O site “Petiko”, uma rede social criada em 2013 por estudantes de Ciências da Computação da UFSCar e vencedora de um desafio de modelo de negócios na Instituição, já alcança a marca de mais de 11 mil membros e cerca de 130 mil acessos mensais. Voltada para o segmento pet, a plataforma visa promover o encontro de pessoas para discutir sobre seus animais de estimação e oferecer aos seus usuários conhecimento de forma simplificada.
Na plataforma “Petiko” o usuário cadastra seu pet e tem a opção de ler mais de 400 artigos que solucionam dúvidas comuns como, por exemplo, sobre saúde e nutrição. Também está disponível um clube de assinaturas que oferece produtos personalizados de acordo com raça e sexo, dentre outras características, para cães e gatos.
O principal público atingido pelo "Petiko" está concentrado em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, sendo que 79% dos usuários são mulheres com idades entre 25 e 30 anos. Segundo pesquisa realizada pelo painel online CONECTAí, 80% dos usuários de internet no Brasil possuem animais de estimação e estima-se que há aproximadamente 40 mil pet shops espalhados por todo o território nacional. O Brasil é o segundo maior mercado Pet mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e o quarto em número populacional de cães, com crescimento de 5% ano.
Mais informações sobre o PetiKo podem ser obtidas no site http://petiko.com.br.