Sexta-Feira
29 de Março de 2024
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Sempre que acho ter chegado ao fundo do poço, vem alguém e me joga uma pá."
(Garfield)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Saúde
Saúde
Estudo indica que Zika vírus está cada vez mais eficiente para infectar humanos

clique para visualizarEcoDebate
5 de Dezembro de 2015

Durante o caminho que percorreu do continente africano até a América – passando pela Ásia e cruzando o oceano Pacífico –,  o Zika vírus (ZIKV) passou por um processo de adaptação ao organismo humano, adquirindo certas características genéticas que tornaram cada vez mais eficiente sua replicação nas células do novo hospedeiro.

A conclusão é de um estudo divulgado no site bioRxiv (pronuncia-se “bio-archive”) por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Institut Pasteur de Dakar, no Senegal, que chamam a esse processo adaptativo do vírus de “processo de humanização”.

O ZIKV é um agente zoonótico africano que infecta principalmente macacos e mosquitos. Estudos anteriores sugerem que teriam ocorrido casos esporádicos de infecção em humanos no passado e o vírus teria saído da África por volta da segunda metade do século 20. Em 2007 ele causou um primeiro surto em humanos e parece ter havido um processo concomitante de adaptação pelo qual o código genético do vírus passou a mimetizar os genes humanos mais expressos para produzir em maior quantidade proteínas que tornam eficiente sua replicação no novo hospedeiro”, contou Paolo Marinho de Andrade Zanotto, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e coautor do artigo.

Entre os genes que o ZIKV passou a mimetizar de forma mais evidente destaca-se o da proteína NS1, cujo papel é modular a interação entre o vírus e o sistema imunológico humano.

“A NS1, produzida em grande quantidade, funciona como um sistema de camuflagem para flavivírus, como o vírus da dengue, de quem o ZIKV é o parente mais próximo. Ela deixa o sistema imunológico desorientado. É o mesmo princípio usado por aviões de guerra ao liberar pequenos fogos para despistar os mísseis guiados pelo calor da turbina”, explicou Zanotto.

Os resultados da pesquisa mostram ainda que o chamado “valor adaptativo” da espécie (fitness) – que é capacidade de sobreviver e gerar uma progênie também capaz de sobreviver e de se reproduzir – cai drasticamente por volta do ano 2000, quando estaria ocorrendo forte seleção possivelmente associada ao processo de tráfego entre espécies. A partir desse ponto, o fitness do Zika vírus passa a crescer exponencialmente. Os gráficos do artigo sugerem que o patógeno já se tornou tão (ou mais) eficiente para sobreviver e se reproduzir em humanos quanto era antes em macacos.

A investigação foi conduzida com apoio da FAPESP durante o doutorado de Caio César de Melo Freire, sob a orientação de Zanotto.

O grupo analisou dados de 17 sequenciamentos completos do genoma viral – que continham informação sobre o ano e o local em que o vírus foi isolado – depositados no GenBank, um banco público mantido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), nos Estados Unidos.

Com base nessas análises e também em um trabalho anterior do grupo, publicado em 2014 na revista PLoS Neglected Tropical Diseases, foi possível determinar o caminho percorrido pelas linhagens africanas e asiáticas e também as alterações genéticas sofridas no percurso.

Conforme explicam os autores no artigo mais recente, a linhagem africana ainda infecta predominantemente macacos e mosquitos do gênero Aedes. Já a linhagem asiática está se espalhando por meio de uma cadeia de transmissão entre humanos nas ilhas do Pacífico e na América do Sul.

Além da picada do mosquito, os cientistas apontam as relações sexuais e as infecções perinatais como rotas alternativas de transmissão.

Mundo em alerta


O primeiro surto significativo conhecido em humanos, causado pela linhagem asiática em 2007, ocorreu nos Estados Federados da Micronésia. Entre 2013 e 2014 o vírus emergiu novamente e causou uma significante epidemia na Polinésia Francesa, espalhando-se pela Oceania e chegando à América pela Ilha de Páscoa, no Chile, em 2014. Agora, em 2015, já foi reportado em pelo menos 14 estados brasileiros, a maioria na Região Nordeste, e também em outros países da América do Sul.

As análises feitas com base em dados genéticos sugerem que o vírus está se tornando mais eficiente para produzir suas proteínas em humanos, mas agora precisamos confirmar essa hipótese com ensaios in vitro, colocando linhagens africanas e asiáticas em culturas de células humanas para estabelecer comparações”, comentou Zanotto.

O pesquisador também está organizando uma parceria com cerca de 25 laboratórios de diferentes regiões do Estado de São Paulo para monitorar como está sendo o espalhamento do vírus na região. Várias unidades dessa rede vão trabalhar diretamente na questão das malformações cerebrais congênitas em associação com serviços de neonatologia.

“Estamos ajustando protocolos comuns para identificar, caracterizar e isolar o vírus. Dada a experiência de nossos colegas na África, o isolamento do vírus em humanos pode apresentar problemas e provavelmente teremos de isolar também de mosquitos. Também pretendemos somar esforços no desenvolvimento da expressão de proteínas virais para facilitar a detecção da doença e estamos articulando ações conjuntas e trocando informações diariamente grupos internacionais. Será uma tarefa pesada, mas não temos outra opção, uma vez que o vírus parece de fato estar envolvido nos casos de microcefalia”, disse Zanotto.

Na última terça-feira (01/12), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta mundial reconhecendo a relação entre a epidemia de Zika vírus e o crescimento dos casos de microcefalia e da síndrome Guillain-Barré no Brasil. No documento, a OMS recomendou que seus mais de 140 países-membros reforcem a vigilância para o eventual crescimento de infecções, sugeriu o isolamento dos pacientes e disse para as nações ficarem atentas à necessidade de se ampliar o atendimento de serviços neurológicos e de cuidados específicos a recém-nascidos.

Recebemos de nossos colegas do Institut Pasteur, há alguns dias uma notificação do Serviço de Vigilância Sanitária em Papeete, na Polinésia Francesa, dizendo que após reavaliar os dados relacionados a crianças gestadas durante o surto local de ZIKV em 2014 e 2015 foram encontrados 12 casos de mulheres que tiveram filhos com complicações neurológicas sérias. Destas, quatro foram testadas e apresentaram anticorpos contra ZIKV, mas nehuma manifestou sintomas da doença durante a gravidez”, contou Zanotto.

De acordo com o pesquisador, é preciso investigar se há uma interação entre o vírus da dengue e o ZIKV no desenvolvimento da microcefalia. “É possível que o vírus da dengue – por ser muito comum nessas regiões – seja apenas um fator de confusão”, avaliou.

Além de causar sintomas parecidos, explicou Zanotto, os vírus da dengue e Zika são muitos próximos filogeneticamente. No estudo mais recente, o grupo mostrou que ambos compartilham pedaços da proteína NS1 considerados epítopos, ou seja, que são capazes de serem reconhecidos pelos anticorpos humanos.

“Como os dados desse estudo são de grande relevância mundial optamos por torná-los público imediatamente por meio desse arquivo público on-line. Agora pretendemos submetê-lo para revistas científicas
”, contou Zanotto.

Imagens relacionadas:

:: Notícias relacionadas
28/03/2017
Estrutura de proteína crucial à replicação do vírus Zika é elucidada
A estrutura tridimensional de uma proteína, cuja ação é crucial para a replicação do vírus Zika, foi desvendada por pesquisadores do Grupo de ...
14/12/2015
Microcefalia associada ao vírus Zika preocupa gestantes em vários estados
“Não saio de casa se não for para trabalhar. Estamos prisioneiras mesmo, porque o medo é muito grande aqui. Abri mão de tudo”, relata a policial militar ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

publicidade
1
2
3
4
slide


:: Veja também
18/12/2015 - Ministério da Saúde esclarece boatos sobre infecção pelo zika vírus
09/12/2015 - NOTA da Secretaria Municipal da Saúde de São Carlos sobre suspeitas de casos de Zika Vírus ou chikungunya
04/12/2015 - Anvisa não vê restrições no uso de repelentes por gestantes
02/12/2015 - Presença do vírus Zika em nove países leva OMS a emitir alerta mundial
30/11/2015 - Chegada do vírus Zika ao Sudeste é inevitável, diz infectologista
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Vacinômetro COVID-19
Já foram aplicadas em São Carlos 681.428 doses da vacina contra a COVID-19 em São Carlos, sendo que 242.163 pessoas receberam a 1° dose, o que corresponde a 95,15% da ...
Confira os números da Dengue em São Carlos
Em 2022 já foram registradas em São Carlos 2.205 notificações, com 1.291 casos positivos de Dengue, sendo 1.243 autóctones e 48 importados com 1 morte registrada. ...
Encerramento do prazo para envio de informações de marca-passos implantáveis
Anvisa informa que se encerra na próxima sexta-feira (7/1) o prazo para as empresas detentoras de registro de marca-passos cardíacos implantáveis ...
Confira como vai ser o plantão de vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe 30/06 Junho 2022
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que neste sábado (02/07), vai ter ...
Método criado na USP São Carlos tem potencial para prever a gravidade da Covid-19 em pacientes infectados
Por meio da análise do plasma sanguíneo de pessoas diagnosticadas com Covid-19, pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP criaram um método ...
SAMU vai receber uma nova Ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA) - Junho/2022
O prefeito Airton Garcia, juntamente com o secretário de Governo, Edson Fermiano e o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), recebeu na tarde desta quarta-feira ...
Confira como vai ser o plantão de vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que na próxima sexta-feira (17/06), ...
Vacinômetro - Influenza - 08/06/2022
Total de doses aplicadas: 41.829 Cobertura vacinal: 50,1%   Trabalhadores da saúde: Total de doses: 4.364 doses Cobertura vacinal: 45,9%   Idosos: Total de doses: 26.713 doses ...
Atenção: 192 do SAMU estará temporariamente inoperante nesta terça-feira (31/05)
A Secretaria Municipal de Saúde comunica que na próxima terça-feira (31/05), será instalado o novo gerador na base central do Serviço de Atendimento ...
Primeiro caso de COVID-19 é detectado em Escola Municipal de São Carlos
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM) foi comunicado nesta sexta-feira (03) que na primeira semana do retorno das aulas ...
Prefeitura e DRS-III se mobilizam para aumentar número de leitos de UTI para casos não Covid
À medida em que a vacinação contra a COVID-19 avança em São Carlos e na região, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento ...
Unidade de Saúde da Família de Água Vermelha é ampliada - Agosto/2021
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, finalizou a ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Água ...
Vereador Sérgio Rocha protocolou Projeto de Lei para disponibilização gratuita de medicamentos para o tratamento da Covid-19
O vereador Sérgio Rocha (PTB) protocolou nesta sexta-feira, Projeto de Lei que visa a disponibilização de medicamentos para o tratamento precoce da COVID-19 na rede SUS do ...
UPA do Santa Felícia vai atender somente casos de Covid-19
A Secretaria de Saúde de São Carlos comunica que a partir desta quarta-feira (07/04), a Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Santa Felícia, passará a atender ...
Prefeitura de São Carlos vai editar novo decreto com medidas de combate à COVID-19 - 27/03/2021
A partir do próximo sábado (27/03), a Prefeitura de São Carlos irá adotar novas medidas restritivas para frear o avanço da COVID-19 no município e, ...
Airton Garcia e Edson Ferraz participaram de videoconferência com prefeitos da região neste domingo (14/02)
O prefeito Airton Garcia e o vice-prefeito Edson Ferraz participaram na manhã deste domingo (14/02), no Paço Municipal, de uma videoconferência com os prefeitos dos 24 ...
Serviços Públicos divulga cronograma semanal em diversas frentes de trabalho
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, segue nesta semana com mais uma etapa do cronograma dos trabalhos de limpeza e roçagem, ...
Covid-19: Lucão Fernandes questiona se São Carlos tem oxigênio e insumos suficientes
Preocupado com o atendimento à Saúde, em especial, no momento em que a cidade apresenta aumento expressivo no número de casos de Covid-19, o vereador Lucão Fernandes (MDB) ...
Santa Casa de São Carlos começa atendimentos em centro de campanha
A Santa Casa de São Carlos começa a oferecer atendimento neste sábado, 21 de março, no Centro de Campanha montado para atender casos respiratórios menos graves e ...
Prefeitura de São Carlos determina fechamento dos estabelecimentos comerciais
O prefeito Airton Garcia assinou na tarde desta sexta-feira (20/03) o Decreto Nº 140, com base na Lei Federal que lhe confere poderes para enfrentamento de emergência de saúde, ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.