Domingo
22 de Setembro de 2019
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Cuidado com a solidão. Ela vicia tanto quanto as drogas mais perigosas!"
(Paulo Coelho)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

Colunistas /
Educação
Os erros dos alunos: Como lidar com isso?

Eli Aparecida Paiuta

 De fato, é comum observar dentro das salas de aulas uma interminável lista de repetições de conteúdos que não permite o aluno refletir sobre determinados conceitos. É lógico que determinadas práticas pedagógicas não podem ser esquecidas e nem tampouco ignoradas.
O professor precisa ter claro o caminho que ele deve percorrer com seu aluno, e a partir daí, estabelecer metas para chegar ao objetivo final.
O erros que os alunos cometem podem até ser considerados “construtivos”, mas para isso o professor deve estar criando formas e condições para que o aluno venha corrigir seu erro de modo que ele próprio consiga estabelecer uma relação do que é certo ou errado. E, se isso não acontece o que ocorre é que o aluno vai estar sempre “construindo” seus erros de forma aleatória, o que futuramente vem causar uma contribuição de perda de aprendizado.
É imprescindível que o professor esteja sempre buscando meios de propiciar ao educando uma forma de contribuir para o aproveitamento daquilo que ele já possui, mas sem esquecer que o aluno deve executar a sua tarefa de maneira correta e que seus erros apesar de “construtivos” devem ser analisados, e a partir daí, o professor deve usar condutas e estratégias pedagógicas eficientes para que o aluno atinja a situação de aprendizagem correta.
O erro escolar deve ser considerado como ponto de partida para a melhoria e aperfeiçoamento da capacidade e das potencialidades que o aluno tem para se chegar ao objetivo final.
É de extrema relevância que o professor tenha habilidade para estar lidando com os erros “construtivos”, partindo para uma aprendizagem eficiente buscando novos paradigmas para que se obtenha sempre o melhor resultado independente do tipo de situação que ele se depare.
Se o professor buscar desafios para lidar com as situações pertinentes que surgirem, consequentemente ele estará contribuindo para uma aprendizagem efetiva e desejável tornando seu aluno sempre motivado e, neste caso superando sempre as dificuldades que pelo próprio papel da natureza possam estar sempre conduzindo o aluno para uma aprendizagem cada vez mais eficaz.
Partindo desse axioma, acredito que podemos realizar um trabalho, partindo do erro do educando como uma forma de contribuir para a sua formação, e que, futuramente essa formação considerada positiva a torne conseqüente trazendo grandes avanços e progressos no seu aproveitamento escolar.
Dessa forma, os erros não devem ser reforçados, mas trabalhados de forma que o aluno consiga evoluir resultando em um comportamento positivo.

Eli Aparecida Paiuta
Professora e Pedagoga da Rede Municipal de Ensino

 

 

 

Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2019 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.