A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que impede a demissão por justa causa de trabalhadores dependentes do álcool.
De acordo com o texto do projeto, o alcoolismo passa a ser considerado doença e o trabalhador dependente de bebidas alcoólicas terá direito à proteção do Estado. Além disso, a embriaguez habitual deixa de ser motivo para demissão por justa causa, como diz na atual lei trabalhista.
Segundo a Agência Senado, a proposta também prevê que o trabalhador diagnosticado como alcoólatra só será demitido caso se recuse a passar por tratamento.
Além disso, o projeto garante ao empregado o recebimento de auxílio-doença por causa da dependência ao álcool, assim como estabilidade no emprego por 12 meses após o término do benefício.
O projeto, de autoria do senador Marcello Crivella (PRB-RJ), recebeu decisão terminativa na comissão, ou seja, já pode ser encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário do Senado. Caso aprovado, segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: EFE