O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Serviços Públicos realizaram na tarde desta sexta-feira (08/07), uma operação preventiva e de orientação com o intuito de evitar a utilização inadequada de áreas e passeios públicos como depósito de sucatas e materiais de reciclagem
Os moradores do Residencial Samambaia protocolaram denúncia solicitando providencias em relação a utilização de calçadas que estavam sendo utilizados como depósito de sucatas e reciclagem, causando perigo a saúde pública dos moradores dessa região.
O Departamento de Fiscalização esteve no imóvel e notificou o proprietário que teve 7 dias para a realizar a retirada dos materiais e a limpeza. Como descumpriu o prazo, a Fiscalização lavrou multa de R$ 110,00. Após a finalização dos atos administrativos, a retirada dos materiais foi realizada a bem da saúde pública.
O descarte irregular de resíduos traz problemas para a saúde e também para o meio ambiente, entre eles mau cheiro, obstrução das bocas de lobo e proliferação de vetores de doenças, como do Aedes aegypti. “A população precisa ter consciência que todos esses resíduos sólidos podem ser tornar criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya. Recipientes plásticos, marmitas, alumínio, enfim tudo que pode juntar água é perigoso”, alerta Rodolfo Tibério Penela, diretor do Departamento de Fiscalização.
“Nos casos de reincidência e o não cumprimento das notificações, os proprietários serão autuados e o os materiais poderão ser recolhidos pela Prefeitura”, alerta o chefe de Fiscalização Ambiental, Nicola Carneseca Júnior.
A população pode fazer denúncias de terrenos com mato alto ou que estejam sendo utilizados como depósito de sucatas e reciclagem na Ouvidoria do Município pelo e-mail ouvidoria@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone (16) 3362-1080.