Quinta-Feira
25 de Abril de 2024
Dia do Contabilista  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades e verá que a paz nascerá dentro de você"
(Pastorino)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Pesquisas na UFSCar ampliam a utilização do vidro que pode, inclusive, ser aplicado na recomposição de estruturas do corpo humano
Materiais com propriedades bioativas atuam na regeneração ossos e nervos, por exemplo

clique para visualizarUFSCar
26 de Setembro de 2016

A história conta que o vidro foi inventado onde atualmente é o Oriente Médio, no ano de 4000 a.C. Por muito tempo, foi matéria prima para ornamentos, decorou prédios históricos e acompanhou a evolução da sociedade, servindo desde utensílios domésticos até equipamentos óticos de grande precisão. Hoje, as possibilidades de utilização de materiais vítreos são infinitas. O Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolve produtos que podem ser utilizados tanto para proteção balística em coletes e janelas de veículos blindados até como suporte para regeneração de nervos, ossos, dentes e pele.

O LaMaV é coordenado pelos professores do DEMa Edgar Dutra Zanotto, Ana Cândida Martins Rodrigues, Oscar Peitl Filho e Marcello Andreeta e é referência científica internacional em pesquisas com materiais vítreos e vitrocerâmicos. Zanotto destaca a importância de uma formação ampla dos pesquisadores para oferecer soluções e produtos inovadores e que tragam benefícios para sociedade. “É difícil achar um projeto de ponta que não integre diferentes materiais. A integração entre vidro, metais, cerâmicas e polímeros é inevitável”, destaca. O LaMaV também sedia o Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (CeRTEV), Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos, um dos 17 CEPIDS que reúne 14 pesquisadores da UFSCar, USP e Unesp–Araraquara, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Bioatividade
O LaMaV é pioneiro no desenvolvimento de um material vítreo que estimula a resposta celular e atua na regeneração de tecidos do corpo humano. “O desenvolvimento de fibras de vidro bioativo de forma contínua é algo inédito no mundo. Trabalhamos na composição do vidro e no método de fabricação das fibras. Esse material está sendo testado por diversos grupos de pesquisa de diferentes áreas como Medicina, Fisioterapia, Odontologia e Microbiologia, para uso no tratamento de feridas e doenças de pele”, afirma Zanotto. Para o docente, a aplicação de materiais sintéticos em meios biológicos ainda deve ser muito explorada no futuro. “A bioquímica da interface dos materiais e dos fluidos biológicos e células é extremamente complexa e ainda tem muito a ser estudada”, avalia.

Os primeiros estudos com materiais vítreo bioativos no LaMaV iniciaram em meados da década de 1990. O contato de Zanotto com o inventor do primeiro biovidro, o professor Larry Hench, da Universidade da Florida, foi um passo importante para o desenvolvimento dos estudos na UFSCar. “O professor Hench veio para ministrar um curso sobre o biovidro e tivemos a ideia de cristalizar o vidro para aumentar sua resistência”, conta Zanotto.
Desde então, a produção dos ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais (PPGCEM) já resulta em diversas patentes, como é o caso de materiais vítreos bioativos que podem ser utilizados para auxiliar a regeneração de ossos, dentes, nervos e pele. Além de estimular a regeneração destes tecidos, o material também apresenta propriedades antibacterianas. Devido à grande inovação contida nestas tecnologias, algumas das patentes geradas já foram licenciadas para a Vetra, empresa formada por ex-alunos do PPGCEM, Marina Trevelin Souza, Murilo Crovace e Clever Chinaglia.

Uma grande evolução para a utilização de materiais vítreos em meios biológicos foi o desenvolvimento do vidro F18. Este vidro combina propriedades que, a princípio, são antagônicas a estabilidade vítrea e alta bioatividade; permitindo assim, diferentemente dos outros vidros bioativos, sua conformação em formatos complexos, como fibras contínuas e peças 3D porosas. O vidro F18 além de estimular a proliferação celular e a formação de vasos sanguíneos e é totalmente reabsorvível, ou seja, depois de um período, o material é degradado no local da implantação, sendo gradativamente substituído pelo novo tecido, sem gerar rejeição por parte do hospedeiro. Os vidros bioativos possuem em sua composição cálcio, sódio, fósforo e sílica e, em meio biológico, esse material é dissolvido, permitindo a liberação dos íons que estimulam a proliferação celular. “No organismo, há a liberação dos íons em quantidades exatas que as células interpretam como uma sinalização para a proliferação”, explica Marina.

As pesquisas também permitiram a criação de um equipamento em escala laboratorial para a produção de fibras de vidro bioativo. Marina destaca que o vidro bioativo apresenta particularidades que dificultam sua produção. “O vidro bioativo tende a cristalizar facilmente quando aquecido, o que dificulta o seu processamento e conformação, então tivemos que fazer diversas modificações para garantir a estabilidade necessária para a produção das fibras bioativas. Durante o mestrado e doutorado, desenvolvemos diferentes dispositivos a partir desta nova tecnologia. Com as fibras do biovidro F18 desenvolvemos compósitos para regeneração de nervos, cartilagem e ossos e também devido à flexibilidade das novas fibras, conseguimos desenvolver membranas para regeneração de feridas da pele”, afirma.


O vidro F18 também apresentou resultados positivos em coberturas de implantes de titânio metálico, um material muito usado pela sua biocompatibilidade no organismo. “O vidro bioativo F18, além de acelerar a regeneração e a osseointegração, também possui função bactericida, diminuindo a incidência de infecções que podem levar a falha do implante”, destaca Marina.

A pesquisadora também atuou no desenvolvimento de um conduíte para a regeneração de nervos periféricos, que conduzem os sinais para face e membros. Este conduíte é um pequeno tubo que liga as partes rompidas dos nervos. A inovação neste dispositivo se encontra em seu design bi-camada, enquanto a parte externa, composta por material polimérico semipermeável, possibilita a passagem de fatores de crescimento celular, e parte interna é envolvida pelas fibras de vidro bioativo alinhadas, que estimulam a proliferação celular e guiam o crescimento do nervo até a sua reconstituição. “A célula nervosa precisa de um substrato alinhado para direcionar a regeneração do feixe nervoso. A presença das fibras bioativas de forma alinhada auxilia no processo de regeneração do nervo e a dissolução gradual do biovidro acelera a proliferação celular ”, explica a pesquisadora.

A compreensão do comportamento do novo biomaterial nos meios biológicos foi possível a partir da parceira com vários grupos de pesquisa que realizaram diversos testes in vitro e in vivo. Com todos estes anos de pesquisa, criamos a rede Biomaterials Research and Technology Network (Bionetec), que reúne mais de 70 pesquisadores de diversas universidades e instituições de pesquisa. “Queremos explorar as diversas características positivas do vidro F18 em um grande número de aplicações, até o momento temos obtido ótimos resultados com o uso deste novo biomaterial em seus diferentes formatos ”, afirma Marina.
Além das variadas aplicações, outros estudos buscam novas formas de produção de produtos com pó do vidro bioativo. Murilo Crovace desenvolve a aplicação da impressão 3D para a síntese de peças porosas, que se assemelham ao tecido ósseo. “Podemos fazer enxertos com formatos complexos, que podem ser otimizados, com dimensões específicas. A intenção é futuramente fazermos peças customizadas para cada paciente”, revela o pesquisador.

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.