No dia 16, o "Caminhos da Roça" da EPTV vai exibir seu primeiro programa em alta definição. Para isso, convidou a Embrapa Instrumentação Agropecuária para estrear, junto com outras instituições, mais essa conquista da emissora.
A Embrapa Instrumentação é a única das unidades da região de São Paulo a participar por seu caráter de pioneirismo em áreas que estão na fronteira do conhecimento e desenvolver pesquisas que antecipam tendências.
A reportagem foi gravada na terça-feira, dia 5, pela equipe de produção do programa, que inclusive trouxe o produtor-executivo, Marcos Pizano, para acompanhar as gravações recheadas de muitos detalhes, atenção e preocupação com o cenário.
O entrevistado foi o chefe de P&D, João de Mendonça Naime, que exerceu o papel de fio condutor da Embrapa Instrumentação ao contar a história da Unidade, linhas de pesquisa e perspectivas futuras da pesquisa agropecuária.
Como a idéia era mostrar pesquisas do futuro, a equipe fez captação de imagens no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio, onde gravou simulações com revestimento comestível de frutas, hidrogéis, língua e nariz eletrônicos, solução para degradação de pesticidas. Ainda foram captadas imagens no Laboratório de Pós-Colheita, de Ressonância Magnética e de Análise de Amostras. Depois, a equipe foi até a Embrapa Pecuária Sudeste em busca de um cenário rural, mas bucólico, para gravar imagem de campo, o que levou mais de três horas para finalizar a produção em São Carlos.
O programa vai ao ar aos sábados, por volta das 8 horas. O horário depende de fatores, como treino para corrida de Fórmula 1, por exemplo.
O "Caminhos da Roça" exibe desde 2002 o programa, com visita as fazenda da região, de onde apresenta as notícias para cerca de dez milhões de telespectadores, em 289 municípios, além da região de Presidente Prudente, pela TV Fronteira.