A Volkswagen irá investir cerca de 10,5 bilhões de euros em uma nova fábrica de baterias, buscando tornar-se líder no mercado dos veículos elétricos.
Depois de ter anunciado recentemente o objetivo de vender anualmente um milhão de veículos elétricos e híbridos até 2025 e investir no desenvolvimento de baterias, o investimento agora divulgado - cerca de um mês da próxima reunião do conselho de administração da marca - é o primeiro passo nesse sentido.
Ao investir em uma nova fábrica de baterias, o grupo alemão segue o exemplo da americana Tesla, que está construindo a sua ‘Gigafábrica’ no estado de Nevada, EUA, e que deverá depois de estar pronta, produzir mais baterias em um ano do que todas produzidas em 2013 em todo o mundo, segundo palavras de Elon Musk, CEO da Tesla.
A questão que fica no ar é saber o porquê dos fabricantes de automóveis querem ter as suas próprias fábricas de baterias. A explicação é simples: dar-lhes independência em relação aos fabricantes asiáticos que atualmente dominam o mercado e dessa forma poupar nos custos, já que as baterias são um dos componentes mais caros nos modelos elétricos. Elon Musk estima que irá economizar 30% dos custos de produção utilizando as suas próprias baterias em seus automóveis.
Sem esquecer que as melhorias na tecnologia das baterias são primordiais para o sucesso dos veículos elétricos: é a capacidade da bateria que determina a autonomia dos elétricos e quanto menor for o tempo de carga das mesmas, maior a probabilidade de vendas nos próximos anos.
Ainda não está decidida a localização da fábrica da Volkswagen, poderá ser na própria Alemanha, na Europa Oriental ou na Ásia. Apesar dos planos para se reposicionar como líder no mercado dos veículos elétricos já em 2018, a Volkswagen vendeu apenas 67 mil modelos elétricos no ano passado, a maioria dos quais híbridos.