São dez anos mudando destinos e levando uma nova esperança a comunidades Brasil afora! Essa é a trajetória de sucesso do concurso “Volkswagen na Comunidade”, promovido pela Fundação Volkswagen, que abre hoje (6/3) o período de inscrições de projetos sociais para sua 10ª edição. Para festejar sua primeira década, o concurso criou uma categoria especial, aumentando para 12 o número de prêmios, que totalizam R$ 480 mil (R$ 40 mil para cada entidade vencedora). Todos os contemplados terão algo em comum: devem investir o valor recebido para colocar em prática a ação social inscrita no concurso. As inscrições devem ser feitas por meio do site: www.vwnacomunidade.com.br.
Nesses nove anos de concurso “Volkswagen na Comunidade”, é emocionante ver como os projetos sociais premiados transformaram vidas. Foram mais de 471 mil pessoas beneficiadas, de todos os Estados brasileiros, por meio de 84 prêmios que totalizam R$ 3,04 milhões. Essa quantia foi entregue a projetos sociais que trabalham com as mais diversas temáticas: bebês prematuros receberam leite materno doado, pessoas com e sem deficiência foram formadas para ingressar no mercado de trabalho; crianças e adolescentes em risco social, resgatados pela educação, cultura e esportes; dependentes químicos e pacientes de câncer, amparados, entre muitas outras histórias.
Um dos diferenciais do concurso “Volkswagen na Comunidade” é incentivar a atuação social dos colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e MAN Latin America (fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende - RJ), pois eles são os padrinhos dos projetos inscritos, ou seja, indicam ações sociais das quais participam voluntariamente ou com as quais estão engajados. Só para ter uma ideia da forte atuação social dentro das empresas, nesses nove anos,, 2.003 padrinhos indicaram nada menos do que 4.350 projetos.
“O concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ é um forte exemplo do impacto social da Fundação Volkswagen para o País. O concurso chega à 10ª edição com uma trajetória de sucesso: mais de 471 mil pessoas já foram beneficiadas pelos 84 prêmios, que totalizam R$ 3,04 milhões investidos em favor dos projetos sociais vencedores. E queremos continuar proporcionando mudanças positivas, tanto para as comunidades, como entre nosso público interno. Dentro da empresa, o concurso promove o engajamento social, pois os projetos são indicados por colaboradores que já atuam voluntariamente ou que desejam iniciar um trabalho em prol da sociedade”, afirma o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e da Região SAM (Américas do Sul, Central e Caribe) e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen, Nilton Junior.
E o engajamento tem sido crescente, tanto que no ano passado, o concurso “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 790 projetos indicados, 11,7% a mais do que na edição de 2015 (707).
Além do prêmio em dinheiro, o concurso oferece curso de Gestão de Projetos Sociais às entidades vencedoras e também às finalistas. “O curso de Gestão de Projetos Sociais é fundamental para que os dirigentes das entidades conduzam as ações de forma sustentável. Eles aprendem a administrar seus recursos, captar novos investimentos, estratégias de comunicação, entre outros temas. Tudo isso para que tenham sucesso em seus trabalhos sociais a longo prazo”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Edição especial terá 12 prêmios
Nesta 10ª edição, o concurso “Volkswagen na Comunidade” entregará um prêmio a mais: serão 12 vencedores, totalizando R$ 480 mil. Cada entidade vencedora recebe R$ 40 mil para investir no projeto social inscrito. A novidade é o “Prêmio Edição Especial 10 Anos”, para a entidade que promoveu o maior impacto social, entre todas que já venceram o concurso, da 1ª à 8ª edição.
Os outros prêmios já são tradicionais. Dez reconhecem projetos sociais inéditos (sendo nove inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e um por colaboradores da MAN Latin America). O 11º é o “Prêmio de Sustentabilidade”, entregue à entidade já premiada no concurso “Volkswagen na Comunidade 2016” e que melhor aplicou os recursos durante o ano.
Oficinas de Elaboração de Projetos têm versão on-line inédita
A Fundação Volkswagen também oferece as “Oficinas de Elaboração de Projetos Sociais”, que neste ano ganham versão on-line inédita no site www.vwnacomunidade.com.br. As oficinas orientam como as entidades interessadas em se inscrever no concurso “Volkswagen na Comunidade” devem preencher o formulário de inscrição. Caso a entidade não tenha um padrinho, a Fundação Volkswagen lhe apresentará algum colaborador, do seu banco de interessados em apoiar um trabalho social. As oficinas também terão versões presencias nos arredores de unidades da Volkswagen do Brasil. Com 37 anos, a Fundação Volkswagen é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil.
No ano de 2016, o concurso contou com uma novidade: a oficina gratuita “Elaboração de Projetos Sociais”, que reuniu um total de 220 participantes nos cinco encontros promovidos em São Paulo, São Carlos, Vinhedo, Taubaté e Curitiba. “As oficinas inéditas permitiram que o ‘Volkswagen na Comunidade’ ampliasse ainda mais sua abrangência em regiões onde a Volkswagen do Brasil tem unidades. Nas oficinas, o time da Fundação Volkswagen deu dicas de como as entidades poderiam participar do concurso e conseguir novos voluntários, entre os colaboradores da Volkswagen que tinham o desejo de fazer um trabalho social, mas não sabiam onde e como iniciar”, disse a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Dos 11 prêmios entregues, dez foram para projetos inéditos (sendo nove inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil / Volkswagen Financial Services e um por colaboradores da MAN Latin America). O 11º é o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor de R$ 40 mil, entregue à entidade já premiada no “Volkswagen na Comunidade 2015” e que melhor geriu os recursos durante o ano.
Rotary Club de São Carlos Norte (SP)
Projeto: “Aparelhamento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Carlos” (Clique aqui para conferir o vídeo do projeto)
“O Banco de Leite serve para coletar e fornecer leite materno para os prematuros que não podem mamar em suas mães. Isso faz com que a gente aumente a sobrevida deles, porque os leites artificiais são os grandes causadores de infecção no intestino, que mata o prematuro. Aumentando a captação e o fornecimento de leite materno, nós vamos ter um impacto direto na mortalidade infantil”, afirmou o pediatra coordenador do Banco de Leite, Dr. André Luiz Giusti.
Fundado em 2001, o Rotary Club de São Carlos Norte é responsável pelo projeto, que consiste na compra de equipamentos para o funcionamento do Banco de Leite Humano da Santa Casa de São Carlos, que provê leite humano pasteurizado de doadoras para os prematuros internados na UTI neonatal, aumentando a sobrevida e diminuindo o índice de mortalidade infantil de São Carlos e região. “Eu tenho três filhos e me tornei doadora (de leite) para poder compartilhar com outras mães a alegria de poder dar o melhor para os filhos e vê-los crescer saudáveis”, afirmou Alessandra Yumi. O depoimento da beneficiária Thais Jaqueline Teodoro revela a importância do banco: “Eu sou mãe do Enzo. Ele ficou um tempo na UTI, a partir do momento que foi para o berçário, começou a receber o leite materno, adquirindo alimentação. Foi muito importante. O leite é uma das melhores coisas para eles no momento”.
“Só quem faz o trabalho voluntário sabe a satisfação que é poder ajudar o próximo”, completou o voluntário Cláudio Roberto Belaz, gerente de Implementação de Projetos da família de motores EA211 da fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Carlos.