Temas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Estratégias de Estudo


Há um grupo na UFSCar que apoia alunos de graduação no desenvolvimento de suas competências para estudar, preparando-os não apenas para um melhor aproveitamento das atividades didáticas, mas para um estudar gratificante, que perdure para além das exigências acadêmicas.É o Pro Estudo. Deixo aqui algumas estratégias deste grupo para auxiliar estudantes que buscam melhora em seu desempenho acadêmico: 

Sala de aula: estudar começa aqui


É fundamental que você conte com seus próprios recursos para aproveitar melhor a aula e garantir melhores condições para estudar. Veja algumas dicas:

Escolha locais estratégicos para sentar-se:

§  dê preferência para aqueles de onde seja possível ver e ouvir bem o professor, ser visto por ele e, principalmente, fique longe das distrações;
§  Vá para a sala de aula informado sobre o assunto que será tratado;
§  reveja as anotações da aula anterior, consulte o programa da disciplina e consulte um colega caso tenha faltado à aula anterior.
§  anote aspectos destacados pelo professor: tópicos, títulos, subtítulos, pontos-chave;
§  faça anotações sintéticas, com suas próprias palavras, de modo inteligível;
§  deixe espaços para completar suas anotações após a aula e indicar dúvidas quando for revê-las;
§  utilize suas anotações para preparar-se para a aula seguinte;
§  indique dúvidas a serem resolvidas.


E, caso apareça alguma dúvida, apresente-a em sala de aula: o professor fica melhor informado sobre as necessidades dos alunos, os colegas usufruem das informações e você não tem de resolvê-las mais tarde sozinho. Se você está atento à aula, não há porque constranger-se ao formular perguntas, o que é uma importante habilidade e deve ser estimulada e aprendida.



Onde estudar
Algumas pessoas estudam em qualquer lugar. Outras, não conseguem fazê-lo em nenhum lugar. Estas últimas talvez necessitem de ajuda em relação a outros aspectos relacionados ao estudo. Mas a maioria das pessoas pode se beneficiar de um local de estudos com características favorecedoras de comportamentos que compõem o estudar. Nas próximas páginas você encontra algumas dicas sobre como proceder da melhor forma na escolha do seu local de estudo.
§  escolha estudar sempre num mesmo local ou em lugares com caraterísticas tão adequadas quanto às do local habitual ou que possuam semelhanças;
§  escolha um local que possa ser utilizado apenas para estudar, e apenas por você ou por pessoas que também estejam estudando;
§  um local com boas condições gerais: boa iluminação, limpo, arejado, organizado, com temperatura apropriada para as condições climáticas, sem ruídos e objetos que distraiam a atenção;
§  um local tão intimamente associado ao estudo (e só ao estudo), que o mero fato de entrar nele crie uma disposição para o estudo. Quando isso não é possível (por exemplo porque você não dispõe de tantos locais quanto o número de atividades que necessita realizar), procure estabelecer formas diferentes de "sinalizar" diferentes atividades, criando associações como: música = descanso; toalha na mesa = alimentação; quebra-luz ligado = estudo etc;
§  defina e prepare o local antes de começar a estudar;
§  verifique se a luz não faz com que sua mão produza sombra sobre o papel ao escrever;
§  você não se sinta desconfortável ao estudar, mas que também não esteja tão confortável que acabe dormindo.
  • utilize almofadas e suportes para os pés para garantir uma posição apropriada ao sentar-se;
  • posicione-se de costas para objetos presentes no local que possam distrair a atenção;
  • utilize materiais baratos para construir estantes;
  • providencie um protetor de ouvidos ou algum objeto que produza um som contínuo (como um ventilador ou uma música de fundo), para atenuar o efeito de sons que interferem no estudo;



Quando estudar

Estudar muito não é sinônimo de estudar bem. Descobrir, respeitar e ampliar o próprio ritmo de aprendizagem são habilidades das mais importantes no desenvolvimento e manutenção de condutas adequadas ao estudo. Assim:
§  estudar deve ser feito com regularidade e em função de um plano de estudos, e não "em cima da hora'' (da prova) e por causa das "pressões" da universidade;
§  uma rotina de estudos deve ser construída de maneira cautelosa e ao longo do tempo;
§  planejar o estudo significa ser capaz de propor, avaliar e rever os planos feitos, de modo permanente. Um plano não é uma camisa de força e sim um referencial para orientar a ação. Serve para que você faça também o que é importante (não apenas o que é urgente) e possa fazê-lo bem. Lembre-se de que fazer um plano (de estudo ou de trabalho) não é tentar predizer o futuro e sim prever possibilidades, que devem ser reavaliadas à medida que a situação mude;
§  um plano de estudos deve garantir uma previsão de atividades a curto, médio e longo prazo. Quanto maior e mais precisa for sua visão de conjunto sobre suas tarefas e prazos, melhor a possibilidade de você aproveitar bem seu tempo disponível. Procure manter essa visão em relação a todas as suas atividades (não apenas as de estudo) e em relação ao ano, ao mês, à semana e ao dia.


Planos de estudo
Ao fazer um plano de estudo...
§  Marque seus compromissos indicando quando eles deverão estar cumpridos (prazo final) e quando as atividades relativas a eles devem ser iniciadas.
§  Preveja períodos regulares (diários ou próximo disso) de estudo.
§  Dê preferência para estudar em períodos de melhor rendimento no dia.
§  Em cada período de estudo, reserve tempo para rever os assuntos recém-aprendidos em aula, completar suas anotações e também para preparar sua ida para as próximas aulas (rever anotações, dúvidas).
§  Planeje cada uma de suas sessões de estudo utilizando os seguintes critérios:
1.   intercale as disciplinas que exigem diferentes formas de raciocínio e de trabalho, de modo que uma sirva de ''pausa'' no esforço requerido por outra etc.;
2.   se você nota que tem dificuldade para começar a estudar, planeje algo bem agradável para começar, mas com uma tarefa relativamente curta, para que não acabe ficando só por aí.

Faça seus planos de estudo semanalmente, a partir de uma matriz básica de estudos na semana, considerando as ocorrências da semana anterior, os compromissos já agendados para o período seguinte e o que aprendeu sobre o seu comportamento de estudo na semana que acabou.

Lembre-se de que um plano não seguido integralmente não é indício de falha e sim parte das circunstâncias que cercam a vida de todos. Fundamental é saber utilizar tais informações para gerar novos referenciais (ao invés de entregar seu destino de estudante - ou estudioso - ao acaso, o que geralmente significa entregar esse destino ao controle de outras fontes que não você mesmo e suas prioridades).

Reveja seu plano sempre que for estudar, antes de começar. Altere-o no conjunto caso seja necessário considerar fatos novos: o que não puder ser feito no período previsto deve ser remanejado de modo que não seja simplesmente abandonado e esquecido.

Não deixe de levar em conta, no seu planejamento, a proximidade de provas e exames. Estude a matéria da prova com antecedência, de modo que possa identificar e resolver, a tempo, suas dúvidas e de modo, também, que a concentração de estudos de um assunto não prejudique o estudo de outros.
 
 Fonte: http://www.proestudo.ufscar.br/