Quinta-Feira
28 de Março de 2024
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Fazer dinheiro é arte, trabalhar é arte, e bons negócios são a melhor arte de todas."
(Andy Warhol)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Salesianos São Carlos foi um dos vencedores do Concurso Volkswagen na Comunidade 2015

clique para visualizarVolkswagen
7 de Novembro de 2015

Transformar vidas, beneficiar comunidades, incentivar políticas públicas e ajudar a construir um futuro melhor, promovendo desenvolvimento social. Esses são objetivos da Fundação Volkswagen com o concurso “Volkswagen na Comunidade”, que premiou, no último dia 23/10, os 11 projetos sociais vencedores de sua 8ª edição. Os projetos receberam prêmio em dinheiro, que deve ser investido em ações de transformação social. As instituições vencedoras e também as finalistas ainda ganham curso de Gestão de Projetos Sociais, para aprimorar com excelência seus trabalhos junto à comunidade. A Fundação Volkswagen coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, oferecendo dez projetos, sendo três de desenvolvimento social – entre os quais o “Volkswagen na Comunidade” – e sete de Educação.

Associação Sagrada Família de Nazaré, de Curitiba (PR), que conquistou o “Prêmio de Sustentabilidade”
Ação Cristã Comunitária do Brasil – Projeto Shalom, de Santo André (SP)
Associação Beneditina da Divina Providência (ABENP), de Curitiba (PR)
Associação Beneficente Arcanjo Gabriel, de Penedo (RJ)
Associação Humanitária Amor e Caridade (AHAC), de Jacareí (SP)
Associação Saúde Criança Recomeçar, do Rio de Janeiro (RJ)
Fraternidade Irmã Clara, de São Paulo (SP)
Fundação Julita, de São Paulo (SP)
Instituto Ingo Hoffmann, de Campinas (SP)
Programa Cidadão Bageense, de Bagé (RS)
Salesianos São Carlos, de São Carlos (SP)

Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 707 projetos indicados por colaboradores que atuam voluntariamente nessas organizações. Participam colaboradores da Volkswagen do Brasil que trabalham nas quatro fábricas da empresa, na unidade Jabaquara, no Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP), Escritórios Regionais de Vendas e Serviços Financeiros, além de colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Os projetos inscritos são realizados por organizações sociais localizadas em 22 Estados brasileiros.

Dos 11 prêmios entregues pelo “8º Volkswagen na Comunidade”, dez foram inéditos. O 11º leva a nomeação especial “Prêmio de Sustentabilidade”, oferecido à instituição que já foi contemplada na última edição do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano.

Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 73 prêmios em dinheiro, beneficiando 18.239 pessoas diretamente. As oito edições realizadas somam 3.560 projetos inscritos em todo o Brasil.

“A Volkswagen do Brasil tem compromisso com o desenvolvimento social. O ‘Volkswagen na Comunidade’ atua em duas frentes: promove o engajamento dos colaboradores da empresa, uma vez que eles podem inscrever projetos nos quais atuam voluntariamente; o recorde de inscrições revela um engajamento crescente. Por outro lado, o prêmio em dinheiro permite que as instituições vencedoras coloquem seus projetos em prática. O curso de Gestão de Projetos Sociais, oferecido aos vencedores e aos finalistas, permite que as instituições desenvolvam seus trabalhos com excelência”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen, Holger Rust.

“O ‘Volkswagen na Comunidade’ permite sonhar com um futuro melhor para comunidades de todo o Brasil. O concurso oferece condições reais para que as organizações vencedoras possam realizar um trabalho relevante com foco social. Nesta edição, foram indicados projetos sociais de 22 Estados brasileiros, comprovando a abrangência do concurso”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros.

“O curso de Gestão de Projetos Sociais oferecido às instituições vencedoras e às finalistas contribui com a formação das equipes. Queremos que essa orientação resulte em um atendimento ainda mais humanizado e eficaz à comunidade”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Transformando vidas: conheça histórias das organizações contempladas e seus projetos vencedores

“Prêmio de Sustentabilidade”:
Associação Sagrada Família de Nazaré, de Curitiba (PR)
Projeto: “Juventude: um Sinal de Esperança”

“Aqui encontrei pessoas dispostas a ouvir meu grito de socorro. Hoje tenho uma nova chance de me reaproximar da família e dar valor à vida”, disse o ex-dependente químico Paulo César Silva Rangel, assistido pela instituição, onde hoje é monitor. O projeto “Juventude: um Sinal de Esperança” acolhe homens em recuperação da dependência química e reinserção social; eles recebem hospedagem, alimentação e laborterapia; cultivam a horta e cuidam dos animais, visando preservar o meio ambiente e gerar renda. A associação também oferece atividades esportivas, culturais e terapêuticas.
Um dos vencedores do “Volkswagen na Comunidade 2014”, o projeto “Juventude: um Sinal de Esperança” foi o que melhor geriu os recursos recebidos. Por isso, recebeu agora o “Prêmio de Sustentabilidade”.

“Com o prêmio de 2014, construímos um espaço para ordenha de animais, deixando a chácara sustentável economicamente, pois vendemos leite e queijo. Agora, faremos um biodigestor para gerar energia elétrica e gás natural”, afirmou o reparador de carrocerias da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR), Edson Baracho, presidente da instituição e padrinho do projeto no concurso. O prêmio também será usado na aquisição de novos equipamentos e na melhoria da infraestrutura.

Ação Cristã Comunitária do Brasil – Projeto Shalom, de Santo André (SP)
Projeto: “Boca saudável, Sorriso Feliz”

“Sempre tivemos um desejo no coração de ter um consultório dentário. Temos crianças com seis anos que nunca foram ao dentista”, afirmou Priscila Gomes da Silva, administradora da instituição. O projeto “Boca saudável, Sorriso Feliz” visa oferecer atendimento odontológico gratuito. A instituição “Ação Cristã Comunitária do Brasil – Projeto Shalom” também desenvolve programas sociais e educacionais, como oficinas e jogos pedagógicos, de idiomas, reforço escolar e alfabetização.

“Para mim, é muito importante ser voluntária. É gratificante aprender com o outro, dividir alegria, aliviar sofrimento. É mais do que ajudar; é se ajudar, com a finalidade de trazer um sorriso e a felicidade do próximo”, afirmou a madrinha do projeto no concurso, Sabrina Barrionuevo, prestadora de serviços administrativos na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil.

Associação Beneditina da Divina Providência (ABENP), de Curitiba (PR)
Projeto: “Acolher, Assistir e Educar”

“Além de não ficar nas ruas, as crianças têm atividades para seu desenvolvimento e que poderão ser úteis no futuro. Queremos resgatar laços afetivos e cultivar valores; dar vida, oportunidade e esperança”, afirmou a irmã Carolina Gamarra Mereles, coordenadora do projeto. A instituição oferece atividades educativas, culturais, esportivas, recreativas e artesanais a crianças, adolescentes e jovens; além de apoio psicológico. Com o prêmio para o projeto “Acolher, Assistir e Educar” , vai adquirir instrumentos musicais e equipamentos de informática para as aulas.

“Eu me encantei pelas pessoas que trabalham aqui. É muito emocionante ver o amor e a dedicação”, afirmou a madrinha do projeto, Lilian de Oliveira Lopes, prestadora de serviços administrativos na fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.

Associação Beneficente Arcanjo Gabriel, de Penedo (RJ)
Projeto: “Expandir & Integrar”

“Trabalhar com inclusão de pessoas com necessidades especiais era um sonho. Aqui, eles são incentivados a criar e desenvolver suas habilidades”, disse Thais Silva Neves, coordenadora de projetos. A associação oferece oficinas de artes, ofícios, trabalhos manuais, tecelagem e meio ambiente. Com o prêmio para o projeto “Expandir & Integrar”, será possível criar a oficina de culinária.

“O trabalho manual que eles fazem e o desenvolvimento que a gente vê em cada indivíduo é engrandecedor. A gente tem de fazer um mergulho interior e ver o que vale; acho a parte social muito importante”, afirmou a madrinha do projeto Sandra Isnardi, secretária executiva da MAN Latin America, em Resende (RJ).

Associação Humanitária Amor e Caridade (AHAC), de Jacareí (SP)
Projeto: “Educação Ambiental para Reciclagem de Óleos Usados”

Em Jacareí, o óleo de cozinha usado é o “combustível” da Associação Humanitária Amor e Caridade, que ampara idosos. O projeto contemplado incentiva a doação desse óleo para a instituição, que o vende. Essa fonte de renda permite atender os idosos: “Temos o projeto de longa permanência; o temporário, que abriga pessoas que já passaram por hospital, mas ainda precisam de cuidados, como fisioterapia; e o Casa Dia, uma creche de idosos. O projeto ‘Educação Ambiental para Reciclagem de Óleos Usados’ começou pela necessidade de captar recursos”, afirmou o presidente da instituição, Michel Barbier.

“Acho muito importante doar parte do nosso tempo. Eu me senti muito bem na instituição. Esse projeto me fez ver a vida de forma diferente. O respeito, carinho e atenção dos profissionais e voluntários com os idosos é de arrepiar. Vi que meus problemas são tão pequenos, perto dos de outras pessoas”, afirmou o padrinho do projeto, José Antonio da Silva, líder de célula de Operações, na Volkswagen do Brasil, em Taubaté.

Associação Saúde Criança Recomeçar, do Rio de Janeiro (RJ)
Projeto: “Alimentando Sonhos”

“Nós temos a missão de cuidar de crianças pós-alta hospitalar e o projeto alimenta os sonhos dessas mães”, disse Maria das Dores Alencar Lacombe, fundadora da associação. “Quando eu vim para cá, não tinha nada. Eles me ajudam com a cesta básica e meu filho já se desenvolveu bastante”, afirmou Mônica Manuela Miranda, mãe de uma criança atendida. A instituição cuida de crianças com doenças graves, oferecendo alimentação, medicamentos e atividades para melhorar a qualidade de vida.

“Eu sempre imaginava o que eu poderia fazer, por um bem maior, ter mais proximidade com a área social. Essa necessidade de compartilhar a vida, o tempo. É nesse momento que a existência faz sentido”, afirmou a madrinha do projeto Cássia Ribeiro dos Reis, consultora comercial do Escritório Regional de Vendas do Rio de Janeiro da Volkswagen do Brasil.

Fraternidade Irmã Clara, de São Paulo (SP)
Projeto: “Sons da Alma: O Resgate da Pessoa com Deficiência Através da Música”

“O projeto de musicoterapia é voltado para pessoas com paralisia cerebral grave. Os resultados mais evidentes foram maior abertura de canais de comunicação. Eles estão mais receptivos ao contato humano, houve diminuição da depressão e do isolamento. O ganho que teremos para a sala de musicoterapia (com o prêmio) possibilitará a melhora da qualidade de vida deles”, afirmou a musicoterapeuta Maria Augusta Brancaccio. A musicoterapia é um dos projetos da instituição, que também atende pessoas com paralisia cerebral com terapia ocupacional, reabilitação motora e cognitiva, fonoaudiologia, pedagogia, entre outros tratamentos.

“É um projeto muito bonito. Sinto muito orgulho de fazer parte dessa história. Notamos muita diferença nos assistidos”,
afirmou o padrinho Névio Cacioli Jr., engenheiro industrial na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil.

Fundação Julita, de São Paulo (SP)
Projeto: “Promovendo Vínculos com a Natureza e a partir dos 4 Elementos”

“Criamos o Centro de Educação Ambiental para contribuir com a comunidade. Estamos focados no desenvolvimento da conscientização humana sobre a natureza”, afirmou o gestor pedagógico da entidade, Jânio Barboza de Oliveira. Segundo a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da fundação, Flávia Cremonesi de Oliveira, o objetivo é que muitas crianças se tornem agentes ambientais: “resgatem o vínculo com a natureza, desenvolvam consciência crítica em relação ao meio ambiente e multipliquem os conhecimentos”. O projeto “Promovendo Vínculos com a Natureza e a partir dos 4 Elementos” visa oferecer oficinas de educação ambiental.

“O ‘Volkswagen na Comunidade’ traz uma oportunidade para a gente. Eu encorajo todos vocês a conhecerem esse projeto e serem voluntários. Acho que isso completa o ser humano. É muito gratificante”,
afirmou o gerente de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Rogério Varga, padrinho do projeto.

Instituto Ingo Hoffmann, de Campinas (SP)
Projeto: “Casa da Criança e da Família”

“Eu queria retribuir tudo que a vida me deu e o trabalho social se transformou no instituto, com 30 casas de apoio às famílias com crianças em tratamento (de câncer). É um amparo para eles em um momento tão difícil”, afirmou Ingo Hoffmann, presidente do instituto. Com o prêmio ao projeto “Casa da Criança e da Família”, a instituição substituirá equipamentos de sua cozinha e espaço de cinema.

“Eu passei por um câncer aos 21 anos e sei o quanto é doloroso para a família e para a pessoa. Isso foi o que me motivou a apoiar o instituto. É preciso se doar; isso é fundamental hoje para mim, como pessoa”, afirmou o padrinho Adalberto Sauerbronn, analista de negócios e projetos de TI do Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen do Brasil, em Vinhedo.

Programa Cidadão Bageense, de Bagé (RS)
Projeto: “Restaurante Escola”

O projeto ‘Restaurante Escola’ vai formar maîtres, garçons e oferece iniciação a cozinheiros para pratos de banquetes, regionais e sobremesas. O projeto está sendo aguardado com grande expectativa pelas empresas que promovem eventos. E os formados poderão ser contratados por essas empresas”, afirmou Cristiane Machado Rodrigues, coordenadora do projeto.

“O programa tem como princípio tornar a vida dos menos favorecidos mais fácil; inclui-los na sociedade. Isso faz toda diferença. Estar onde a ação precisa ser feita, traz uma gratificação pessoal muito grande”, afirmou o padrinho Marco Antonio de Lima Sousa, gerente Regional de Vendas de Curitiba da Volkswagen do Brasil.

Salesianos São Carlos, de São Carlos (SP)
Projeto: “Prevenção na Medida: Drogas”


Os adolescentes assistidos pela entidade Salesianos São Carlos estão em liberdade assistida ou prestação de serviços à comunidade, muitos por ato infracional de tráfico ou porte de drogas. Para mudar essa realidade, a organização oferece cursos profissionalizantes, medidas socioeducativas, além de projetos com crianças. O programa contemplado “Prevenção na Medida: Drogas” tem missão de orientá-los sobre relações familiares, sociais e inserção no mercado de trabalho. “Queremos mostrar que eles podem ter um futuro com oportunidades, feliz e de sucesso, longe das drogas e dos delitos”, disse Thauana Letícia Felipe, coordenadora do projeto.

O padrinho, o operador de máquinas de São Carlos, Moisés Hosti de Oliveira, tem uma história com a instituição, onde morou mais de quatro anos: “Minha família se mudou para São Carlos e meu pai faleceu. Em uma cidade desconhecida e com seis filhos, minha mãe procurou ajuda e encontrou as portas abertas no Salesianos, que nos acolheu com muita dedicação”. Foi lá que Moisés teve sua formação escolar e por meio de cursos profissionalizantes conseguiu seu primeiro emprego. “Meu futuro poderia ter sido diferente, se não tivesse essa oportunidade. Meu caráter e minha dignidade foram devido aos ensinamentos daqui. Eu fui ajudado. Agora, é a minha vez de ajudar, disse o voluntário.

Imagens relacionadas:

:: Notícias relacionadas
27/10/2015
Salesianos São Carlos é um dos vencedores do Concurso “Volkswagen na Comunidade 2015”
Transformar vidas, beneficiar comunidades, incentivar políticas públicas e ajudar a construir um futuro melhor, promovendo desenvolvimento social. Esses são objetivos da ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Veja também
04/01/2016 - Blocos de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos, são exportados para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha
04/12/2015 - Volkswagen divulga os dez finalistas do 17º concurso “Talento Design 2015”
17/11/2015 - Procon-SP autua Volkswagen por utilizar software que mascara emissões de gases na Amarok
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.