Até o final de agosto, a expedição deve completar 77 dias percorrendo escolas e espaços públicos de dezesseis cidades e oito estados do país.
São Carlos foi a primeira cidade visitada pela expedição no mês de junho. No dia 14, ela esteve no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e no dia 15 visitou o Projeto Semente, que atende 70 crianças, no Campus 1, ambos da USP. Esse Projeto desenvolve aulas nas áreas de engenharia, informática e robótica com crianças e jovens do Projeto Pequeno Cidadão, que oferece atividades de complementação escolar e contribui para o desenvolvimento de cidadãos socialmente responsáveis.
O professor Sérgio Ferreira foi o responsável pela iniciativa de trazer o MundoMaker ao CDCC, onde cerca de 150 crianças participaram da expedição. A ideia nasceu a partir de um sonho de trazer para o universo das crianças e jovens a alfabetização digital por meio de projetos, dando um novo significado para o brincar com muita mão na massa e criatividade.
Maria Fernanda Macoppi Pertolino, 11 anos, demonstrou-se bastante empolgada em participar da iniciativa no CDCC: "trabalhamos com aplicativos que achei que seria muito difícil, mas vi que não é tanto assim e conseguimos, junto com outros da minha equipe, fazer a tarefa proposta sozinhos".
Zsigmond ressalta que "o educador do MundoMaker não é aquele que fica respondendo às perguntas feitas pelos alunos, ele é muito mais um mediador que responde as perguntas com novas indagações para que o aprendiz encontre as respostas e, assim, aprenda efetivamente; essa é uma das grandes diferenças".
Para Juliana Viviane Piccin, professora do Colégio Cecília Meireles há 25 anos, a participação na expedição foi muito importante. "Nossos alunos estão muito acostumados a fazer uso de toda a parte de informática, que foi criada por alguém, agora têm consciência de que eles mesmos podem construir algo com as informações obtidas e usar isso para a vida deles", destaca.
A aprendizagem criativa é fundamentada em quatro pilares: aprendizagem baseada em projetos, peer learning (aprendizagem em pares), paixão e brincar. Essa expedição é para inspirar as pessoas a mudar a prática de ensino, "pois para se chegar a um resultado diferente é preciso fazer isso de uma forma diferente", finaliza Zsigmond.
Até o dia 17 de julho, a expedição visita as comunidades ribeirinhas da região de Boa Vista do Acará, no Pará, e depois segue para Teresina, Piauí.
Para conferir as próximas localidades a serem visitadas e conhecer mais sobre a expedição acesse: www.mundomaker.cc.
Por Suzana Xavier da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus (PUSP-SC)
Fotos: José Braz do CDCC