A Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha foi o primeiro ponto de arrecadação a receber exemplares doados após o lançamento da “Campanha de Doação de Livros” promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME). No total foram 500 títulos de diversos gêneros entregues na terça-feira, 19 de julho. Todo o material passará por triagem e processamento a ser feito pelas bibliotecárias que atuam no SIBISC (Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos), departamento ligado à SME.
O objetivo da campanha é arrecadar livros para serem entregues ao SIBISC. Os títulos doados servirão para diversificar o acervo das bibliotecas municipais e, além disso, abastecer as três unidades da Geladeira do Saber e atender os projetos de incentivo à leitura no município.
As pessoas que quiserem participar da campanha podem fazer a doação de livros novos ou usados, que estiverem em bom estado de conservação. Não serão aceitos livros didáticos, somente os dos diversos gêneros literários. Livros danificados e rabiscados serão descartados. A doação é voluntária.
Estão disponibilizados os seguintes pontos de arrecadação: Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral” (Rua São Joaquim, 735, Centro), Biblioteca Municipal “Euclides da Cunha” (Rua Antônio de Almeida Leite, 535, Vila Prado) e Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha (Avenida Bela Cintra, 77).
O Departamento do Sistema Integrado de Bibliotecas, ligado à SME, pode recolher os livros mediante agendamento prévio se houver interesse dos doadores. Os contatos devem ser feitos por telefone (16) 3372-2471 ou pelo e-mail: sibi@educacao.saocarlos.sp.gov.br, na internet.
O mote da campanha é “Compartilhe conhecimento e sentimentos”. As bibliotecárias que atuam no SIBISC serão responsáveis pelo recebimento dos livros, pela triagem e pelo processamento dos títulos. Uma parte das doações vai abastecer a unidade do projeto “Geladeira do Saber” que será futuramente instalada no recém-inaugurado Shopping Popular “José Ferreira Mota”. As outras duas unidades da “Geladeira do Saber” já estão disponíveis ao público no Mercado Municipal e na Praça Coronel Sales.
A campanha que vai durar até o fim de 2022. O propósito é promover ainda mais a leitura, encantar o leitor com o prazer da leitura, disponibilizar o maior número de títulos ao cidadão, distribuindo informação para diferentes públicos.