Quinta-Feira
25 de Abril de 2024
Dia do Contabilista  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades e verá que a paz nascerá dentro de você"
(Pastorino)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Pesquisador da Fiocruz fala sobre os desafios das mudanças climáticas para a Saúde

clique para visualizarEcoDebate
5 de Julho de 2016

“É urgente superar a dependência brasileira em relação às commodities”. O alerta é do geógrafo Christovam Barcellos, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e integrante da Rede Clima. Nesta entrevista para o site Saúde Amanhã, ele discute a resposta global às mudanças climáticas e aponta a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil, com foco na sustentabilidade. “Se apostarmos novamente no caminho do gado, da soja e das grandes obras, teremos problemas sérios em médio e longo prazo, como o aumento do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa, a transformação de áreas protegidas em vulneráveis e a intensificação de algumas doenças, sobretudo as transmitidas por mosquitos”, sentencia.

Saúde Amanhã: A resposta à mudança global do clima é um dos 17 Objetivos para Transformar o Mundo, que compõem a Agenda 2030 das Nações Unidas. Como o senhor avalia a atuação do Brasil neste sentido e quais as perspectivas para as próximas décadas?

Em comparação a outros países, o Brasil não é um grande emissor de gases de efeito estufa. Temos uma matriz energética diversificada e relativamente limpa, com hidrelétricas, poucas usinas nucleares e reduzida queima de combustível. Essa característica tem deixado o Brasil confortável no cenário geopolítico e o país tem sido agressivo nas reuniões globais sobre mudanças climáticas. Hoje, discute-se não só os atuais índices de emissão de gases de efeito e estufa e seus impactos no meio ambiente, mas também o histórico de poluição dos países, basicamente desde a Revolução Industrial. As mudanças climáticas que estamos vivendo hoje são resultado de séculos de acúmulo de poluição gerada pelos países considerados desenvolvidos, que se industrializaram primeiro: Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, Japão. Mais recentemente, outras nações somaram-se à lista das mais poluentes, dentre elas, China, Índia e Rússia. Nesses países, a combinação de tecnologias sujas e consumismo crescente, com a multiplicação da classe média, leva a uma situação insustentável.

Sem estar em nenhum desses dois grupos, o Brasil tem ocupado uma posição de conciliador no cenário global. Os grandes problemas do país, entretanto, são o desmatamento e a criação de gado de forma predatória, que levam a bruscas transformações de uso do solo. Com essa dinâmica, florestas se tornaram pastos, incapazes de realizar o sequestro de carbono. Outra questão importante é o reconhecimento das nações mais vulneráveis às mudanças climáticas. Os países que se industrializaram primeiro têm, hoje, boa infraestrutura urbana, com sistemas de saúde, educação, transporte e segurança que funcionam. Portanto, não sofrerão as mesmas consequências que países da África, Ásia e América do Sul, inclusive o Brasil, que têm menos recursos para lidar com os efeitos globais das mudanças climáticas. A última Conferência do Clima, realizada no final de 2015 em Paris, aprovou um fundo para países mais vulneráveis, alimentado pelas nações mais ricas. Fóruns globais também debatem políticas e programas que garantam a transferência de tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável. A relação da sociedade com o meio ambiente é mediada pela tecnologia: tudo muda se temos um arado ou um trator à disposição. Portanto, o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias limpas e de soluções para a proteção e preservação do meio ambiente é uma questão central neste debate.

Saúde Amanhã: A PEC 65/2012, em tramitação no Senado, determina a extinção do licenciamento ambiental para obras públicas. Caso a medida seja implementada, quais serão as consequências de longo prazo para o país?

O Brasil vem reduzindo o desmatamento desde início deste século. A tecnologia é essencial nesse processo. O avanço da soja sobre a floresta, por exemplo, foi reduzido a partir do uso de insumos agrícolas. O gado, por sua vez, exigia áreas de pasto mais amplas, sem o limite de avanço sobre a floresta amazônica que existe hoje. No entanto, tudo isso pode mudar, sobretudo diante de um cenário político tão instável e a sucessiva escolha de representantes do agronegócio para o Ministério da Agricultura. Um governo que considera todas as convenções e regulamentações ambientais empecilhos ao desenvolvimento do país dificilmente adotará o caminho mais adequado do ponto de vista ambiental. O novo Código Florestal Brasileiro, que reduz os limites ao desmatamento em propriedades privadas, é um exemplo disso. A PEC 65/2012, outro. Com a prerrogativa de acelerar trâmites burocráticos do licenciamento ambiental, a medida ampliará as possibilidades de desmatamento e de grandes obras que podem produzir fortes impactos sobre o ambiente e a saúde das pessoas.

Então, tudo depende de como o país voltará a crescer. Certamente em algum momento a recessão passará e a economia se reacelerará. É essencial discutir qual será o novo modelo de desenvolvimento e crescimento econômico do Brasil. Se apostarmos novamente no caminho do gado, da soja e das grandes obras, teremos problemas sérios em médio e longo prazo, como o aumento do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa, a transformação de áreas protegidas em vulneráveis e a intensificação de algumas doenças.

Saúde Amanhã: Que modelo de desenvolvimento sustentável seria adequado e possível para o Brasil no horizonte dos próximos 20 anos?

É urgente superar a dependência brasileira em relação às commodities. A atual dinâmica é nociva para o meio ambiente e fragiliza o país do ponto de vista econômico, pois a queda do preço de uma commodity é capaz de derrubar a economia inteira. Isso é muito perigoso. O país precisa atentar para o fato de que, hoje, a economia mundial não é mais baseada em produtos como alimentos ou minério, mas em patrimônio imaterial, como o da informação. Como o valor de corporações como Google, Yahoo e Facebook é precificado? Não é a partir da mesma lógica que se utiliza para precificar produtos que envolvem matéria-prima, mão de obra, meios de produção. Hoje, a produção é completamente descentralizada; os consumidores são também produtores e agregam valor aos produtos que escolhem; tudo é muito diferente. O Brasil não pode perder essa onda de tecnologia e inovação e precisa se adequar aos novos modos de produção e consumo, que prezam pela sustentabilidade. Para isso, é fundamental ter um Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação forte.

Saúde Amanhã: No horizonte dos próximos 20 anos, que outros cenários epidemiológicos podem surgir a partir da persistência ou agravamento das mudanças climáticas?

As doenças transmitidas por vetores – como dengue, febre amarela, malária, doença de Chagas – são naturalmente influenciadas pelo meio ambiente, condicionadas pelo tipo de clima, vegetação, intensidade de chuva, temperatura. Cada uma dessas enfermidades tem uma dinâmica própria e reage de forma diferente a alterações nesses fatores. Mas algumas questões precisam ser observadas. Altas temperaturas aceleram o ciclo de vida e intensificam a proliferação dos mosquitos que transmitem a malária. No entanto, outras variáveis ambientais em curso na Amazônia, onde a malária está concentrada no país, também impactam o quadro da doença. A transformação do solo pela expansão da soja e do gado, o desmatamento e as mudanças no regime de chuvas, por sua vez, levam à redução da área de transmissão da doença. Regiões da Amazônia que sofreram desmatamento brutal, como norte de Mato Grosso, sul de Rondônia e oeste do Pará, diminuíram fortemente a incidência de malária.

Então não podemos afirmar que o aquecimento do planeta, linear e inexoravelmente, levará ao aumento de doenças transmitidas por mosquitos. Muitos fatores devem ser analisados. No caso da malária, as perspectivas são positivas e muitos estudos apontam que a doença abrangerá um território cada vez menor. Já as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e Aedes albopictus – dengue, zika e chikungunya, dentre tantas outras com maior ou menor gravidade e prevalência no Brasil – são mais preocupantes. A população brasileira está exposta a uma grande variedade de vírus, que podem provocar doenças graves, levar a óbito e ainda irão circular pelo país por muitos anos.

Saúde Amanhã: Que políticas ambientais e de Saúde devem ser tomadas no presente a fim de evitar a proliferação de mosquitos e a ocorrência de emergências sanitárias?

Infelizmente, nenhuma ação de eliminação desses mosquitos deu certo até hoje. O máximo que conseguimos, em diferentes momentos, foi reduzir significativamente a infestação – por alguns meses ou anos. O fato é que nossas grandes cidades tropicais se tornaram paraísos para esses mosquitos: urbanização precária, falta de saneamento básico, habitações improvisadas, acúmulo de lixo, alta densidade populacional, temperaturas elevadas, chuvas intensas. O problema é grave, pois mesmo que consigamos reduzir a infestação pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus muito dificilmente iremos eliminá-los. É preciso agir diretamente sobre os determinantes sociais da saúde e melhorar a infraestrutura das grandes cidades.

Há até pouco tempo acreditava-se que essas doenças não eram graves e causavam apenas mal estar e febre. Mais recentemente, muitas pessoas começaram a morrer de dengue, revelando quadros mais preocupantes. E então surgiram chikungunya, que além de dores articulares pode provocar complicações neurológicas em médio prazo, e zika, que pode levar à gestação de bebês com microcefalia, dentre outras malformações congênitas. A Saúde precisa se repensar e se reinventar para atender o contingente populacional que demandará cuidados especiais e atenção especializada em longo prazo, em decorrência dessas doenças. Além de medidas para controlar os vetores, é fundamental que o sistema de saúde cuide das mulheres, especialmente as grávidas, dos homens, dos adultos, das crianças e dos idosos, considerando cada grupo com suas condições de risco e vulnerabilidades próprias. Há que se discutir, ainda, o aborto. O Sistema Único de Saúde (SUS) precisa estar preparado para acolher, informar e aconselhar mulheres grávidas sobre os riscos de desenvolvimento de microcefalia em fetos. Em síntese, um novo padrão de atenção à saúde se faz necessário justamente no atual contexto de esvaziamento do SUS.

Saúde Amanhã: Como a realização de estudos prospectivos de futuro, como os desenvolvidos pela rede Brasil Saúde Amanhã, contribuem para o enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas?

Eu admiro a rede Brasil Saúde Amanhã pela iniciativa de trazer cenários futuros sobre o sistema de saúde brasileiro. Historicamente o setor Saúde está sempre respondendo aos desafios presentes, que não são poucos, buscando neutralizar os minimizar os seus impactos negativos. Portanto, criar uma cultura de prospecção de cenários e de planejamento estratégico é essencial. O projeto contribui ainda mais ao criar não apenas um, mas três cenários para o país e o sistema de saúde, considerando variáveis importantes, como o avanço ou não do neoliberalismo e a retomada do crescimento econômico ou o agravamento da recessão. Diante de tantos desafios – como mudanças climáticas, mortalidade infantil, emergência de doenças infecciosas, problemas crônicos de saneamento, poluição atmosférica, contaminação por agrotóxicos – quais são as prioridades do país e as estratégias de ação? O que nos levou a esta situação? Qual a influência de um modelo de desenvolvimento baseado no agronegócio, na concentração de renda, na desigualdade social? Que possibilidades queremos para o futuro? Sobre essas questões precisamos refletir.

Por Bel Levy (Saúde Amanhã / Icict / Fiocruz)
in EcoDebate, 05/07/2016

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.