Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos promoverá neste sábado (23) o filme " Nome de Família".
NOME DE FAMÍLIA
Namesake, EUA/Índia, 2007, Drama/Romance, 122 minutos
Direção: Mira Nair
Elenco: Irfan Khan, Jagannath Guha, Ruma Guha Thakurta
Sinopse: Um caminho inverso ao das Índias, em busca de especiarias contemporâneas na terra das oportunidades. Nome de Família, baseado no livro de sucesso de Jhumpa Lahiri e levado ao cinema pela diretora indiana Mira Nair (que também morou nos EUA), mostra a trajetória cronológica da primeira geração de uma família indiana radicada nos Estados Unidos. Ashoke Ganguli um leitor ávido de Gogol, sofre um acidente durante uma viagem de trem na Índia, alterando profundamente seu modo tradicional de viajar.
Ashoke e sua recém-esposa Ashima Ganguli se estabelecem em Nova Iorque, com poucos amigos e com um inverno atípico para pessoas que estão adaptadas ao clima tropical, eles se sentem deslocados, Ashima em especial, aqui vemos uma difícil e lenta adaptação do casal na sociedade americana, cujos valores diferem em muito da cultura milenar indiana.
Gogol, o primogênito do casal, um indiano nascido nos Estados Unidos com um nome russo, já demonstra o caráter multifacetado e problemático que viria a enfrentar diante de questões bastante complicadas, como continuar fiel às suas tradições ou uma ruptura completa para o novo, como forma de tentar uma total adaptação. Esse equilíbrio instável permanece por boa parte do filme, algumas vezes norteado por um senso de moral elevado, seguindo o sistema de valores de seus pais indianos, outras por um simples ato de rebeldia costumeira na maioria dos adolescentes.
Nome de Família utiliza um conceito global, a busca por uma identidade, que fica muito evidenciada devido aos dilemas étnico-culturais, uma situação bastante contemporânea. Gogol constata que seus pais não foram pessoas perfeitas, mas foram os pais perfeitos para ele. Ao final podemos chegar a mesma conclusão que o escritor russo Nikolai Gogol "Eu sou quem eu sou e isso é o que eu sou”.Álvaro Nonaka
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Drama familiar
Contém: Conteúdo sexual, exposição de cadáveres, drogas lícitas e ilícitas
Gratuito