“Se o mundo acabar, você não precisa pagar. Aproveite, pode ser sua última chance!”. Esta é a ideia da promoção “Fim do Mundo Havan”, que ocorre de 5 a 11 de novembro, em todas as filiais da rede de lojas de departamento Havan. Trata-se de uma bem-humorada ação de marketing criada pela rede para “brincar” com a previsão do Calendário Maia, de que o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012.
A Havan resolveu criar a promoção para interagir com os clientes sobre um assunto que tem sido muito comentado durante o ano, no mundo inteiro. Quem fizer compras na Havan entre 5 e 11 de novembro, só vai começar a pagar depois do dia 21 de dezembro, “mas só se o mundo não acabar”. Esta é uma promoção em que o cliente vai sair ganhando, de qualquer jeito. Se o mundo acabar, não precisará pagar. Se o mundo não acabar, terá mais prazo para pagar suas compras.
O fim do mundo
A teoria apocalíptica começou a ser disseminada a partir de interpretações de arqueólogos sobre as ruínas de Tortuguero e Comalcalco, centros da antiga civilização maia, localizados no México. Segundo os estudiosos, mensagens gravadas em monumentos de pedra teriam sido interpretadas como uma profecia, atribuída a deuses da mitologia maia, na qual a data de 21 de dezembro de 2012 estaria representada como o fim da era atual.
Esta teoria é amplamente conhecida e contada aos visitantes, tanto no México como na Guatemala, em Belize e em outras áreas onde os maias se estabeleceram no período pré-colombiano. O possível fim do mundo já é um bom negócio por lá. O governo mexicano lançou uma campanha para promover o turismo no sudeste do país, onde estão localizados os sítios arqueológicos maias. Em muitos estados já houve registros do aumento no número de turistas e até de emigrantes que retornam à terra natal para aguardar o fim do mundo em casa.