O Projeto Integração do Centro Cultural da USP convidou um grupo de alunos com coordenadoria de José Gulherme Licio (IFSC) e curadoria de Felipe Dreilick (IFSC) para expor seus trabalhos em setembro de 2012.
Em "XLV Salão de Venora", as relações entre as artes e o pensamento humano se desenham desde o surgimento das civilizações.
Os mourões de concreto amarelo anunciam a chegada dos deuses de nosso tempo, em suas naves conversíveis e vermelhas, com seus olhos negros que a face ocupam e o infinito vêem protegendo-se da nociva radiação ultravioleta da razão. Vem eles todos para, ao final das madrugadas, hospedarem-se nos melhores condomínios habitacionais que este continente jamais pode receber em suas tatuagens de asfalto.
Pelas trombetas do futuro vem eles desde o raso horizontal dos mares tecnológicos, em gala disfarçada, com janelas sem vidros e cheirando a gasolina e a combustão, os heróis da humanidade da nova era.
Que comecem os disjuntores a dançar com as antenas; que comecem os cabeçotes de Manaus a trilhar cada pedaço magnético de vida que se esconde dentro de arcas plásticas cinzas ou esverdeadas. Que os fogos sejam nossos hologramas, e que os vinte minutos de cada pedaço da História da humanidade sejam recordados dentro de nossos rios memoriais, de nossos corações centrípetos e nossos videodiscos.
Não venho, amigos, para roubar suas fitas cassete. Não sou César e nem sou imperador. Sou um irmão dos transistores, dos polígonos e da realidade construída em sete ponto quinze polegadas. Viajo por mares verdes onde o vento é medido em pacotes de oito dígitos. Trago as boas novas em disquetes; nossa verdade se mostra inteligível por todas as culturas de todos os povos unidos, não por braços ou mãos ou lábios, mas sim por telúrio, cerâmica e criptografias eletrônicas.
Dos arquitetos da nova Sicília os restaurantes abrem as portas a todos que sentem fome pela boa comida antes do começo das noites quentes da décima primeira autoestrada.Os polígonos voam ao horizonte com seus cantos e seus vértices vetoriais às dez da noite. O corredor do raio laser é uma doce incógnita que abraçamos, todos, unidos por idéias e arquedutos de corrente alternada.
Que as portas de nossa cidade se abram e bem recebam os cavaleiros do novo mundo. Que cada nariz possa contemplar o cheiro da gasolina aditivada e do silício plantado em tão proeminentes e proficientes florestas.
Sobre os autores:
José Guilherme Lício (Hanson) – Natural de Araras/SP, é graduando em Física pela USP São Carlos, escritor, dono do blog http://prypiat.wordpress.com, fotógrafo e dono da galeria http://jguilherme.deviantart.com. Apresentará fotografias, textos, obras visuais (vídeos) e monólogos.
Rafael V. Ribeiro (Sinful) - Natural de Sorocaba/SP e graduando em direito pela USP São Paulo, dono do site http://www.rafaelviana.com.br/ , desenhista. Apresentará desenhos digitais e fotografias;
Maria Carolina Baggio (Macol Presley) – Escritora e natural de Araras/SP, é graduanda em administração pela USP São Paulo,. Apresentará obras gráficas.
Vinícius Gouveia (Harry / Koppa) - Graduando em Sistemas de Informação pela Faculdade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Programador natural de São Paulo/SP.
Fernando Zago - Mestrando em Física pela USP São Paulo, cientista natural de Araras/SP.
Danilo Carandina (Chico Babaquara) - Natural de Araras/SP é graduando em Ciências Sociais pela UFSCar. Escritor, sambista, dono do site http://oinvestidormoderno.wordpress.com/ . Fundador do grupo Contrafavontra. - Fará uma intervenção onde dialogará com o público.
Pedro Casanova - Natural de Niterói-RJ, é graduando em Artes Visuais pela UFRJ. Dono do site http://www.cogumelando.com.br/, o qual também tem uma página bastante acessada no Facebook. Blogueiro, editor de vídeos e artista visual. Apresentará curta-metragens.
Felipe Dreilick (Manivela) - Natural de São Paulo/SP. Graduando em Física Computacional pela USP São Carlos, escritor, artista plástico,. Apresentará esculturas e desenhos.
Com a participação do músico João Luis de Oliveira Albuquerque. Abertura às 19 horas, As mostras poderão ser visitadas de 14 de setembro a 6 de outubro, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h, e sábado e domingo, das 10 às 18h.
Apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - Evento Gratuito