Domingo
29 de Maio de 2022
Dia do Geógrafo, Dia do Estatístico  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Gênio é aquele que tem uma grande paciência"
(Thomas Edison)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Confira a programação de Fevereiro de 2017 do Cineclube CDCC da USP

USP São Carlos
25 de Janeiro de 2017

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de fevereiro de 2017:

Dia 4 – AS BATALHAS DE SÃO CARLOS
As Batalhas de São Carlos, Brasil, 2015, documentário, 34 minutos
Direção: Adriana Cassin Duz
Entrevistados: Karluz Magum, Sara Donato
O documentário busca contar ao espectador o desenvolvimento do hip hop no Brasil, mais especificamente na cidade de São Carlos, desde a sua chegada, nos anos de 1980, até os dias de hoje. Destacando a sua importância por se tratar de uma forma de arte política e socialmente engajada.
Para tanto, a obra recorre a Karluz Magum e Sara Donato, duas reconhecidas personalidades da cultura do hip hop local, os quais contam suas trajetórias, anseios e derrotas por optarem por uma filosofia de vida que, por vezes, acaba por entrar em conflito com os interesses públicos e privados.
O hip hop se destaca em regiões pobres de diversos lugares do mundo, uma vez que acaba por retratar as experiências de um cotidiano marcado pela violência. Utilizando uma linguagem simples, a qual acaba por tornar tal expressão artística acessível para maior parte da sociedade e levantando diversas bandeiras, dentre elas a de igualdade social e de gênero, o movimento rapidamente cresceu e encontrou ouvintes ao redor do mundo.
Assemelhando-se, em partes, com os movimentos de contracultura do século passado devido a sua tentativa de gerar, se não transformação, pelo menos a reflexão sobre os atuais valores estabelecidos. E ao acreditar na necessidade de uma mudança tanto comportamental quanto na consciência buscando sempre novos espaços para a expressão individual e para a exposição das realidades do cotidiano, o hip hop acaba por se aproximar do movimento hippie, que também encontrou seu auge nos anos de 1960 junto com os demais movimentos que a contracultura englobava, ao almejar a transformação da sociedade como um todo.
Após a exibição será realizado um debate com a presença da diretora Adriana Cassin Duz.
Miguel Lopes da Silva Filho
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Hip Hop

Dia 11 – SOPRO
Brasil, 2013, Documentário, 73 minutos
Direção: Marcos Pimentel
Elenco: Cauã Oliveira, Chico Bertolino, Dona Jacira
Sopro é um documentário que busca retratar a vida na sua forma mais simples. Com este intuito, ele trás para o espectador uma série de gravações realizadas em uma pequena vila rural no interior do Brasil. Tais filmagens concentram-se, principalmente, em mostrar para o público o cotidiano da vida no campo.
Para evitar qualquer forma de artificialidade que a gravação pudesse trazer para este ambiente quase isolado do mundo exterior, a obra conta com uma série de precauções tomadas pela equipe de filmagem, das quais podemos destacar: o fato da equipe não parecer em nenhuma das gravações, a ausência de um roteiro, permitindo que os moradores ajam da mesma forma que agem cotidianamente e a inexistência de um narrador.
Todas as precauções listadas acima acabam por tornar a obra extremamente introspectiva. O seu significado exato, de certa maneira, não existe. Um dos pilares do documentário está na interpretação que o espectador atribui à série de imagens que passa diante de seus olhos.
Mas, apesar de depender em grande parte da interpretação do espectador, a obra busca, através das imagens, guiar o público nas reflexões que este deveria apresentar ao longo da trama. Como um exemplo, podemos destacar a filmagem de um garoto sentado à frente de um cemitério, propondo à plateia uma pequena reflexão sobre a vida e a morte.
Aliás, a vida e a morte são uns dos personagens principais, estando presentes em várias cenas. A vida encontra-se presa no olhar de uma criança ou como testemunha do nascimento de um bezerro. Já a morte apresenta-se na fogueira que prepara um porco e como guardiã de um pequeno cemitério.
Sopro ganhou diversos prêmios, dentre eles o de melhor filme documentário, melhor montagem e melhor som no Festival UNASUR que ocorre na Argentina.
Miguel Lopes da Silva Filho
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Vida no Campo

Dia 18 – VIRA-LATAS: OS VERDADEIROS CÃES DE RAÇA
Vira-latas: Os Verdadeiros Cães de Raça, Brasil, 2016, Documentário, 78 minutos
Direção: Tiago Ferigoli
Entrevistados: Heródoto Barbeiro, Danilo Gentili, Ronnie Von, Vanice Orlandi
No filme, personalidades do meio artístico e especialistas em tratamento e cuidados com os animais expõem seu conhecimentos e fazem suas análises sobre o comportamento do ser humano em relação aos animais, em especial aos cães.
Uma crítica intensa é feita em cima dos seres humanos em geral, por tratar o cão como um ser inferior apenas por ser um animal irracional, dessa forma, muitos indivíduos se aproveitam do cachorro apenas por não agirem com a razão. Outra crítica ferrenha é aplicada a moda que se criou em se obter animais domésticos, pois os donos os adquirem e não pensam que terão que conviver com o animal durante cerca de quinze anos (média da expectativa de vida de um cão), e quando já não o querem mais, o abandonam. Desta forma, o número de cães abandonados cresce, diminuindo a qualidade de vida desses animais que são obrigados a viver nas ruas em condições inadequadas, se alimentando mal e muitas vezes morrendo por motivos banais. O tratamento com crianças altistas tem o auxílio dos cães que, quase sempre, são peças fundamentais para a melhoria dos pacientes e sua reintegração na sociedade.
O documentário consegue retratar a relação que existe entre animais domésticos e seus donos, tentando ver isso pela visão dos domesticados, sua tentativa é conscientizar a população de que os animais precisam da ajuda dos humanos e não de seu desprezo ou misericórdia. Devem ser vistos como seres iguais a nós e serem tratados de maneira que eles se sintam confortáveis e estejam inclusos no "mundo humano" e continuem fazendo parte do mundo animal, com brincadeiras e suas travessuras, de onde nunca devem sair.
Após a exibição será realizado um debate com a presença de Laíde Simões, vereadora e representante da UIPA em São Carlos.
Eric Martins da Silva
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Vida animal

Dia 25 – O VELHO - A HISTÓRIA DE LUIZ CARLOS PRESTES
O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes, Brasil, 1997, documentário, 105 minutos
Direção: Toni Venturi
Entrevistados: Luís Carlos Prestes, Oscar Niemeyer, Eliane Brum, Fernando Morais
O documentário retrata a vida e o legado de Luiz Carlos Prestes, um dos grandes nomes do século XX. Buscando contextualizar os fatos de sua vida pública e particular com o contexto histórico em que o “cavaleiro da esperança”, como ficou conhecido, estava inserido. A obra deixa explícita a relação existente entre as esferas pessoal e social e como uma interfere na outra.
O filme começa em seu nascimento, em 1898, e se estende até sua morte que ocorre em 1990. Através destas datas é possível observar que Prestes representa um homem do século XX, apresentando todas as contradições e limitações que a época encerrava dentro de si.
 A obra utiliza a vida do Velho, codinome pelo qual Luiz Carlos Prestes passou a ser conhecido, como pretexto para contar a história do Brasil e do mundo no século passado. Para realizar tal feito, são relembrados os principais eventos que marcaram, além da vida de Prestes, a trajetória de todo um país. Como exemplo, o Tenentismo, o qual ocorreu no início dos anos de 1920, que contou com Prestes como um dos principais responsáveis ao liderar a famosa Coluna da Esperança que logo depois, passou a ser conhecida como Coluna Prestes.
Sem se preocupar com uma ideia tão pueril quanto à imparcialidade, o documentário busca expor os fatos concretos existentes ao redor da imagem de Prestes. Critica a sua posição política ao se aproximar do stalinismo, além de sua falta de tato ao fazer, por diversas vezes, interpretações errôneas acerca da conjectura política do Brasil que, por mais de uma vez, acabaram trazendo consequências negativas não só para o Velho mas, para todos ao seu redor. Mas, além das críticas, a obra também demonstra que a grande preocupação de Prestes foi o bem estar do povo, chegando a colocar este objetivo acima de seus problemas pessoais.
Miguel Lopes da Silva Filho
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS
Tema: Biografia

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772

Imagens relacionadas:

publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Primeiro caso de COVID-19 é detectado em Escola Municipal de São Carlos
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM) foi comunicado nesta sexta-feira (03) que na primeira semana do retorno das aulas ...
Radar da Av. Bruno Ruggiero Filho entra em operação nesta segunda-feira (30/08)
A Secretaria Municipal de Transporte e Transito, informa que a partir da próxima Segunda feira (30), entrara em operação o Radar Fixo localizado na Avenida Bruno Rugiero Filho, ...
Prefeitura e DRS-III se mobilizam para aumentar número de leitos de UTI para casos não Covid
À medida em que a vacinação contra a COVID-19 avança em São Carlos e na região, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento ...
Unidade de Saúde da Família de Água Vermelha é ampliada - Agosto/2021
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, finalizou a ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Água ...
Parque Ecológico de São Carlos vai ser reaberto ao público a partir de 1º de Setembro/2021
O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna comunica que a partir do próximo dia 1º de setembro vai estar novamente com os portões ...
Pandemia: PROCON São Carlos esclarece sobre cancelamentos ou adiamentos de eventos
A pandemia pegou todos de surpresa, especialmente no ramo de serviços de buffet e eventos. Alguns consumidores tiveram suas festas canceladas e fornecedores se viram obrigados a não ...
Animais resgatados em araraquara serão encaminhados para o parque ecológico de São Carlos
Na manhã desta segunda-feira (19/04) foi assinado um convênio entre a Secretaria de Serviços Públicos de São Carlos e a Secretaria de Meio Ambiente e ...
Atendendo pedido da Comissão da Pessoa com Deficiência, Prefeitura cede servidores a Secretaria
A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de São Carlos informou que, atendendo ao pedido de sua autoria protocolado em 1º de fevereiro, a ...
Comércio de São Carlos estará aberto no feriado
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região ...
Grupo da UFSCar-Sorocaba lança guias para processos seletivos online
A transformação digital e a nova realidade instaurada pela pandemia de Covid-19 trouxeram muitas mudanças ao mercado de trabalho, desde os processos seletivos online até ...
Educação de surdos é tema de encontro online
A educação de surdos tem ganhado novos contornos desde às conquistas legais que garantem uma prática de ensino com foco na Língua Brasileira de Sinais (Libras). ...
Atuação de fisioterapeutas em UTIs é tema de pesquisa da UFSCar
Uma pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Fisioterapia da UFSCar pretende fazer um levantamento a respeito da assistência fisioterapêutica dentro das Unidades de ...
Pesquisa investiga uso de mídias digitais na Educação Ambiental
Avaliar como as mídias digitais podem ser usadas nas estratégias de Educação Ambiental para a conservação de espécies, principalmente aquelas menos ...
Polícia Militar repassa alimentos para a campanha “Vacina Contra a Fome”
O comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), Tenente Coronel Otávio Augusto de Lima Seminate, repassou na tarde desta segunda para vice-prefeito ...
Vereador Elton se posiciona contra modalidade EAD no curso de medicina da UFSCar
O vereador Elton Carvalho (Republicanos), em conjunto com os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), se posicionou a favor do retorno dos estágios ...
Roselei solicita prioridade na vacinação de estudantes indígenas da UFSCar
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), solicitou empenho da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (13) para proceder a ...
SINDSPAM convoca Guardas Municipais para assembleia no dia 20 de abril
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Autárquicos Municipais de São Carlos e Dourado (SINDSPAM, está convocando para o próximo dia 20 de abril todos (as) ...
Alunos da UFSCar chegam à final nacional do desafio da L’Oréal
Uma equipe formada por alunos da UFSCar foi uma das finalistas da fase nacional do L?Oréal Brandstorm 2021, um jogo de negócios voltado para o desenvolvimento de ideias inovadoras e ...
Comunicado SAAE 12/04/2021
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE comunica que de acordo com o Decreto Municipal nº 183 de 09 de abril de 2021, o atendimento presencial será retomado apenas ...
Cidadania e Assistência Social recebem novos equipamentos de informática
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social recebeu nesta segunda-feira (12/04), 79 novos computadores, 58 tablets, 16 projetores e 26 impressoras para a renovação dos ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2022 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.