A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está coordenando a pesquisa de perfil institucional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sobre suas capacidades no campo da assistência estudantil. A iniciativa integra os esforços do Observatório Fonaprace, criado em parceria do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com a diretoria da Andifes. A coordenação do projeto é da docente do Departamento de Ciência Sociais (DCSo) da UFSCar Vera Alves Cepêda, que pelo segundo ano consecutivo aplica questionário elaborado pelo grupo de pesquisa envolvendo docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que lidera.
No ano passado, 60 das 64 IFES implantadas no País responderam à pesquisa realizada por meio de plataforma virtual, que pretende no futuro disponibilizar um repositório com as informações da assistência estudantil nacional. Com a reedição da coleta de dados, a expectativa é que se crie uma série histórica que permita o monitoramento da evolução da proteção estudantil ao longo dos anos.
A coleta foi aberta em 16 de maio e receberá respostas até 8 de junho. O questionário contém 126 questões que abrangem as 10 alíneas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), responsável por uma parte importante do financiamento da assistência estudantil nas IFES.
Cepêda explica que a pesquisa está gerando o mapa da assistência estudantil no campo das estruturas, ações e coberturas realizadas pelas IFES. "O objetivo é qualificar a estrutura funcional das modalidades específicas de cada instituição. Como resultado final, esperamos até outubro poder descrever, avaliar e qualificar a assistência estudantil no plano nacional e subsidiar o Fonaprace e a Andifes na defesa dos recursos para proteção estudantil, fundamentais para o processo de democratização de ingresso da universidade pública", avalia a docente.