Na data dos 145 anos de emancipação político-administrativa de São Carlos, a Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (15) uma sessão solene alusiva ao “Dia do Legislativo”, quando prestou homenagem especial ao ex-presidente Jamir Leôncio Schiavone e reverenciou a memória do ex-vereador Francisco Bonadio.
A sessão foi presidida pelo vereador Lineu Navarro (PT), presidente da Casa, e teve como orador oficial o vereador Antonio Carlos Catharino (PTB).O prefeito Oswaldo Barba (PT) foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli. Prestigiaram a solenidade os vereadores Roberto Mori Roda (PV), 1º.vice-presidente da Câmara, Marquinho Amaral (PSDB),que também representou o deputado Lobbe Neto (PSDB), Laíde Simões (PMDB) e Normando Lima (PSDB).
Compareceram os familiares de Jamir – a esposa Rosangela Brenha Schiavone, os filhos César Alexandre, Celso Augusto e Célio Alberto e netos - ; e os parentes de Francisco Bonadio, a esposa Aparecida Marrara Bonadio, de 91 anos, as filhas Neusa e Nivea Celia Bonadio Coelho, genro Silvio Coelho, netos e bisnetos.
Em seu discurso, Catharino enumerou os feitos de Jamir Schiavone nos dois mandatos à frente da Câmara, entre 1977 e 79, 1981 e 83, lembrando o apoio à sua eleição em 1977 “uma época muito mais difícil”. Também destacou o trabalho de Francisco Bonadio, que foi contemporâneo dos prefeitos Luiz Augusto de Oliveira, Antonio Adolpho Lobbe e Antonio Massei e também do ex-diretor da Câmara, Francisco Xavier Amaral Filho e do ex-deputado Vicente Botta. O orador sublinhou que Schiavone e Bonadio deram exemplos de dedicação e honestidade na vida pública.
“Não existe poder mais permeável à comunidade e sujeito a pressões e críticas, como o Poder Legislativo Municipal - síntese e emblema da democracia na sua concepção mais legítima”, ressaltou Catharino.
Em seguida discursaram a filha de Francisco Bonadio, Nivea Celia Bonadio Coelho, o secretário municipal Marcos Martinelli, o vereador Marquinho Amaral (representando o deputado Lobbe Neto) e o ex-presidente Jamir Schiavone.
EMOÇÕES - Jamir, num emocionado pronunciamento, agradeceu aos funcionários da Câmara, vereadores e imprensa pelo apoio em suas gestões e pela homenagem. Lembrou de fatos históricos citados em seu livro “Memórias de Um Presidente” e fez uma menção especial ao saudoso jornalista e professor Romeu Salvador Aversa, que na época repercutia os fatos da Câmara e da cidade na mídia nacional. “Desde o primeiro dia do mandato eu disse: A Câmara sempre estará aberta para a Imprensa”.No encerramento de sua fala, Jamir citou Roberto Carlos:”Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”.
No final da sessão, o presidente da Câmara, Lineu Navarro, lembrou que a Câmara instituiu o “Dia do Legislativo” em 2009 para destacar a importância do parlamento como poder de representação popular. Enalteceu a contribuição dos homenageados para a democracia e o desenvolvimento da cidade e frisou as ações da atual Mesa para ampliar os canais de comunicação com a comunidade. Durante a sessão foi exibido aos presentes um vídeo institucional sobre as atribuições do Poder Legislativo Municipal.