Entre os dias 10 e 12 de novembro, acontecerá o simpósio "Processos Investigativos na Educação Científica Escolar", organizado pelo projeto de extensão "Diálogos Interdisciplinares na Educação em Ciências", coordenado pela professora Carolina Souza, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar.
O simpósio conta com o minicurso "Curiosidade e processo didático de investigação na Educação em Ciências: contribuições da gnosiologia de Paulo Freire", ministrado pelo professor Marcos Pires Leodoro, do DME, nos dias 10 e 12/11, às 14 horas, que irá avaliar propostas didáticas de investigação na Educação em Ciências a partir de Paulo Freire. Além do minicurso haverá a palestra "Aperfeiçoamento da prática profissional" no dia 10/11, e "Ensino de Ciências baseado em investigação" no dia 12/11, ambas às 19 horas, ministradas pelo professor convidado Carl J. Wenning, da Illinois State University, dos Estados Unidos, e apresentação de painel com os professores Josimeire Meneses Julio e Dácio Rodney Hartwig, no dia 11/11, às 14 horas.
A primeira palestra apresentará um resumo recente das pesquisas de Educação em Física nos Estados Unidos, abordando a importância da compreensão conceitual, as práticas de resolução de problemas, o desenvolvimento curricular e prática educacional, avaliação, ensinamentos da psicologia cognitiva e atitudes e crenças que dizem respeito ao ensino e à aprendizagem.
A segunda palestra apresentará o Modelo de Níveis de Investigação para o Ensino de Física, que inclui aprendizagem por descoberta, demonstrações interativas, aulas investigativas, investigações laboratoriais, aplicações ao mundo real e explicações hipotéticas.
Para participar do simpósio é necessário enviar um email para seminarioinvestigacaonaescola@gmail.com, contendo nome e instituição a qual pertence, sem necessidade de pagamento de taxas. Os locais dos eventos e mais informações pelo site www.simposioinvestigacaonaescola.blogspot.com.br.