Prefeitura Municipal de São Carlos 25 de Julho de 2014
Professores do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental da rede de Educação de São Carlos participaram, na noite desta quinta-feira (24), no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, de uma formação, em parceria com o SESC, acerca do Projeto Lugares, com a arte educadora Stela Barbieri e com Helenira Paulino.
Além de palestras, o projeto conta com uma exposição, a partir de 10 de agosto, no SESC São Carlos,composta por cinco obras-oficinas que convidam o visitante a participar ativamente dos trabalhos, convivendo nesses espaços.
Segundo Aline Fabiane da Silva, chefe de Divisão do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, o objetivo do encontro foi de proporcionar oportunidades e ferramentas às práticas dos professores. “Sempre buscamos preparar o professor, para que ele seja o multiplicador desse conhecimento em sala de aula”, comentou.
Sandra Frederice, do setor de programação de artes visuais do SESC, ressaltou a importância de parcerias como essa. “São projetos de exposição atrelados à educação e, nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação tem sido muito parceira, possibilitando que essas ações cheguem até os educadores e por sua vez até os alunos”.
Durante a formação foi realizada uma oficina com os participantes. Stella Barbieri explicou que as oficinas convidam à criação de questões relativas aos livros, às narrativas e suas construções. “Sempre é momento de troca, o que é muito interessante para preparar os professores em como lidar com essas realidades”.
Stela Barbieri é curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e iniciou esse trabalho na 29ª Bienal de Arte, em 2010. Em 2011, implementou o educativo permanente da Fundação Bienal e realizou a curadoria educativa da exposição "Em nome dos artistas" e em 2012, foi curadora educativa da 30ª Bienal. É diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake, onde dirige a coordenação dos núcleos de cursos para professores, crianças e jovens, atendimento ao público e núcleo de cursos -Espaço do olhar. |