A Guarda Municipal de São Carlos, os agentes de trânsito (amarelinhos), servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e da Defesa Civil, terão esquemas especiais de trabalho no próximo fim de semana devido às eleições nacionais que será realizada no domingo, dia 7 de outubro.
A Guarda Municipal vai atuar na véspera e no dia da votação. O trabalho já começa no sábado, dia 6, quando os guardas escalados ficarão responsáveis pela proteção das unidades da rede de ensino municipal onde haverá zonas eleitorais e também pela segurança das urnas eletrônicas instaladas nesses locais, função que também será partilhada com a Polícia Militar. No dia da eleição (7), a GM fará colocará agentes fixos em 16 das 53 seções eleitorais.
Já os amarelinhos vão cuidar do trânsito no entorno das seções e dos cartórios eleitorais. Os servidores da Secretaria de Serviços Públicos vão ficar de plantão para recolher material de propaganda eleitoral descartado irregularmente. A Defesa Civil vai formalizar a previsãometeorológicano dia da eleição.
“Começamos no sábado com trabalho preventivo a partir das 16h já visando as urnas e o descarte irregular de propaganda política. No dia da eleição 40 guardas estarão nas ruas. Inclusive vamos utilizar os agentes do canil e colocaremos viaturas em Água Vermelha e Santa Eudóxia”, explicou o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki.
Segundo Samir Gardini, diretor do Departamento de Coordenação Politico-Institucional da Secretaria de Governo, a Prefeitura vai atender a Justiça Eleitoral na íntegra, em tudo que foi requisitado. “Nos reunimos com os dois juízes, com a Polícia Militar e vamos trabalhar integrados para que o pleito ocorra sem intercorrências”.
Os prédios públicos ficarão à disposição da Justiça Eleitoral no sábado e no domingo. As escolas funcionarão normalmente na sexta-feira que antecede a eleição, dia 5 de outubro, e também na segunda-feira posterior, dia 8 de outubro.