Na segunda-feira (30), alunos do 6o. período do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Biotecnologia aplicada no tratamento de resíduos.
Os estudantes participaram de uma palestra ministrada pelo engenheiro Marcelo Gregório, Gestor Técnico da WaterTech, empresa que trabalha a mais de 10 anos com soluções ambientais para diversos tipos de indústria, inclusive Usinas de processamento de cana-de-açúcar.
Marcelo abordou questões sobre os efluentes gerados pelas Usinas e demonstrou como processos físico-químicos e biotecnológicos são atualmente empregados nas lagoas de estabilização de águas de lavagem da cana-de-açúcar. Também foram mostrados exemplos de tratamentos de despejos já executados pela empresa, com as características medidas antes e após os processos serem aplicados.
Os alunos puderam constatar através de resultados das análises químicas como pH, DQO, sólidos dissolvidos, gráficos e fotos, como um projeto de tratamento de resíduos de uma Usina de cana-de-açúcar pode ser dimensionado, em função do volume dos despejos bem como o tipo de resíduo gerado. Aspectos legais, financeiros, multas, impactos ambientais, produção com sustentabilidade, entre outros temas, também foram discutidos.