Sexta-Feira
26 de Abril de 2024
Dia do Goleiro, dia do Engraxate, Dia da Primeira Missa no Brasil  
 
  O quê procura? 
Usuário:  
Senha:  
esqueceu os dados?
cadastre-se gratuitamente
Pensamento
do dia:
"Valorize a si mesmo e a seus colaboradores."
  Inicial
  A Cidade
  Turismo
  
  NOTÍCIAS
  CONCURSOS
  SAÚDE
  ESPORTES
  CANAL JURÍDICO
  DIÁRIO OFICIAL
  ATAS CÂMARA
  FALECIMENTOS
  AGENDA
  
  Classificados
  Empresas/Serviços
  
  Telefone/Operadora
  
  CEP - superCEP
  Colunistas
  Culinária
  Diversão & Lazer
  Pensamentos
  Piadas
  Telefones
  Torpedos





publicidade




publicidade




publicidade




publicidade




publicidade


Guia de
Empresas
e Serviços

cadastre
grátis

/ Notícias
Notícias
Fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos reduz em 8,9% o consumo de energia elétrica
Volkswagen do Brasil incentiva colaboradores a economizar energia elétrica em casa e no trabalho com campanha interna

Volkswagen do Brasil
7 de Setembro de 2015

A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos (SP), reduziu em 8,9% o consumo de energia elétrica no fechamento do ano passado, comparando com 2013. A economia foi resultado de ações implementadas pelo Comitê de Conservação de Energia.

Entre as iniciativas estão algumas simples, mas com resultado significativo, como conscientizar os colaboradores para apagarem luzes e desligarem os monitores ao sair dos ambientes. Um estudo de iluminação resultou no desligamento de 377 lâmpadas, priorizando a luz natural.

A unidade também realizou ações ligadas ao processo produtivo, como redução no consumo de ar comprimido e substituição de motores de baixo rendimento pelo de alto rendimento nas máquinas. Os novos motores de alta eficiência, por exemplo, permitiram 20% de redução no consumo de energia, em comparação com os antigos.

A Volkswagen do Brasil, seguindo seu objetivo global de ser a fabricante de veículos mais sustentável do mundo, intensifica ações ambientalmente corretas em suas fábricas, ao mesmo tempo em que incentiva os colaboradores a serem sustentáveis no trabalho e em casa. Para engajá-los, a empresa utiliza seus canais de comunicação interna, disseminando a campanha “Think Blue. Factory. + House.”, que atualmente divulga reportagens sobre a necessidade de economizar energia elétrica, reconhecendo também ações realizadas nas fábricas e iniciativas dos colaboradores em suas residências. A campanha, que é promovida junto ao público interno desde abril, já abordou economia de água e prevê outros temas, como reciclagem de resíduos.

A campanha “Think Blue. Factory. + House.” é inspirada no conceito global “Think Blue.”, da Volkswagen, que estimula a criação de soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível, além de incentivar a conscientização da sociedade. Parte do conceito “Think Blue.”, o “Think Blue. Factory.” é aplicado ao processo produtivo e estabelece uma meta: até 2018, todas as fábricas da Volkswagen no mundo terão de reduzir em 25% o consumo de água e energias, a geração de resíduos, as emissões de CO2 e de solventes, em comparação com 2010. Com a nova campanha “Think Blue. Factory. + House.”, a Volkswagen do Brasil também leva o incentivo à sustentabilidade para o dia a dia dos colaboradores.

“A Volkswagen do Brasil reconhece que é fundamental conscientizar seus colaboradores, para que eles pensem e ajam de maneira sustentável sempre. No trabalho, o engajamento dos times tem resultado em ideias criativas e mudanças de atitude que já proporcionaram economia considerável de recursos, entre os quais energia elétrica. Mas também queremos que eles levem essa atitude sustentável para casa, influenciando a sociedade e contribuindo com o planeta”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

Diversas ações de economia de energia realizadas nas fábricas têm inspirado os colaboradores em casa. Exemplo é o preparador de carrocerias Fabiano Pereira Ribeiro, da unidade de São José dos Pinhais (PR), que é síndico do prédio onde mora. Ele promoveu mudanças que fizeram o valor da conta de luz do prédio cair pela metade: substituiu lâmpadas convencionais por led e implantou desligamento automático das luzes da garagem. A iluminação natural foi privilegiada e as paredes receberam cores claras. Ainda instalou sensores próximos às janelas: a luz só acende quando esses aparelhos detectam presença de alguém no escuro, entre outras ações. “Algumas iniciativas são com base em ações que desenvolvemos na fábrica”, afirmou Ribeiro.

Outro exemplo é o analista da Qualidade da fábrica de Taubaté (SP) Silas da Silva, que reduziu em 105 kWh a conta de energia elétrica de sua casa, economizando cerca de R$ 70/mês. “Algumas ações foram inspiradas em iniciativas de economia de energia que temos na fábrica”, afirma Silva, que instalou sensor de presença de funcionamento noturno no quintal e na garagem; trocou lâmpadas incandescentes por econômicas. Além disso, a família adotou novo comportamento: acumula roupas para lavar duas vezes na semana; usa apenas uma ou duas lâmpadas em lustres que pedem até cinco; passa aspirador de pó apenas dois dias na semana, e varre nos outros; passa roupa uma vez na semana; compra roupas de tecidos que não amassam; estende camisas em cabide, minimizando a necessidade de usar o ferro; trocou cafeteira pelo coador de café, entre outras ações.

Volkswagen do Brasil intensifica ações para reduzir consumo de energia elétrica

A Volkswagen do Brasil intensifica ações para reduzir o consumo de energia elétrica em suas fábricas; tanto no processo produtivo, como nos escritórios. As iniciativas envolvem utilização de equipamentos altamente tecnológicos, permitindo uma produção cada vez mais eficiente, além de ações comportamentais que contam com o engajamento dos colaboradores.

Na fábrica de Taubaté, a Pintura Ecológica estabeleceu novos padrões de tecnologia e proteção ambiental. As inovações reduziram em 30% o consumo de energia elétrica e em cerca de 20% o consumo de água por veículo produzido, em comparação a uma pintura convencional. A área também utiliza tintas à base d’água, permitindo uso mínimo de solventes e gás natural. Para a implementação da Nova Pintura, foram investidos R$ 427,8 milhões. Em Taubaté, a Nova Prensa PXL também permitiu 30% de redução no consumo de energia, em comparação a um processo convencional.

Ainda em Taubaté, três ações recentes tiveram resultado expressivo: os equipamentos da Pintura, que antes eram ligados às 18h do domingo, agora começam a operar à meia-noite (domingo para segunda-feira) para que a área esteja preparada para o início do turno de trabalho (às 6h de segunda-feira). O sistema de ventilação por pressão positiva da Pintura (que impede a entrada de ar da área externa para o ambiente de pintura, evitando impurezas no processo) foi otimizado. Nos fins de semana, há desligamento do sistema de caldeiras (que atendem Pintura e restaurantes), das torres de resfriamento e equipamentos de refrigeração da Armação (área onde são montadas as carrocerias). “Somente com essas três ações principais de otimização, alcançamos economia adicional de mais de 2,8 milhões de kWh/ano para a fábrica de Taubaté, o que representa o consumo médio de mais de 1.100 famílias”, afirmou Celso Placeres.

Anchieta economiza 3 milhões de kWh/ano com conscientização e novas ações em horários não produtivos

A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), economiza 3 milhões de kWh por ano com um conjunto de ações que envolve a redução de insumos, como ar comprimido e água quente, nas máquinas em horários não produtivos; assim como o desligamento de alguns equipamentos. Também são feitas rondas antidesperdício, para verificar possíveis luzes acesas e equipamentos ligados sem necessidade; os colaboradores também são conscientizados sobre o uso da energia elétrica e outros recursos.

Alta tecnologia na Armação economiza 30% de energia elétrica

A alta tecnologia de solda das áreas de Armação das fábricas da Volkswagen do Brasil permite economizar 30% de energia elétrica por conta da utilização de robôs mais leves e eficientes, em comparação com o processo anterior.

Nas áreas onde só trabalham robôs, a iluminação é reduzida. Na Anchieta, por exemplo, o desligamento automático de lâmpadas nas ilhas robotizadas gerou economia de 18.000 kWh/ano.

Na fábrica de São José dos Pinhais, houve redução de 50% no número de lâmpadas acesas nas ilhas automáticas da linha do Fox onde só trabalham robôs; além disso, em algumas linhas da Armação e da Montagem Final foram instaladas luminárias dimerizadas, que podem ter sua intensidade de luz ajustada de acordo com a necessidade, privilegiando o uso de luz natural.

O aproveitamento da iluminação natural, por sinal, é uma prática comum em diversas áreas produtivas das fábricas da Volkswagen do Brasil. Para tornar isso possível, diversos espaços receberam telhas translúcidas.

Escritórios sustentáveis economizam 33% de energia elétrica

A fábrica Anchieta conta com “Escritórios Sustentáveis”, presentes em 58% da área total de mais de 62.000 m² de escritórios da unidade. Esses escritórios proporcionam redução de 33% do consumo de energia elétrica e ganhos de aproveitamento de espaço de até 30% na área utilizada, graças à ocupação “inteligente”. Os escritórios sustentáveis contam com móveis ergonômicos de madeira certificada, em formato modular. As lâmpadas são econômicas, em luminárias de alta reflexão, para iluminação geral; e individuais, para complementação.

O ar-condicionado ecológico não utiliza o gás CFC (Clorofluorcarboneto – prejudicial à camada de ozônio) e possui baixo consumo de energia. Os computadores padronizados, com monitores de LCD configurados para desligamento automático quando ociosos, reduzem o consumo de energia. Há grande aproveitamento de luz natural e as cores claras nas paredes e nos móveis favorecem a iluminação, entre outros itens.

Os escritórios da unidade de São José dos Pinhais também têm foco em sustentabilidade: os jardins internos, cercados por vidro, permitem aproveitamento da iluminação natural em grande escala, contribuindo com a redução do consumo de energia. Além disso, a área proporciona um ambiente de trabalho agradável, integrado à natureza. O ar-condicionado, com saídas de ar próximas ao chão, permite conforto térmico imediato, pois não é preciso esperar que o ar frio desça para resfriar o ambiente (como em sistemas nos quais a saída de ar está no teto); esse sistema também resulta na redução do consumo de energia.

Desligamento programado do ar-condicionado economiza R$ 15 mil em um mês

Outro exemplo criativo da fábrica Anchieta foi a implementação, na área de Tecnologia da Informação, de um sistema que programa o ar-condicionado para funcionar apenas no horário de expediente. O aparelho, que custou R$ 1.000, proporcionou uma economia de R$ 15.000 somente no primeiro mês de uso. Embora esse sistema tenha padrão industrial, é possível encontrar soluções semelhantes para residências. Exemplo é o eletricista eletrônico da Manutenção Site da Anchieta Alexandre Persona, que utiliza em casa um interruptor programável para controlar a iluminação externa e a irrigação de sua horta: “Por meio de uma chave eletrônica, é possível programar os horários para que a energia elétrica seja desativada. Não corro o risco de deixar a energia ativada sem necessidade. Além de reduzir gastos, o mecanismo proporciona ganho de segurança”, explicou Persona.


publicidade
1
2
3
4
slide


:: Veja também
28/10/2015 - Trabalhadores na Vokswagen de São Carlos aprovam adesão ao PPE
28/09/2015 - Metalúrgicos na Volkswagen São Carlos aprovaram nesta terça-feira (28) adesão ao PPE
18/08/2015 - Volkswagen do Brasil é reconhecida, pela 14ª vez, com o título de Empresa Amiga da Criança
03/08/2015 - Volkswagen abre inscrições para Programa de Estágio 2016
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS

:: Últimas Notícias
Trânsito é liberado na Rotatório do Cristo neste sábado (27)
A Prefeitura de São Carlos liberou no início da tarde deste sábado (27/01), o tráfego de veículos na Avenida  Francisco Pereira Lopes, a partir da Rua Dra. ...
Atenção: Ruas da Vila Alpes sofrem alteração de sentido a partir de segunda-feira (29)
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (29/01), será implantada a circulação em mão ...
Centro Estético de São Carlos foi premiado vencedor em evento regional da área de beleza na última terça-feira (23)
Aconteceu nesta última terça-feira (23), em Rio Claro a divulgação e entrega das premiações do "Mão de Ouro 2024", uma das maiores ...
Prefeitura efetuou mais de 5 mil castrações em 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está encerrando 2023 com mais de 5 mil ...
Interdição de Trânsito na Rotatória do Cristo - Janeiro/2024
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) comunica que a Rotatória do Cristo ficará interditada para trânsito de veículos entre os dias 02/01 a 17/01. O ...
Primeiras partidas da ‘Copinha’ em São Carlos acontecem nesta quarta-feira (03/01)
O município de São Carlos receberá os primeiros jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional ‘Copinha’, na quarta-feira (03/01). Sede da ...
Prefeitura divulga balanço da Operação Papai Noel 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o balanço da Operação Papai Noel, realizada entre ...
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso de montador e reparador de computadores
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC São Carlos), vai oferecer, no mês de janeiro de ...
Prefeitura realiza roçagem e limpeza do Cemitério “Nossa Senhora do Carmo” - Dezembro/2023
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou, na manhã desta quinta-feira (28/12), a roçagem e limpeza ...
Reforma do Estádio “Luisão” está praticamente concluída
A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Obras Públicas e de Esportes e Cultura e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ...
Departamento de fiscalização divulga balanço da operação natal 2023
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, divulgou, nesta quarta-feira ...
Câmara Municipal entregou Prêmio Santo Dias ao Padre João Victor Bulle
A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene onde foi entregue o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, ao Padre João Victor Bulle, em ...
Comissão da Pessoa com Deficiência destaca conquista de cadeiras para trilhas no Parque Ecológico
A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), ...
Filme de São Carlos ganha prêmio de Festival Latino-Americano
Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o ...
Nota de Falecimento - Professora Diana Cury
É com imenso pesar que a UNICEP comunica o falecimento da nossa docente, Professora Diana Cury, docente do curso de Pedagogia, na data de hoje, 20 de dezembro de 2023. Diana foi docente ...
Posse da nova Diretoria dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté mandato 2023-2027
A Comissão Eleitoral, no pleno exercício de suas responsabilidades no processo de escolha da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté para o ...
ACISC realiza doação de R$40 mil à Santa Casa de São Carlos - Dezembro/2023
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou uma doação no valor de R$40.335,00 na manhã desta quinta-feira (14), a Santa Casa de ...
Pedidos de Seguro-Desemprego, Mercado e Gestão
Nesta edição do Informativo consideramos a matéria dos Pedidos de Seguro-Desemprego para a cidade de São Carlos. Em termos conceituais, os pedidos de Seguro-Desemprego ...
Gustavo Pozzi e Dom Luiz Carlos Dias participam de reunião sobre abordagem de pessoas em situação de rua
Na tarde desta quarta-feira (22), o vereador Gustavo Pozzi e o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, estiveram na Secretaria de Cidadania e Assistência Social reunidos com ...
Câmara aprova em primeiro turno o orçamento municipal para 2024
Por 14 votos a 1, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou em primeiro turno o projeto de lei No 615 que estabelece o orçamento fiscal do município para o ano de 2024 no ...
pesquisar notícias + MAIS NOTÍCIAS


Relação de Feriados e Pontos Facultativos
:: Eventos/Agenda
:: Mais lidas
» Publicidade





 
 

indique nosso site

adicione em seu Favoritos

defina como sua página inicial

| QUEM SOMOS | PUBLICIDADE | FALE CONOSCO | PRIVACIDADE | REGRAS |

| BLACK FRIDAY PROMOÇÕES | DIA DO CONSUMIDOR PROMOÇÕES | CYBER MONDAY PROMOÇÕES |
| BOXING DAY PROMOÇÕES | BLACK DECEMBER PROMOÇÕES |
| GERADOR DE CUPONS |

São Carlos Oficial é um serviço desenvolvido e oferecido por StrZero Soluções Digitais.

Copyright© 2024 - StrZero Soluções Digitais.
Todos direitos reservados. All rights reserved.