Terça-Feira
12 de Novembro de 2019
Dia do Diretor Escolar  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Cada pessoa tem o poder que ela mesmo confere!"
(Paulo Coelho)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

Colunistas /
Informática
Qual a melhor linguagem de programação?

Luis A S C Junior

 
   Você já deve ter ouvido ou participado de alguma discussão com alguém sobre a melhor linguagem de programação. Pois é, não existe programador que não defenda sua linguagem de preferência. Agora, discutir se uma é melhor do que a outra é uma conversa que não tem fim.
   Programação gera um certo fanatismo. Linguagens de programação sempre tiveram estilo próprio, sempre tiveram seus prós, os quais atraíam pessoas de diferentes aptidões. Nos tempos mais jurássicos da computação, Pascal era considerada a linguagem mais elegante de todas. C tinha uma sintaxe rebuscada, mas fazia qualquer coisa. Basic era algo mais amador, porém mais fácil. Foram criados assim os nichos, Marcelo entendeu melhor como funcionava Pascal e foi em frente, Paulo pegou a manha de C e passou a achar que Pascal era muito fresco, Flávio aprendeu Basic na escola e adorou e Jonas aprendeu PowerBuilder por causa do trabalho. As linguagens evoluíram, mudaram, mas as diferenças perpetuaram, hoje as linguagens que geram maiores discussões em aplicações comerciais são entre Delphi da empresa Borland e o Visual Basic da empresa Microsoft.
   O que acontece também, é que não há tempo para ficar pingando de uma linguagem para a outra. Ou você sabe muito bem uma linguagem ou não sabe nada, ficar sabendo um pouquinho de cada uma não te levará a nada. Portanto, escolhe-se uma linguagem e dedica-se à ela integralmente. Só depois disso, talvez, pode-se pensar em outra. Na web, isso é reforçado com a necessidade de aprender outras coisas, como HTML, CSS, DHTML e Javascript, deixando menos tempo ainda para outras linguagens.
   Portanto, a discussão fica totalmente sem nexo porque, na grande maioria das vezes, não há parâmetros comparativos. "Coldfusion é pesado" pode ser respondido com "Você é que não sabe programar nele direito" ou até "Seu servidor é um lixo". "PHP é chato", "Pra mim não é e faço nele tudo que eu quero".
   A perda de tempo está em discutir qual é a melhor. Não existe hoje em dia uma linguagem melhor. Todas tem prós e contras, todas têm algum tipo de limitação. Pode-se fazer praticamente tudo com as linguagens disponíveis atualmente. PHP, por exemplo, vem com uma Extension chamada GD (antiga conhecida do Perl) que permite a criação de imagens em tempo real através de comandos incorporados ao próprio PHP. Para tornar isso disponível em Coldfusion, por exemplo, você teria que pegar as bibliotecas GD (que são em C), portá-las para C++ e complilá-la como CFX, pois o Coldfusion não tem nada parecido por padrão.
   Este exemplo simples demonstra claramente que é possível realizar basicamente as mesmas coisas em algumas linguagens. Pode-se fazer a mesma coisa em CGI, PHP e Coldfusion, só que em uns é mais fácil, em outros mais difícil. E o mesmo acontece inversamente em outros casos.

   ASP como depende exclusivamente de uma plataforma Windows, já se torna cara. Coldfusion, apesar de rodar em Linux, tem o preço de sua licença muito salgado (cerca de R$3.000,00 a versão PRO). Ambas são poderosas e mais fáceis de aprender do que PHP, JSP ou Perl.

   PHP roda em várias plataformas, vem embutido nas distribuições Linux e roda em Windows, Mac OS X e Risc. É gratuito, modular, compacto, rápido e escalonável, mas um pouco mais difícil de aprender. É tão amplo que chega a ficar mais complicado ainda no princípio.

   JSP é excelente por rodar praticamente em qualquer plataforma, mas não é muito difundido e sua programação não é das mais simples. Se você brincava com Java há algum tempo provavelmente gostará.

   Miva é pouco conhecido também, mas tem um custo/benefício interessante. É simples de aprender, muito mais barato do que Coldfusion (cerca de US$129,00) mas não tão poderoso e escalonável. Seu foco é e-commerce, e se você não quiser fazer nada além disso, Miva pode ser uma boa opção.

   Em quaisquer linguagens existem vários modos de realizar as mesmas tarefas, também existem programadores que por desconhecimento do sistema global não otimizam seu código fonte, deste modo sobrecarregam servidores e culpam a linguagem e até mesmo o próprio equipamento, já outros criam o que eu particularmente denomino como Canhão para matar formiga que resume-se em utilizar moderníssimos e complexos sistemas para o desenvolvimento de pequenas soluções, deste modo faz o custo do desenvolvimento atingir níveis fora do padrão onde uma simples aplicação bem planejada já seria mais que suficiente. Quando o programador é excelente, a linguagem torna-se uma extensão das mãos e não há limites, portanto ao invés de perder seu tempo discutindo qual linguagem é a melhor, veja qual programador é melhor...

baseado no artigo publicado por Alexei Martchenko no site Super Downloads

Luis A S C Junior é técnico em informática e atualmente realiza serviços para a empresa 3w Designer.
www.3wdesigner.com.br
[email protected]

Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2019 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.