Terça-Feira
17 de Setembro de 2019
Dia do Jardineiro  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Espere com paciência, ataque com rapidez."
(Provérbio chinês)
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Confira a programação de Março/2017 do Cineclube CDCC-USP

USP São Carlos
3 de Março de 2017

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de março de 2017:

4 – AS AVENTURAS DE PI

Life of Pi, Estados Unidos, 2012, Aventura, 122 minutos

Direção: Ang Lee

Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Gerard Depardieu

Pi Patel é um jovem vegetariano que vive na Índia. O rapaz foi criado em um zoológico, que pertencia a sua família, localizado na cidade de Pondicherry ao sul do país. Já adulto e vivendo no Canadá, decide contar a seu amigo os divertidos contratempos que ocorreram em sua vida até então. Como, por exemplo, a origem de seu nome, que homenageia uma piscina pública francesa, ou como foi a sua trajetória para se tornar um hindu-cristão-islâmico.

Logo em seguida, ele começa a contar a sua mais improvável aventura, uma história que, segundo um amigo do pai de Pi Patel, seria capaz de fazer quem a escutasse a acreditar em Deus. Pi passa a explicar ao escritor como um jovem garoto e um tigre de bengala chamado de Richard Parker, foram capazes de sobreviver dias à deriva no oceano Pacífico e o quê viram durante esse tempo.

A obra trata da necessidade do outro, como abordado na obra de filósofo francês de Jean-Paul Satre, mesmo que este não possua consciência de si e do mundo. Sartre separa os seres, sendo este um termo que engloba objetos também, em duas categorias. O Em-si, composto por seres que apenas existem e não são nada além disso, e o Para-si, seres que apresentam uma consciência e com ela são capazes de interpretar o mundo ao seu redor e como atuar nele.

Desta maneira, o tigre, em-si, permite ao protagonista, para-si, criar relações entre os demais seres presentes nessa situação e, assim, criar um sentido para a realidade que passa a viver.

As Aventuras de Pi arrecadou quatro prêmios Oscar no ano de 2013, incluindo as categorias de melhor diretor e melhor fotografia.

Miguel Lopes da Silva Filho

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS

Tema: Sobrevivência

Contém: Violência

11 – MADAME BOVARY

Madame Bovary, Reino Unido, 2000, Drama/Romance, 76 minutos

Direção: Tim Fywell

Elenco: Frances O'Connor, Hugh Bonneville, Greg Wise

Emma é uma jovem que não se adapta ao colégio de freiras e decide abandoná-lo após a morte da mãe, e quer se entregar a uma paixão e casar-se.

Após seu pai se acidentar, Emma apaixona-se pelo médico responsável por cuidar da perna fraturada de seu genitor, Charles Bovary. Charles tornou-se viúvo recentemente e mora com a mãe, uma mulher autoritária que decide o que é melhor para o filho em todos os momentos.

Charles e Emma, agora Madame Bovary, casam-se e a donzela se encanta com a atual vida de casada e com o futuro que pretende ter ao lado de seu marido. Porém, com a constante ausência de Charles, que a todo momento está viajando para visitar seu pacientes, Emma Bovary começa a ficar entediada. Para melhorar a situação da esposa, Charles decide mudar de província, é então que Madame Bovary começa a se interessar por outros homens e ainda muito jovem começa a fantasiar relações amorosas com seu novo amigo Leon. Nem o nascimento de sua filha freia sua ansiedade e sua vontade de se aventurar em um romance que não seja com seu marido.

A situação financeira não é favorável ao casal, isso torna o relacionamento da família Bovary ainda mais problemático. Quando um visitante, um homem que levou um novo paciente a seu marido, chega à pequena província e torna-se amigo da família, a vida de Emma e a relação dela com sua família nunca mais será a mesma.

Eric Martins da Silva

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS

Tema: Relacionamentos amorosos

Contém: Conteúdo sexual

18 –SENTADO À SUA DIREITA

Seduto alla sua destra, Itália, 1965, Drama, 90 minutos

Direção: Valerio Zurlini

Elenco: Woody Strode, Jean Servais, Franco Citti, Pier Paolo Capponi

Ambientado no Congo, o filme retrata a história de Lalubi (livre adaptação da biografia de Patrice Lumumba, primeiro ministro do país em questão, no ano de 1960), o líder, nacionalista, de um grupo que lutava contra os regimes ditatoriais exercidos por colonizadores belgas.

A caçada feita pelos colonizadores é intensa, mesmo sem saber a real aparência física dele. Após muito tempo de procura, a exata localização de Lalubi é entregue aos colonizadores por um suposto ex-seguidor do líder nacionalista. Lalubi é, então, preso e acaba surpreendendo as autoridades com sua inteligência e destreza. Os colonizadores oferecem um acordo de exílio para Lalubi, que rejeita a proposta de imediato, sendo assim, ele sofrerá as consequências após um determinado tempo.

Enquanto está encarcerado, Lalubi conhece Oreste, um homem vivído e inconsequente que já passou por muitos países e muitas prisões e tem muitas histórias para contar. Amigos de cela, eles começam a se ajudar mesmo sem muitos recursos e expectativas e já planejam o futuro como amigos.

Mesmo quando Lalubi sofre as consequências por não ter assinado o acordo de exílio, Oreste tenta ajudá-lo e se aproxima cada vez mais do líder e se tornam parceiros inseparáveis, ainda encarcerados.

Patrice Lumumba foi o primeiro líder democrata do Congo, teve um papel muito importante na independência do Congo em relação à Belgica. Lumumba foi executado logo após a independência do Congo, sua morte é atribuída às autoridades colonizadoras e com influência dos EUA e Reino Unido.

Eric Martins da Silva

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS

Tema: África e neocolonialismo

Contém: Violência e diálogo adulto

25 – O CONFORMISTA

Il conformista, Itália, 1970, Drama, 107 minutos

Direção: Bernardo Bertolucci

Elenco: Jean Louis Trintignant, Carlo Gaddi, Enzo Tarascio

Marcello Clerici é um típico cidadão de classe média da Itália fascista dos anos de 1930, um homem conformado com a vida que leva com um casamento marcado e anseio incomum pela normalidade.

Tal anseio é aquilo que move o protagonista a seguir adiante na trama. O espectador logo percebe que todas as ações tomadas pelo personagem fazem parte de sua tentativa de se tornar um homem comum. Casa-se com uma aristocrata medíocre, cujos pensamentos e ações o próprio marido chama de triviais. Marcello arruma um emprego na polícia secreta de seu país, por acreditar que a sociedade tal como se apresenta a ele é, de fato, a “sociedade normal” que deve ser defendida.

Apesar de seu emprego na polícia secreta, Marcello não é um fascista, mas insiste em querer ser, como ele demonstra várias vezes ao longo do filme para tentar convencer os outros, e a si mesmo, de que compactua com ideais do fascismo.

Após o casamento, Marcello vai para Paris passar a lua de mel e para realizar a sua primeira missão que é de matar um antigo professor universitário de filosofia que se encontra exilado na França. Mas, após conviver alguns dias com o professor e a esposa dele, Marcello se encontra dividido entre o dever e a desmotivação em realizá-la, uma vez que, sua busca pela normalidade não transforma o professor em uma ameaça.

A filósofa alemã Hannah Arendt desenvolveu no século XX um conceito denominado de Banalização do Mal, o qual se refere à normalização moral do mal, ou seja, o mal torna-se corriqueiro. Nesse sentido, um cidadão comum irá praticar as mesmas maldades que se apresentam no cotidiano dele, não por maldade, não por sentir prazer com isso, mas, porque é uma coisa institucionalizada, recorrente. Com isso, pode-se analisar melhor parte das atitudes tomadas por Marcello no decorrer da história. Ele anseia em se tornar um homem medíocre, mas homens medíocres podem realizar genocídios dependendo do contexto.

Miguel Lopes da Silva Filho

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS

Tema: Fascismo

Contém: Relações íntimas e homicídio

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.

Mais informações:  Tel.: (16) 3373-9772


publicidade
1
2
3
4
5
6
slide


:: Últimas Notícias
EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani realiza Festa da Família neste sábado (24)
A escola municipal "EMEB Maria Ermantina Carvalho Tarpani" vai realizar nesse sábado (24/08) a Festa da Família. A escola também comemora o aniversário de 21 ...
Circo Tihany apresenta amanhã (21/08), um pocket show na Santa Casa de São Carlos
O Circo Tihany Spectacular promove um pocket show do espetáculo AbraKdabra, amanhã, quarta-feira dia 21, à partir das 14h, no Hospital Irmandade da Santa Casa de ...
Confira a localização dos Radares Móveis de Velocidade desta quinta-feira (01/08/2019)
Nesta quinta-feira (01/08/2019), a fiscalização eletrônica de velocidade estará nos seguintes pontos: Radar 1 - Av Henrique Gregori (Bairro/Shopping) 60 km/h Radar 2 - Av ...
“Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw” estreia nos cinemas de São Carlos
A partir desta semana os cinemas de São Carlos exibirão o filme "Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw", confira abaixo a ficha completa do filme: Velozes & Furiosos: ...
400 contribuintes já aderiram ao novo REFIS 2019
A Prefeitura de São Carlos já está com R$2,2 milhões de adesão por meio do Programa de Recuperação Financeira (Refis) 2019, sendo que R$700 mil ...
Homologada licitação para reforma da piscina e vestiários do CEMEI Cônego Manoel Tobias
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, vai fazer a reforma completa da piscina e vestiários do Centro Municipal de Educação Infantil ...
Regina Dias, Rodrigo Zanc e André de Souza apresentam Misturando Estações nesta quinta no Teatro Municipal de São Carlos
Os cantores de Regina Dias, Rodrigo Zanc e André de Souza, acompanhados dos músicos Murilo Barbosa (piano), Rodrigo Lancelotti (violão & guitarra), Ricieri Nascimento (baixo) ...
Casa do Trabalhador em São Carlos possui vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (31/07/2019)
A Casa do Trabalhador de São Carlos oferece vagas de emprego imediato para quem não tem ou quer mudar de emprego. Para concorrer a vaga é necessário a ...
ACISC informa horário do comércio para o mês de Agosto 2019
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) informa o horário de funcionamento do comércio de rua – centro e bairros – para o mês de ...
Sábado começa o 12º Encontro de Ferromodelismo de São Carlos
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória e da Associação São-carlense de Ferromodelismo (ASCFER), realiza no ...
Confira a localização dos Radares Móveis de Velocidade desta quarta-feira (31/07/2019)
Nesta quarta-feira (31/07/2019), a fiscalização eletrônica de velocidade estará nos seguintes pontos: Radar 1 - Rua Miguel Petroni (Rodovia/Centro) 60 Km/h Radar 2 - Rua ...
Circo Tihany apresenta em São Carlos luxuoso espetáculo produzido em Las Vegas
Considerado o maior circo da América Latina e um dos três maiores do mundo, o Tihany Spectacular estreia em São Carlos no dia 2 de agosto, às 20h, com o espetáculo ...
Projeto da UFSCar visa reduzir perdas na transmissão de energia elétrica
Como produzir energia via hidroelétricas e termoelétricas, com menor custo de geração e menores perdas nas linhas de transmissão que levam a energia até o ...
Nesta quarta-feira (31), 3,5 milhões de alunos da rede estadual de SP voltam às aulas
Os 3,5 milhões alunos matriculados nas mais de 5 mil escolas de todo o Estado de São Paulo voltam às aulas nesta quarta-feira (31). Professores e gestores já deram ...
Prefeitura recupera iluminação da Rotatória da Educativa
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, finalizou os trabalhos na rotatória da educativa e no centro, na confluência da José ...
Parque Ecológico divulga resultado do III Concurso de Fotografia “Vida Selvagem em Foco”
O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna” divulgou neste domingo (28/7), como previsto no edital, o resultado do III Concurso de Fotografia ...
Semáforos da Avenida São Carlos vão operar no amarelo intermitente na madrugada
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito comunica que a partir do próximo dia 6 de agosto os semáforos da avenida São Carlos, no período da meia noite a cinco ...
ACISC fecha convênio com São Francisco Saúde
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) firmou um novo convênio com a São Francisco Saúde. A parceria contempla o ACISC Saúde, que ...
Festa da Laranja com Açúcar 2019 será realizada de 5 a 7 de julho em Santa Eudóxia
A 13ª edição da Festa da Laranja com Açúcar será realizada nos dias 5, 6 e 7 de julho, no distrito de Santa Eudóxia. A Festa começa na ...
Confira a localização dos Radares Móveis de Velocidade desta terça-feira (16/04/2019)
Nesta terça-feira (16/04/2019), a fiscalização eletrônica de velocidade estará nos seguintes pontos: Radar 1 - Rua Ray Wesley Herrick (Centro/Bairro) 50 Km/h Radar 2 ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2019 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.