A expectativa de público de cerca de 6 mil pessoas, foi amplamente superada. O público no total foi de 10.500 visitantes. Só no sábado, 7 mil pessoas passaram pela 12ª edição do Broa Fly In, reconhecido como um grande encontro de aviação brasileira e um dos mais importantes da América Latina.
Reunidos no Aeródromo Dr. José Augusto de Arruda Botelho, em Itirapina, no centro do Estado de São Paulo, estiveram aviadores novos e experientes, amadores e profissionais, civis e militares, fornecedores e consumidores de produtos e serviços para a aviação. Apoiados por dezenas de empresas, instituições regionais e o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Turismo de São Paulo.
Promovido pelo IAB –Instituto Arruda Botelho, dezenas de shows aéreos encantaram o público que pode ainda apreciar a exposição de aviões antigos, clássicos e modernos, inclusive com lançamento de aeronaves, helicópteros, ultraleves e planadores. “Essa 12ª edição foi a realização de uma tradição muito querida pelo criador do evento, Fernando de Arruda Botelho. Foi um trabalho pleno de energia dos amigos e familiares.”, disse o Brigadeiro do Ar da reserva, Edgard de Oliveira júnior.
A Esquadrilha da Fumaça, homenageada por seus 60 anos de existência, apresentou um espetáculo nos céus que durou 30 minutos. Ao final, eles realizaram manobras clássicas como tributo in memória, a um dos seus membros honorários, Fernando de Arruda Botelho, criador do Broa Fly In.
Outros pilotos acrobatas também renderam suas homenagens ao também piloto Fernando. Carlos Edo, Richielli, Ernani e grupo Textors.
No sábado, como é tradição, o IAB realizou uma cerimônia para homenagear quem tem reconhecida importância à história da aviação. Nesta edição, além da Esquadrilha da Fumaça, foi apresentado um busto do Dr. Fernando de Arruda Botelho, empresário e também dedicado divulgador da aviação brasileira.
Da solenidade, participaram o rei Carlos George e a rainha Silvia, da Suécia, o comandante e membros do alto comando da Força Aérea Brasileira, os prefeitos de Itirapina e São Carlos, autoridades nacionais e regionais, a família do homenageado, muitos amigos e admiradores.
“Todos se envolveram muito além das suas funções. Depositaram profissionalismo e emoção para garantir que fosse um encontro digno da aprovação do Fernando.”, concluiu Brig. Edgard.