Sexta-Feira
22 de Outubro de 2021
 
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"O mundo não vai mudar amanhã, e é no mundo de hoje que você tem de viver!"
(Dr. Lair Ribeiro)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Confira a programação de Março/2017 do Cineclube CDCC-USP

USP São Carlos
3 de Março de 2017

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de março de 2017:

4 – AS AVENTURAS DE PI

Life of Pi, Estados Unidos, 2012, Aventura, 122 minutos

Direção: Ang Lee

Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Gerard Depardieu

Pi Patel é um jovem vegetariano que vive na Índia. O rapaz foi criado em um zoológico, que pertencia a sua família, localizado na cidade de Pondicherry ao sul do país. Já adulto e vivendo no Canadá, decide contar a seu amigo os divertidos contratempos que ocorreram em sua vida até então. Como, por exemplo, a origem de seu nome, que homenageia uma piscina pública francesa, ou como foi a sua trajetória para se tornar um hindu-cristão-islâmico.

Logo em seguida, ele começa a contar a sua mais improvável aventura, uma história que, segundo um amigo do pai de Pi Patel, seria capaz de fazer quem a escutasse a acreditar em Deus. Pi passa a explicar ao escritor como um jovem garoto e um tigre de bengala chamado de Richard Parker, foram capazes de sobreviver dias à deriva no oceano Pacífico e o quê viram durante esse tempo.

A obra trata da necessidade do outro, como abordado na obra de filósofo francês de Jean-Paul Satre, mesmo que este não possua consciência de si e do mundo. Sartre separa os seres, sendo este um termo que engloba objetos também, em duas categorias. O Em-si, composto por seres que apenas existem e não são nada além disso, e o Para-si, seres que apresentam uma consciência e com ela são capazes de interpretar o mundo ao seu redor e como atuar nele.

Desta maneira, o tigre, em-si, permite ao protagonista, para-si, criar relações entre os demais seres presentes nessa situação e, assim, criar um sentido para a realidade que passa a viver.

As Aventuras de Pi arrecadou quatro prêmios Oscar no ano de 2013, incluindo as categorias de melhor diretor e melhor fotografia.

Miguel Lopes da Silva Filho

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS

Tema: Sobrevivência

Contém: Violência

11 – MADAME BOVARY

Madame Bovary, Reino Unido, 2000, Drama/Romance, 76 minutos

Direção: Tim Fywell

Elenco: Frances O'Connor, Hugh Bonneville, Greg Wise

Emma é uma jovem que não se adapta ao colégio de freiras e decide abandoná-lo após a morte da mãe, e quer se entregar a uma paixão e casar-se.

Após seu pai se acidentar, Emma apaixona-se pelo médico responsável por cuidar da perna fraturada de seu genitor, Charles Bovary. Charles tornou-se viúvo recentemente e mora com a mãe, uma mulher autoritária que decide o que é melhor para o filho em todos os momentos.

Charles e Emma, agora Madame Bovary, casam-se e a donzela se encanta com a atual vida de casada e com o futuro que pretende ter ao lado de seu marido. Porém, com a constante ausência de Charles, que a todo momento está viajando para visitar seu pacientes, Emma Bovary começa a ficar entediada. Para melhorar a situação da esposa, Charles decide mudar de província, é então que Madame Bovary começa a se interessar por outros homens e ainda muito jovem começa a fantasiar relações amorosas com seu novo amigo Leon. Nem o nascimento de sua filha freia sua ansiedade e sua vontade de se aventurar em um romance que não seja com seu marido.

A situação financeira não é favorável ao casal, isso torna o relacionamento da família Bovary ainda mais problemático. Quando um visitante, um homem que levou um novo paciente a seu marido, chega à pequena província e torna-se amigo da família, a vida de Emma e a relação dela com sua família nunca mais será a mesma.

Eric Martins da Silva

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS

Tema: Relacionamentos amorosos

Contém: Conteúdo sexual

18 –SENTADO À SUA DIREITA

Seduto alla sua destra, Itália, 1965, Drama, 90 minutos

Direção: Valerio Zurlini

Elenco: Woody Strode, Jean Servais, Franco Citti, Pier Paolo Capponi

Ambientado no Congo, o filme retrata a história de Lalubi (livre adaptação da biografia de Patrice Lumumba, primeiro ministro do país em questão, no ano de 1960), o líder, nacionalista, de um grupo que lutava contra os regimes ditatoriais exercidos por colonizadores belgas.

A caçada feita pelos colonizadores é intensa, mesmo sem saber a real aparência física dele. Após muito tempo de procura, a exata localização de Lalubi é entregue aos colonizadores por um suposto ex-seguidor do líder nacionalista. Lalubi é, então, preso e acaba surpreendendo as autoridades com sua inteligência e destreza. Os colonizadores oferecem um acordo de exílio para Lalubi, que rejeita a proposta de imediato, sendo assim, ele sofrerá as consequências após um determinado tempo.

Enquanto está encarcerado, Lalubi conhece Oreste, um homem vivído e inconsequente que já passou por muitos países e muitas prisões e tem muitas histórias para contar. Amigos de cela, eles começam a se ajudar mesmo sem muitos recursos e expectativas e já planejam o futuro como amigos.

Mesmo quando Lalubi sofre as consequências por não ter assinado o acordo de exílio, Oreste tenta ajudá-lo e se aproxima cada vez mais do líder e se tornam parceiros inseparáveis, ainda encarcerados.

Patrice Lumumba foi o primeiro líder democrata do Congo, teve um papel muito importante na independência do Congo em relação à Belgica. Lumumba foi executado logo após a independência do Congo, sua morte é atribuída às autoridades colonizadoras e com influência dos EUA e Reino Unido.

Eric Martins da Silva

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS

Tema: África e neocolonialismo

Contém: Violência e diálogo adulto

25 – O CONFORMISTA

Il conformista, Itália, 1970, Drama, 107 minutos

Direção: Bernardo Bertolucci

Elenco: Jean Louis Trintignant, Carlo Gaddi, Enzo Tarascio

Marcello Clerici é um típico cidadão de classe média da Itália fascista dos anos de 1930, um homem conformado com a vida que leva com um casamento marcado e anseio incomum pela normalidade.

Tal anseio é aquilo que move o protagonista a seguir adiante na trama. O espectador logo percebe que todas as ações tomadas pelo personagem fazem parte de sua tentativa de se tornar um homem comum. Casa-se com uma aristocrata medíocre, cujos pensamentos e ações o próprio marido chama de triviais. Marcello arruma um emprego na polícia secreta de seu país, por acreditar que a sociedade tal como se apresenta a ele é, de fato, a “sociedade normal” que deve ser defendida.

Apesar de seu emprego na polícia secreta, Marcello não é um fascista, mas insiste em querer ser, como ele demonstra várias vezes ao longo do filme para tentar convencer os outros, e a si mesmo, de que compactua com ideais do fascismo.

Após o casamento, Marcello vai para Paris passar a lua de mel e para realizar a sua primeira missão que é de matar um antigo professor universitário de filosofia que se encontra exilado na França. Mas, após conviver alguns dias com o professor e a esposa dele, Marcello se encontra dividido entre o dever e a desmotivação em realizá-la, uma vez que, sua busca pela normalidade não transforma o professor em uma ameaça.

A filósofa alemã Hannah Arendt desenvolveu no século XX um conceito denominado de Banalização do Mal, o qual se refere à normalização moral do mal, ou seja, o mal torna-se corriqueiro. Nesse sentido, um cidadão comum irá praticar as mesmas maldades que se apresentam no cotidiano dele, não por maldade, não por sentir prazer com isso, mas, porque é uma coisa institucionalizada, recorrente. Com isso, pode-se analisar melhor parte das atitudes tomadas por Marcello no decorrer da história. Ele anseia em se tornar um homem medíocre, mas homens medíocres podem realizar genocídios dependendo do contexto.

Miguel Lopes da Silva Filho

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS

Tema: Fascismo

Contém: Relações íntimas e homicídio

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.

Mais informações:  Tel.: (16) 3373-9772


publicidade
1
2
3
4
5
slide


:: Últimas Notícias
Primeiro caso de COVID-19 é detectado em Escola Municipal de São Carlos
O Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM) foi comunicado nesta sexta-feira (03) que na primeira semana do retorno das aulas ...
Radar da Av. Bruno Ruggiero Filho entra em operação nesta segunda-feira (30/08)
A Secretaria Municipal de Transporte e Transito, informa que a partir da próxima Segunda feira (30), entrara em operação o Radar Fixo localizado na Avenida Bruno Rugiero Filho, ...
Prefeitura e DRS-III se mobilizam para aumentar número de leitos de UTI para casos não Covid
À medida em que a vacinação contra a COVID-19 avança em São Carlos e na região, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento ...
Unidade de Saúde da Família de Água Vermelha é ampliada - Agosto/2021
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, finalizou a ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Água ...
Parque Ecológico de São Carlos vai ser reaberto ao público a partir de 1º de Setembro/2021
O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna comunica que a partir do próximo dia 1º de setembro vai estar novamente com os portões ...
Pandemia: PROCON São Carlos esclarece sobre cancelamentos ou adiamentos de eventos
A pandemia pegou todos de surpresa, especialmente no ramo de serviços de buffet e eventos. Alguns consumidores tiveram suas festas canceladas e fornecedores se viram obrigados a não ...
Animais resgatados em araraquara serão encaminhados para o parque ecológico de São Carlos
Na manhã desta segunda-feira (19/04) foi assinado um convênio entre a Secretaria de Serviços Públicos de São Carlos e a Secretaria de Meio Ambiente e ...
Atendendo pedido da Comissão da Pessoa com Deficiência, Prefeitura cede servidores a Secretaria
A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de São Carlos informou que, atendendo ao pedido de sua autoria protocolado em 1º de fevereiro, a ...
Comércio de São Carlos estará aberto no feriado
O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região ...
Grupo da UFSCar-Sorocaba lança guias para processos seletivos online
A transformação digital e a nova realidade instaurada pela pandemia de Covid-19 trouxeram muitas mudanças ao mercado de trabalho, desde os processos seletivos online até ...
Educação de surdos é tema de encontro online
A educação de surdos tem ganhado novos contornos desde às conquistas legais que garantem uma prática de ensino com foco na Língua Brasileira de Sinais (Libras). ...
Atuação de fisioterapeutas em UTIs é tema de pesquisa da UFSCar
Uma pesquisa desenvolvida no curso de graduação em Fisioterapia da UFSCar pretende fazer um levantamento a respeito da assistência fisioterapêutica dentro das Unidades de ...
Pesquisa investiga uso de mídias digitais na Educação Ambiental
Avaliar como as mídias digitais podem ser usadas nas estratégias de Educação Ambiental para a conservação de espécies, principalmente aquelas menos ...
Polícia Militar repassa alimentos para a campanha “Vacina Contra a Fome”
O comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), Tenente Coronel Otávio Augusto de Lima Seminate, repassou na tarde desta segunda para vice-prefeito ...
Vereador Elton se posiciona contra modalidade EAD no curso de medicina da UFSCar
O vereador Elton Carvalho (Republicanos), em conjunto com os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), se posicionou a favor do retorno dos estágios ...
Roselei solicita prioridade na vacinação de estudantes indígenas da UFSCar
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), solicitou empenho da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (13) para proceder a ...
SINDSPAM convoca Guardas Municipais para assembleia no dia 20 de abril
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Autárquicos Municipais de São Carlos e Dourado (SINDSPAM, está convocando para o próximo dia 20 de abril todos (as) ...
Alunos da UFSCar chegam à final nacional do desafio da L’Oréal
Uma equipe formada por alunos da UFSCar foi uma das finalistas da fase nacional do L?Oréal Brandstorm 2021, um jogo de negócios voltado para o desenvolvimento de ideias inovadoras e ...
Comunicado SAAE 12/04/2021
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE comunica que de acordo com o Decreto Municipal nº 183 de 09 de abril de 2021, o atendimento presencial será retomado apenas ...
Cidadania e Assistência Social recebem novos equipamentos de informática
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social recebeu nesta segunda-feira (12/04), 79 novos computadores, 58 tablets, 16 projetores e 26 impressoras para a renovação dos ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2021 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.