marketing de fabricantes de automóveis, bem como gerentes de concessionárias, precisam se atentar aos elementos valorizados pelo consumidor na relação atributos, consequências e valores. Com isso, podem aprimorar estratégias de marketing e de comunicação, bem como o desenvolvimento de novos modelos”. A pesquisa envolveu o esforço de pesquisadores de universidades de Minas Gerais e São Paulo.


publicidade
1
2
3
4
slide


:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.